Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29394
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, D. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852946161674342pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS., Maria Nazareth de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1BRITO, Ivaneide Gonçalves de.-
dc.contributor.referee2CORREA, Adriana Moreira de Souza.-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral relatar uma experiência de ensino com as orações subordinadas adverbiais em turmas do Ensino Médio na Escola Cidadã Integral Professor Adalberto de Sousa Oliveira, localizada em Cachoeira dos Índios, no estado da Paraíba. Para isso, discorremos sobre o ensino de gramática no Ensino Médio com ênfase na sintaxe das orações complexas; discutimos sobre as potencialidades e fragilidades do ensino remoto em comparação ao ensino presencial nas aulas de gramática no Ensino Médio; e descrevemos a experiência de ensino em aulas remotas sobre as orações subordinadas. Considerada do tipo ex Post-Facto, esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa. Para fundamentar o presente trabalho, utilizamos as concepções teóricas de gramática descritiva para Perini (2005; 2006) e Travaglia (2009); sobre a gramática normativa para Rocha Lima (2001); e sobre gramática internalizada para Antunes (2007). Como resultados, concluímos que o estudo das orações subordinadas adverbiais na modalidade remota sofreu prejuízo, dadas as dificuldades enfrentadas por ausência de recursos tecnológicos mínimos para suprir as necessidades de um ensino remoto. Nesse sentido, as escolas precisam ser melhor assistidas no que diz respeito à formação continuada para os professores, bem como devem estar equipadas para atender à sua comunidade de forma satisfatória, de modo a investir no uso de tecnologias com propósito pedagógico, com o objetivo de auxiliar discentes e docentes no desenvolvimento das suas atividades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleUm relato de experiência de ensino em tempos de pandemia: orações subordinadas adverbiais em turmas do Ensino Médio.pt_BR
dc.date.issued2023-02-03-
dc.description.abstractThis research has as the general objective to report a teaching experience with adverbial subordinate clauses of Portuguese language in high school classes at Escola Cidadã Integral Professor Adalberto de Sousa Oliveira which is located in the city of Cachoeira dos Índios, in the state of Paraíba, Brazil. For this, we discuss about the teaching of grammar in high school with emphasis on the syntax of complex sentences; we discussed the strengths and weaknesses of remote education compared to face-to-face education in high school grammar classes; and we describe the experience of teaching in remote classes about subordinate clauses. This research is considered as the ex-Post-Facto type, which presents a qualitative. To base this work, we used the theoretical conceptions of descriptive grammar for Perini (2005; 2006) and Travaglia (2009); on normative grammar for Rocha Lima (2001); and on internalized grammar for Antunes (2007). As results, we conclude that the study of adverbial subordinate clauses of Portuguese language in the remote modality suffered damage, given the difficulties faced by the lack of minimal technological resources to meet the needs of remote education. In this sense, schools need to be better assisted with regard to continuing education for teachers, as well as must be equipped to serve their community satisfactorily, in order to invest in the use of technologies with pedagogical purposes, aiming to help students and teachers in the development of their activities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29394-
dc.date.accessioned2023-04-17T13:21:05Z-
dc.date.available2023-04-17-
dc.date.available2023-04-17T13:21:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectOrações subordinadas adverbiaispt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectGrammarpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectadverbial subordinate clausespt_BR
dc.subjectremote teachingpt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Dannuza Lopes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA teaching experience report in times of pandemic: adverbial subordinate clauses in high school classes.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Dannuza Lopes da. Um relato de experiência de ensino em tempos de pandemia: orações subordinadas adverbiais em turmas do Ensino Médio. 2023. 46f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANNUZA LOPES DA SILVA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfDannuza Lopes da Silva. Monografia Letras - Língua Portuguesa. CFP 2023. 872.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.