Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29349
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLAURENTINO, J. V. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1822327719338271pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, W. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044907035446244pt_BR
dc.contributor.referee1MATOS, Denilson Pereira de.-
dc.contributor.referee1IDMATOS, DENILSON PEREIRA.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0733526938088480pt_BR
dc.contributor.referee2XAVIER, Manassés Morais.-
dc.contributor.referee2IDXAVIER, M. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7230669265797896pt_BR
dc.contributor.referee3RAFAEL, Edmilson Luiz.-
dc.contributor.referee3IDRAFAEL, Edmilson L.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2629616354978358pt_BR
dc.description.resumoSituada no campo da Linguística Aplicada, esta dissertação surge com o propósito de examinar práticas de ensino de Língua Portuguesa (LP) em torno de objetos de conhecimento do eixo de Análise Linguística/Semiótica (AL/S) inseridas em contexto didático-digital, a partir de videoaulas e comentários on-line. Desenvolvemos uma pesquisa documental de inspiração netnográfica tendo por base as seguintes questões norteadoras: o que as práticas de ensino de LP em videoaulas revelam sobre ideologia linguística? A partir da efetivação dessas práticas, o que os comentários revelam sobre a ideologia linguística subjacente? Para respondê-las, o nosso objetivo geral foi relacionar práticas de ensino de LP do eixo AL/S à ideologia linguística realizada em videoaulas e comentários on-line. Especificamente, objetivamos (1) caracterizar as práticas de ensino sobre conteúdos de AL/S presentes em videoaulas; (2) identificar, em práticas de ensino de AL/S, a partir de videoaulas, a ideologia linguística subjacente e (3) analisar a evidência da ideologia linguística em comentários relativos aos conteúdos mobilizados nas práticas de ensino. Como referencial teórico, consideramos contribuições sobre ensino de língua e pedagogia (LIBÂNEO, 2006; 2004; BRONCKART; DOLZ, 2004), descrição linguística (CASTILHO, 2019; SCHERRE, 2012; PERINI, 2005) e ideologias linguísticas (VOLÓCHINOV, 2021 [1929]; WOOLARD, 2012; KROSKRITY, 2004; IRVINE; GAL, 2000). Apoiando-nos numa abordagem quantiqualitativa, colocamos em relevo contextos didático-digitais instanciados pela publicação de videoaula em três canais pedagógicos sobre LP na rede social YouTube: Professor Noslen, Redação e Gramática Zica e Português com Letícia. Diante da saliência quantitativa dos dados, voltamo-nos às práticas de ensino realizadas e aos comentários vinculados às videoaulas sobre concordância verbal. Percebemos a partilha de aspectos comuns no tratamento da concordância verbal, referentes ao aparato pedagógico assumido na efetivação das práticas, os recursos e as etapas didáticas. Os comentários on-line, quando em contexto didático-digital, apresentam diferentes focos temáticos, ora incidindo sobre o conteúdo de LP, ora sobre a metodologia, ora sobre o sujeito expositor e ora sobre a própria videoaula. A partir da caracterização desses objetos, ponderamos que as práticas de ensino de concordância verbal, ao significarem, indexam ideologias linguísticas vinculadas aos grupos de prestígio social, cultural e intelectual, saindo em defesa de uma homogeneização da língua por meio da descrição exclusiva de uma variedade artefatualizada. Na mesma órbita, os comentaristas reproduzem os mesmos ideais das práticas, avaliando seus próprios usos através dos parâmetros artefatuais, ancorados em uma ideologia que sinonimiza língua e regras gramaticais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
dc.titlePráticas de ensino de língua portuguesa em contexto didático-digital: evidências de ideologias linguísticas em videoaulas e comentários on- line.pt_BR
dc.date.issued2022-07-28-
dc.description.abstractSituated in the field of Applied Linguistics, this dissertation arises with the purpose of examining Portuguese Language (LP) teaching practices around objects of knowledge of the Linguistic/Semiotic Analysis (AL/S) axis inserted in a didactic-digital context, from video lessons and online comments. We developed one documentary research of netnographic inspiration based on the following guiding questions: what do PL teaching practices in video classes reveal about linguistic ideology? From the realization of these practices, what do the comments reveal about the underlying linguistic ideology? To answer them, our general goal was to relate LP teaching practices from the AL/S axis to the linguistic ideology carried out in video classes and online comments. Specifically, we aim (1) to characterize the teaching practices on AL/S content present in video classes; (2) to identify, in AL/S teaching practices, from video classes, the underlying linguistic ideology and (3) to analyze the evidence of linguistic ideology in comments related to the contents mobilized in teaching practices. As a theoretical framework, we consider contributions on language teaching and pedagogy (LIBÂNEO, 2006; 2004; BRONCKART; DOLZ, 2004), linguistic description (CASTILHO, 2019; SCHERRE, 2012; PERINI, 2005) and linguistic ideologies (VOLÓCHINOV, 2021 [1929]; WOOLARD, 2012; KROSKRITY, 2004; IRVINE; GAL, 2000). Relying on a quantitative-qualitative approach, we highlight didactic-digital contexts created by the publication of video lessons on three pedagogical channels on LP on the social network YouTube: Professor Noslen, Redação e Grammática Zica and Português com Letícia. In view of the quantitative salience of the data, we turned to the teaching practices carried out and the comments linked to the video classes on verbal agreement. We noticed the sharing of common aspects in the treatment of verbal agreement, referring to the pedagogical apparatus assumed in the implementation of practices, resources and didactic stages. Online comments, when in a didactic-digital context, present different thematic focuses, sometimes focusing on the LP content, sometimes on the methodology, sometimes on the exposing subject and sometimes on the video class itself. Based on the characterization of these objects, we consider that the teaching practices of verb agreement, when giving meaning, index linguistic ideologies linked to groups of social, cultural and intellectual prestige, defending a homogenization of the language through the exclusive description of a variety artifactualized. In the same orbit, commentators reproduce the same ideal of practices, evaluating their own uses through artefactual parameters, anchored in an ideology that synonymizes language and grammatical rules.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29349-
