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dc.creator.IDCOSTA, A. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9242194135022833pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Marcelo Carvalho.
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA, M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7842074580167528pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Gelson Conceição Gonçalves dos.
dc.contributor.referee2FERNANDES, José de Arimatéia.
dc.description.resumoAs frações contínuas são utilizadas para representação de números reais, admitindo representação Ąnita para números racionais e inĄnita para irracionais. Além disso, as frações contínuas estão intimamente associadas a conceitos de melhores aproximações racionais de números reais. O objetivo desta dissertação é a apresentação de um apanhado histórico do tema, de suas principais deĄnições e resultados, e a elaboração de uma proposta didática para Educação Básica. Nesse contexto, serão expostos os aspectos históricos que originaram as frações contínuas, desde seu uso e desabrochar teórico, passando pelas principais contribuições feitas, a exemplo de Euler e Lagrange no século XVIII, encerrando com os campos do conhecimento nos quais o tema é abordado atualmente. Serão expostas também definições e resultados sobre frações contínuas envolvendo noções de melhor aproximação racional de um número real, exibindo o fato de todas as melhores aproximações de um irracional derivarem da noção de convergente, sendo ainda possível majorar o erro cometido na aproximação. Adicionalmente, são apresentadas aplicações do tema na resolução de equações diofantinas e na aproximação de zeros de funções reais. Por Ąm, duas sequências didáticas são introduzidas: uma para o Ensino Fundamental e outra para o Ensino Médio, relacionando o tema com outros campos da matemática e utilizando o software Geogebra como ferramenta didática, corroborando que as frações contínuas possuem possibilidades didáticas e podem contribuir com o desenvolvimento de estudantes da educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleFrações contínuas: Abordagem histórica, aplicações e proposta didática no ensino básico.pt_BR
dc.date.issued2023-02-10
dc.description.abstractContinued fractions are used to represent real numbers, admitting Ąnite representation for rational numbers and inĄnite for irrational ones. Furthermore, continued fractions are closely associated with concepts of best rational approximations of real numbers. The aim of this dissertation is to present a historical overview of the topic, its main de Ąnitions and results, and the elaboration of a didactic proposal for basic education. In this context, it will be exposed the historical aspects that originated the continued fractions, from their use and theoretical development, passing through the main contributions made, such as Euler and Lagrange in the 18th century, ending with the Ąelds of knowledge where the topic is currently addressed. DeĄnitions and results on continued fractions involving notions of best rational approximation of a real number, will be exposed, presenting the fact that all the best approximations of an irrational number derive from the notion of convergent, being still possible to magnify the error committed in approximation. Additionally, applications of the theme are presented in the resolution of Diophantine equations and in the approximation of zeros of real functions. Finally, two didactic sequences are oriented: one for Elementary School and other for High School, relating the theme to different Ąelds of mathematics and using GeoGebra software as a didactic tool, showing that continued fractions have didactic possibilities and can contribute to the development of students in basic education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29481
dc.date.accessioned2023-04-26T20:53:01Z
dc.date.available2023-04-26
dc.date.available2023-04-26T20:53:01Z
dc.typeTesept_BR
dc.subjectFrações contínuas.pt_BR
dc.subjectRepresentação de números reaispt_BR
dc.subjectConvergentespt_BR
dc.subjectMelhores aproximaçõespt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subjectContinued fractionspt_BR
dc.subjectRepresentation of real numberspt_BR
dc.subjectConvergentpt_BR
dc.subjectBest approximations.pt_BR
dc.subjectDidactic proposalpt_BR
dc.subjectFracciones continuaspt_BR
dc.subjectRepresentación de números realespt_BR
dc.subjectConvergentept_BR
dc.subjectMejores aproximacionespt_BR
dc.subjectPropuesta didácticapt_BR
dc.subjectFractions continues.pt_BR
dc.subjectReprésentation des nombres réelspt_BR
dc.subjectMeilleures approximationspt_BR
dc.subjectProposition didactiquept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, André Macedo.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContinued fractions: historical approach, applications and didactic proposal in basic education.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, A. M. Frações contínuas: Abordagem histórica, aplicações e proposta didática no ensino básico. 2023. 74 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

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ANDRÉ MACEDO COSTA – DISSERTAÇÃO (PPGMAt) 2023.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open


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