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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da realização do estágio docência na disciplina identidade e territorialidade, do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, da Universidade Federal de Campina Grande, no Campus de Sumé - PB. Foi realizada análise do processo de fechamento da escola do campo Marcolino de Freitas Barros, no município de Sumé-PB, a partir do que estabelece a lei 12.960 de março de 2014 – que dispõe sobre o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas – com ênfase no movimento de resistência das mães e dos pais das crianças que lutaram pela reabertura da escola. Teoricamente este estudo vincula-se aos estudos Pós-coloniais Latino-Americanos, que nos permite compreender como opera o poder hegemônico na produção e legitimação dos saberes, e através destas lentes teóricas, analisar os movimentos de resistência dos povos do campo como movimento de Decolonialidade. Utilizo também as contribuições teóricas de Gohn (2011) onde esta aborda a importância dos movimentos sociais na garantia de princípios básicos de cidadania, entre estes a educação. Os dados deste estudo demonstram que o processo de fechamento da Escola Marcolino de Freitas Barros ocorreu de forma ilegal, pois não seguiu o que estabelece a lei que regulamenta o fechamento das escolas do campo. O processo de luta pela reabertura da escola constitui-se como importante fundamento didático-pedagógico tanto para os sujeitos das comunidades rurais que participaram do processo de luta pela permanência da escola, quanto para afirmação identitária da educação do campo, que aprenderam que somente através do movimento é possível reagir à opressão, sendo este um fundamento precípuo da educação do campo e da conquista da cidadania. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 9 | pt_BR |
dc.title | Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29505 | |
dc.date.accessioned | 2023-04-28T22:34:04Z | |
dc.date.available | 2023-04-28 | |
dc.date.available | 2023-04-28T22:34:04Z | |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Sumé - PB - fechamento de escola do campo | pt_BR |
dc.subject | Escola Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PB | pt_BR |
dc.subject | Movimentos socais do campo | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Fechamento de escolas do campo | pt_BR |
dc.subject | Lei 12.960 | pt_BR |
dc.subject | Escolas rurais - fechamento | pt_BR |
dc.subject | Direitos Humanos - Educação | pt_BR |
dc.subject | Field Education | |
dc.subject | Sumé - PB - closure of rural school | |
dc.subject | Social movements in the field | |
dc.subject | Citizenship | |
dc.subject | Closing of rural schools | |
dc.subject | Law 12,960 - Brazil | |
dc.subject | Rural schools - closure - Brazil | |
dc.subject | Human Rights - Education | |
dc.subject | Educación de campo | |
dc.subject | Sumé - PB - cierre de escuela rural | |
dc.subject | Colegio Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PB | |
dc.subject | Movimientos sociales en el campo | |
dc.subject | Ciudadanía | |
dc.subject | Cierre de escuelas rurales - Brasil | |
dc.subject | Ley 12.960 - Brasil | |
dc.subject | Escuelas rurales - cierre | |
dc.subject | Derechos humanos - Educación | |
dc.subject | Éducation paysanne | |
dc.subject | Sumé - PB - fermeture de l'école rurale | |
dc.subject | École Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PB | |
dc.subject | Mouvements sociaux sur le terrain | |
dc.subject | Citoyenneté | |
dc.subject | Fermeture des écoles rurales - Brésil | |
dc.subject | Loi 12 960 - Brésil | |
dc.subject | Écoles rurales - fermeture | |
dc.subject | Droits de l'homme - Éducation | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa. | |
dc.creator | LEITE, Maria Luiza Pereira. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Social movements and Rural Education: analysis from the closing and reopening of the Marcolino de Freitas Barros School in the Municipality of Sumé - PB (Brazil). | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa; LEITE, Maria Luiza Pereira. Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DA UFPB, 9. 2017. João Pessoa - PB. Anais eletrônicos... João Pessoa - PB: CCTA, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29505 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
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MOVIMENTOS SOCIAIS E DUCAÇÃO DO CAMPO - ANAIS CDSA 2017.pdf | Movimentos Sociais e Educação do Campo - Anais Artigo CDSA 2017 | 305.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
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