Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29505
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida a partir da realização do estágio docência na disciplina identidade e territorialidade, do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, da Universidade Federal de Campina Grande, no Campus de Sumé - PB. Foi realizada análise do processo de fechamento da escola do campo Marcolino de Freitas Barros, no município de Sumé-PB, a partir do que estabelece a lei 12.960 de março de 2014 – que dispõe sobre o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas – com ênfase no movimento de resistência das mães e dos pais das crianças que lutaram pela reabertura da escola. Teoricamente este estudo vincula-se aos estudos Pós-coloniais Latino-Americanos, que nos permite compreender como opera o poder hegemônico na produção e legitimação dos saberes, e através destas lentes teóricas, analisar os movimentos de resistência dos povos do campo como movimento de Decolonialidade. Utilizo também as contribuições teóricas de Gohn (2011) onde esta aborda a importância dos movimentos sociais na garantia de princípios básicos de cidadania, entre estes a educação. Os dados deste estudo demonstram que o processo de fechamento da Escola Marcolino de Freitas Barros ocorreu de forma ilegal, pois não seguiu o que estabelece a lei que regulamenta o fechamento das escolas do campo. O processo de luta pela reabertura da escola constitui-se como importante fundamento didático-pedagógico tanto para os sujeitos das comunidades rurais que participaram do processo de luta pela permanência da escola, quanto para afirmação identitária da educação do campo, que aprenderam que somente através do movimento é possível reagir à opressão, sendo este um fundamento precípuo da educação do campo e da conquista da cidadania.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.titleMovimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB.pt_BR
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29505
dc.date.accessioned2023-04-28T22:34:04Z
dc.date.available2023-04-28
dc.date.available2023-04-28T22:34:04Z
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectSumé - PB - fechamento de escola do campopt_BR
dc.subjectEscola Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectMovimentos socais do campopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectFechamento de escolas do campopt_BR
dc.subjectLei 12.960pt_BR
dc.subjectEscolas rurais - fechamentopt_BR
dc.subjectDireitos Humanos - Educaçãopt_BR
dc.subjectField Education
dc.subjectSumé - PB - closure of rural school
dc.subjectSocial movements in the field
dc.subjectCitizenship
dc.subjectClosing of rural schools
dc.subjectLaw 12,960 - Brazil
dc.subjectRural schools - closure - Brazil
dc.subjectHuman Rights - Education
dc.subjectEducación de campo
dc.subjectSumé - PB - cierre de escuela rural
dc.subjectColegio Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PB
dc.subjectMovimientos sociales en el campo
dc.subjectCiudadanía
dc.subjectCierre de escuelas rurales - Brasil
dc.subjectLey 12.960 - Brasil
dc.subjectEscuelas rurales - cierre
dc.subjectDerechos humanos - Educación
dc.subjectÉducation paysanne
dc.subjectSumé - PB - fermeture de l'école rurale
dc.subjectÉcole Marcolino de Freitas Barros - Sumé - PB
dc.subjectMouvements sociaux sur le terrain
dc.subjectCitoyenneté
dc.subjectFermeture des écoles rurales - Brésil
dc.subjectLoi 12 960 - Brésil
dc.subjectÉcoles rurales - fermeture
dc.subjectDroits de l'homme - Éducation
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa.
dc.creatorLEITE, Maria Luiza Pereira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocial movements and Rural Education: analysis from the closing and reopening of the Marcolino de Freitas Barros School in the Municipality of Sumé - PB (Brazil).pt_BR
dc.identifier.citationSANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa; LEITE, Maria Luiza Pereira. Movimentos sociais e Educação do Campo: análise a partir do fechamento e reabertura da Escola Marcolino de Freitas Barros no Município de Sumé - PB. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DA UFPB, 9. 2017. João Pessoa - PB. Anais eletrônicos... João Pessoa - PB: CCTA, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29505pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOVIMENTOS SOCIAIS E DUCAÇÃO DO CAMPO - ANAIS CDSA 2017.pdfMovimentos Sociais e Educação do Campo - Anais Artigo CDSA 2017305.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.