dc.date.accessioned2023-04-11T14:55:59Z-
dc.date.available2023-04-11-
dc.date.available2023-04-11T14:55:59Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectContexto didático-digital – videoaulaspt_BR
dc.subjectPrática de ensino – videoaulaspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEstudos linguísticospt_BR
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectIdeologia linguísticapt_BR
dc.subjectApplied Linguisticspt_BR
dc.subjectPortuguese language – study and teachingpt_BR
dc.subjectDidactic-digital context - video classespt_BR
dc.subjectTeaching practice – video classespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectLinguistic studiespt_BR
dc.subjectTeaching of languagespt_BR
dc.subjectLinguistic ideologypt_BR
dc.subjectLa lingüística aplicadapt_BR
dc.subjectLengua portuguesa – estudio y enseñanzapt_BR
dc.subjectContexto didáctico-digital - videoclasespt_BR
dc.subjectPráctica docente - videoclasespt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectEstudios lingüísticospt_BR
dc.subjectEnseñanza de idiomaspt_BR
dc.subjectIdeología lingüísticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLAURENTINO, João Vitor Bezerra.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePortuguese language teaching practices in a didactic-digital context: evidence of linguistic ideologies in video lessons and online comments line.pt_BR
dc.title.alternativePrácticas de enseñanza de la lengua portuguesa en un contexto didáctico-digital: evidencia de ideologías lingüísticas en lecciones en video y comentarios en línea línea.pt_BR
dc.identifier.citationLAURENTINO, João Vitor Bezerra. Práticas de ensino de língua portuguesa em contexto didático-digital: evidências de ideologias linguísticas em videoaulas e comentários on-line. 2022. 155 fl. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29349pt_BR
dc.description.resumenUbicada en el campo de la Lingüística Aplicada, esta tesis doctoral surge con el propósito examinar las prácticas de enseñanza de la lengua portuguesa (LP) en torno a objetos de conocimiento del eje de Análisis Lingüístico/Semiótico (AL/S) insertado en contexto didáctico-digital, basado en videoclases y comentarios online. desarrollamos un investigación documental de inspiración netnográfica basada en los siguientes Preguntas orientadoras: lo que revelan las prácticas docentes de PL en videoclases sobre ideología lingüística? A partir de la implementación de estas prácticas, ¿qué revelan los comentarios acerca de la ideología lingüística subyacente? Para responderlas, el nuestro objetivo general fue relacionar las prácticas docentes de PL desde el eje AL/S con la ideología lingüística realizada en videoclases y comentarios online. Específicamente, nuestro objetivo es (1) caracterizar las prácticas docentes sobre el contenido de AL/S regalos en videoclases; (2) identificar, en las prácticas docentes de AL/S, con base en lecciones en video, la ideología lingüística subyacente, y (3) analizar la evidencia de la ideología lingüística en comentarios relacionados con los contenidos movilizados en las prácticas de enseñando. Como marco teórico, consideramos aportes sobre la enseñanza de idiomas y pedagogía (LIBÂNEO, 2006; 2004; BRONCKART; DOLZ, 2004), descripción lingüística (CASTILHO, 2019; SCHERRE, 2012; PERINI, 2005) e ideologías lingüística (VOLÓSHINOV, 2021 [1929]; WOOLARD, 2012; KROSKRITY, 2004; IRVINE; Gala, 2000). Basados ​​en un enfoque cuantitativo y cualitativo, colocamos en relieve contextos didáctico-digitales instanciados por la publicación de lecciones en video en tres canales pedagógicos sobre LP en la red social YouTube: Profesor Noslen, Escritura y Gramática Zica y Portugués con Letícia. Frente a la prominencia cuantitativa datos, pasamos a las prácticas docentes realizadas y a los comentarios vinculado a las lecciones en video sobre el acuerdo verbal. Entendemos el compartir aspectos comunes en el tratamiento del acuerdo verbal, referido al aparato rol pedagógico asumido en la implementación de prácticas, recursos y pasos didácticos. Los comentarios en línea, cuando se encuentran en un contexto didáctico-digital, presentan diferentes focos temáticos, a veces centrándose en el contenido de LP, ahora sobre la metodología, ahora sobre el tema del expositor y ora sobre la lección en video en sí. De la caracterización de estos objetos, consideramos que las prácticas de enseñanza del acuerdo verbal, cuando ideologías lingüísticas malas e índice vinculadas a grupos de prestigio sociales, culturales e intelectuales, saliendo en defensa de una homogeneización de la lengua a través de la descripción exclusiva de una variedad artefactualizada. Lo mismo órbita, los comentaristas reproducen los mismos ideales de las prácticas, evaluando su propios usos a través de parámetros artefactos, anclados en una ideología que sinonimiza el lenguaje y las reglas gramaticales.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO VITOR BEZERRA LAURENTINO - DISSERTAÇÃO PPGLE 2022.pdfJoão Vitor Bezerra Laurentino - Dissertação PPGLE 20222.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.