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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29481
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | COSTA, A. M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9242194135022833 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FERREIRA, Marcelo Carvalho. | |
dc.contributor.advisor1ID | FERREIRA, M. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7842074580167528 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SANTOS, Gelson Conceição Gonçalves dos. | |
dc.contributor.referee2 | FERNANDES, José de Arimatéia. | |
dc.description.resumo | As frações contínuas são utilizadas para representação de números reais, admitindo representação Ąnita para números racionais e inĄnita para irracionais. Além disso, as frações contínuas estão intimamente associadas a conceitos de melhores aproximações racionais de números reais. O objetivo desta dissertação é a apresentação de um apanhado histórico do tema, de suas principais deĄnições e resultados, e a elaboração de uma proposta didática para Educação Básica. Nesse contexto, serão expostos os aspectos históricos que originaram as frações contínuas, desde seu uso e desabrochar teórico, passando pelas principais contribuições feitas, a exemplo de Euler e Lagrange no século XVIII, encerrando com os campos do conhecimento nos quais o tema é abordado atualmente. Serão expostas também definições e resultados sobre frações contínuas envolvendo noções de melhor aproximação racional de um número real, exibindo o fato de todas as melhores aproximações de um irracional derivarem da noção de convergente, sendo ainda possível majorar o erro cometido na aproximação. Adicionalmente, são apresentadas aplicações do tema na resolução de equações diofantinas e na aproximação de zeros de funções reais. Por Ąm, duas sequências didáticas são introduzidas: uma para o Ensino Fundamental e outra para o Ensino Médio, relacionando o tema com outros campos da matemática e utilizando o software Geogebra como ferramenta didática, corroborando que as frações contínuas possuem possibilidades didáticas e podem contribuir com o desenvolvimento de estudantes da educação básica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Ciências e Tecnologia - CCT | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
dc.title | Frações contínuas: Abordagem histórica, aplicações e proposta didática no ensino básico. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-02-10 | |
dc.description.abstract | Continued fractions are used to represent real numbers, admitting Ąnite representation for rational numbers and inĄnite for irrational ones. Furthermore, continued fractions are closely associated with concepts of best rational approximations of real numbers. The aim of this dissertation is to present a historical overview of the topic, its main de Ąnitions and results, and the elaboration of a didactic proposal for basic education. In this context, it will be exposed the historical aspects that originated the continued fractions, from their use and theoretical development, passing through the main contributions made, such as Euler and Lagrange in the 18th century, ending with the Ąelds of knowledge where the topic is currently addressed. DeĄnitions and results on continued fractions involving notions of best rational approximation of a real number, will be exposed, presenting the fact that all the best approximations of an irrational number derive from the notion of convergent, being still possible to magnify the error committed in approximation. Additionally, applications of the theme are presented in the resolution of Diophantine equations and in the approximation of zeros of real functions. Finally, two didactic sequences are oriented: one for Elementary School and other for High School, relating the theme to different Ąelds of mathematics and using GeoGebra software as a didactic tool, showing that continued fractions have didactic possibilities and can contribute to the development of students in basic education. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29481 | |
dc.date.accessioned | 2023-04-26T20:53:01Z | |
dc.date.available | 2023-04-26 | |
dc.date.available | 2023-04-26T20:53:01Z | |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject | Frações contínuas. | pt_BR |
dc.subject | Representação de números reais | pt_BR |
dc.subject | Convergentes | pt_BR |
dc.subject | Melhores aproximações | pt_BR |
dc.subject | Proposta didática | pt_BR |
dc.subject | Continued fractions | pt_BR |
dc.subject | Representation of real numbers | pt_BR |
dc.subject | Convergent | pt_BR |
dc.subject | Best approximations. | pt_BR |
dc.subject | Didactic proposal | pt_BR |
dc.subject | Fracciones continuas | pt_BR |
dc.subject | Representación de números reales | pt_BR |
dc.subject | Convergente | pt_BR |
dc.subject | Mejores aproximaciones | pt_BR |
dc.subject | Propuesta didáctica | pt_BR |
dc.subject | Fractions continues. | pt_BR |
dc.subject | Représentation des nombres réels | pt_BR |
dc.subject | Meilleures approximations | pt_BR |
dc.subject | Proposition didactique | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | COSTA, André Macedo. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Continued fractions: historical approach, applications and didactic proposal in basic education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | COSTA, A. M. Frações contínuas: Abordagem histórica, aplicações e proposta didática no ensino básico. 2023. 74 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT |
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ANDRÉ MACEDO COSTA – DISSERTAÇÃO (PPGMAt) 2023.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
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