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dc.creator.IDRODRIGUES, E. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3506300651080292pt_BR
dc.contributor.advisor1TORRES, Pablo Marcel de Arruda.-
dc.contributor.advisor1IDTORRES, P. M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDTORRES, Pablo M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDTORRES, Pablo Marcel de Arruda.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1080523046001341pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Julia Teles da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, J. T.pt_BR
dc.contributor.referee1IDDA SILVA, JULIA TELES.pt_BR
dc.contributor.referee1IDSILVA, JULIA TELES DA.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0253251903169480pt_BR
dc.contributor.referee2MORAIS, Juliana M. S. C.-
dc.description.resumoEm meio às constantes mudanças e ao crescimento em ritmo acelerado das cidades, na qual as evoluções sociais, tecnológicas e econômica são motivadas pela globalização, foi identificada a necessidade de refletir sobre como tais elementos acontecem sob a ótica do Design Participativo a fim de considerar a possibilidade de gerar reflexões sobre a importância do pensamento coletivo e seu valor em relação à capacidade de exercer a cidadania. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo verificar como os processos participativos funcionam em ambiente virtual, tendo o Parque da Criança, situado na cidade de Campina Grande-PB, como objeto de estudo. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, foram realizados levantamentos bibliográficos e estudo de caso apoiados sob as ferramentas do card sorting, utilizada para entender o modelo mental das pessoas ao realizarem agrupamentos e compreender como elas interpretam e categorizam as informações. Como resultado, observou-se que a utilização de metodologias participativas adaptadas para o ambiente virtual pode influenciar positivamente acerca das percepções sobre o espaço público, de forma que o design e a tecnologia juntos são capazes de despertar o sentimento de pertencimento e convivialidade, além de reforçar a importância do exercício dos direitos e deveres dos cidadãos. Desta forma, foram identificadas diretrizes projetuais que podem auxiliar na atuação no designer em relação ao espaço público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqErgonomiapt_BR
dc.titleProcessos participativos em ambiente virtual: experiência com o Parque da Criança em Campina Grande - PB.pt_BR
dc.date.issued2022-11-17-
dc.description.abstractTaking into account the constant changes and the fast-paced growth of cities, in which social, technological and economic developments are motivated by globalization, the need to reflect on how such elements happen from the perspective of Participatory Design have been identified in order to allow a consideration on the possibility of generating reflections about the importance of collective thinking and its value in relation to the ability to act up citizenship. Thus, the present work has aimed to verify how participatory processes work in a virtual environment, having the Parque da Criança, located in the city of Campina Grande-PB, as an object of study. For the methodological procedures adopted, bibliographic surveys and case studies were carried out supported by the card sorting tool, used to understand the mental pattern of people when performing groupings and understanding how they interpret and categorize information. As a result, it was observed that the use of participatory methodologies adapted to the virtual environment can positively influence perceptions about public space, so that design and technology together are able to arouse the feeling of belonging and conviviality, in addition to highlight the importance of exercising citizens' rights and duties. This way, design guidelines have been identified so that they can help the designer work in relation to the public space.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29409-
dc.date.accessioned2023-04-18T17:31:41Z-
dc.date.available2023-04-18-
dc.date.available2023-04-18T17:31:41Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDesign participativopt_BR
dc.subjectCard sortingpt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectEspaço públicopt_BR
dc.subjectParticipatory designpt_BR
dc.subjectCard sortingpt_BR
dc.subjectVirtual environmentpt_BR
dc.subjectPublic placept_BR
dc.subjectDiseño participativopt_BR
dc.subjectClasificación de tarjetaspt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectEspacio públicopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Emmanuelle Leão.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeParticipatory processes in a virtual environment: experience with Parque da Criança in Campina Grande - PB.pt_BR
dc.title.alternativeProcesos participativos en ambiente virtual: experiencia con el Parque da Criança en Campina Grande - PB.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Emmanuelle Leão. Processos participativos em ambiente virtual: experiência com o Parque da Criança em Campina Grande - PB. 2022. 218 fl. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29409pt_BR
dc.description.resumenEn medio de constantes cambios y el rápido crecimiento de las ciudades, en el que la evolución social, tecnológica y económica está impulsada por globalización, la necesidad de reflexionar sobre cómo tales elementos desde la perspectiva del Diseño Participativo para considerar la posibilidad de generar reflexiones sobre la importancia del pensamiento colectivo y su valor en relación con posibilidad de ejercer la ciudadanía. De esta manera, el presente trabajo tuvo como objetivo verificar cómo funcionan los procesos participativos en un entorno virtual, teniendo como objeto el Parque da Criança, ubicado en la ciudad de Campina Grande-PB de estudio. En cuanto a los procedimientos metodológicos adoptados, levantamientos bibliográficos y estudios de casos apoyados por herramientas de tarjetas clasificación, utilizado para comprender el modelo mental de las personas al realizar agrupaciones y comprender cómo interpretan y categorizan la información. Como resultado, se observó que el uso de metodologías participativas adaptado para el entorno virtual puede influir positivamente en la percepciones sobre el espacio público, de modo que el diseño y la tecnología juntos sean capaz de despertar el sentimiento de pertenencia y convivencia, además de reforzar la importancia del ejercicio de los derechos y deberes ciudadanos. De esta forma, se identificaron lineamientos de diseño que pueden ayudar en el desempeño del diseñador en relación con el espacio público.pt_BR
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EMMANUELLE LEÃO RODRIGUES - DISSERTAÇÃO PPGDesign 2022.pdfEmmanuelle Leão Rodrigues - Dissertação PPGDesing 202224.99 MBAdobe PDFView/Open


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