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dc.creator.IDELIAS, C. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577240464263908pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Luciano Mendonça de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4118013374734521pt_BR
dc.contributor.referee1AIRES, José Luciano Queiroz.-
dc.contributor.referee1IDAIRES, J. L. Q.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2038792803917117pt_BR
dc.contributor.referee2ARAUJO, Patrícia Cristina de Aragão.-
dc.contributor.referee2IDARAUJO, Patricia Cristina de Aragao.pt_BR
dc.contributor.referee2IDPatrícia Cristina de Aragão.pt_BR
dc.contributor.referee2IDARAGÃO, PATRÍCIA.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é investigar o movimento da capoeira na cidade de Campina Grande-PB, nos anos de 1980 a 2014. Nos anos 1980, a capoeira caracterizou-se como capoeira de vadios e, posteriormente, projetou-se como esporte civilizado. Esta pesquisa possibilitará realizar importantes discursões junto aos diversos grupos de capoeira atualmente, uma vez que ainda questiona-se o papel dos grupos no universo da prática e ensino da capoeira, também compreender como a capoeira tornou-se uma atividade baseada em noções como: civilização, modernização e padrão, muitas vezes alheios ao universo cultural afrodescendente, do qual a capoeira nasceu. No nosso percurso, iremos analisar como a capoeira ao longo da história deixou de ser uma prática de vadios para tornar-se patrimônio cultural e, com isso, ela recebeu um novo olhar que garantiu sua sobrevivência e assegurou ao longo da história inúmeros investimentos estatais. E não menos importante, iremos investigar como os capoeiristas vêm atuando no universo da educação dentro das nossas escolas, através do projeto Capoeira nas Escolas que ocorre desde 2014. Para realizar nossa pesquisa utilizaremos a técnica da pesquisa oral, a consulta bibliográfica, bem como examinaremos a imprensa periódica, objetivando analisar como ela divulgava e retratava a capoeira em suas páginas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleCapoeira em Campina Grande: da vadiagem a atividade respeitável (1980-2014).pt_BR
dc.date.issued2022-05-31-
dc.description.abstractThe aim of this research is to investigate the capoeira movement in the city of Campina Grande-PB, from 1980 to 2014. In the 1980s, capoeira was characterized as capoeira de vadios and, later, it was projected as civilized sport. This research will make it possible to carry out important discussions together with the various capoeira groups today, since they still the role of groups in the universe of capoeira practice and teaching is questioned, also understand how capoeira became an activity based on notions such as: civilization, modernization and standard, many times alien to the Afro-descendant cultural universe, from which capoeira was born. In our course, we will analyze how capoeira throughout history ceased to be a practice of vagrants to become cultural heritage and, with that, she received a new look that guaranteed its survival and ensured throughout of history numerous state investments. And not least, we will investigate how capoeiristas have been acting in the universe of education within of our schools, through the Capoeira in Schools project that has been taking place since 2014. To carry out our research we will use the technique of oral research, the bibliographic consultation, as well as examining the periodical press, aiming to analyze how she divulged and portrayed capoeira in her pages.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29287-
dc.date.accessioned2023-04-10T11:26:06Z-
dc.date.available2023-04-10-
dc.date.available2023-04-10T11:26:06Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectCampina Grandept_BR
dc.subjectCivilizaçãopt_BR
dc.subjectCivilização – Capoeira – Históriapt_BR
dc.subjectMovimento da Capoeira – Campina Grandept_BR
dc.subjectHistória Culturalpt_BR
dc.subjectCivilizationpt_BR
dc.subjectCivilization – Capoeira – Historypt_BR
dc.subjectMovement of Capoeira – Campina Grandept_BR
dc.subjectCultural Historypt_BR
dc.subjectCampiña Grandept_BR
dc.subjectCivilizaciónpt_BR
dc.subjectCivilización – Capoeira – Historiapt_BR
dc.subjectMovimiento de Capoeira – Campiña Grandept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorELIAS, Cleidiana Bem.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCapoeira in Campina Grande: from vagrancy to respectable activity (1980-2014).pt_BR
dc.title.alternativeCapoeira en Campina Grande: de la vagancia a la actividad respetable (1980-2014).pt_BR
dc.identifier.citationELIAS, Cleidiana Bem. Capoeira em Campina Grande: da vadiagem a atividade respeitável (1980-2014). 2022. 263 fl. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29287pt_BR
dc.description.resumenEl objetivo de esta investigación es investigar el movimiento de la capoeira en la ciudad de Campina Grande-PB, de 1980 a 2014. En la década de 1980, la capoeira se caracterizó como capoeira de vadios y, posteriormente, se proyectó como deporte civilizado. Esta investigación permitirá llevar a cabo importantes discusiones junto con los diversos grupos de capoeira en la actualidad, ya que todavía se cuestiona el papel de los grupos en el universo de la práctica y la enseñanza de la capoeira, comprender también cómo la capoeira se convirtió en una actividad basada en nociones como: civilización, modernización y estándar, muchas veces ajenas a la Universo cultural afrodescendiente, del cual nació la capoeira. En nuestro supuesto, analizaremos cómo la capoeira a lo largo de la historia dejó de ser una práctica de vagabundos para convertirse en patrimonio cultural y, con ello, ella recibió un nuevo look que garantizó su supervivencia y aseguró a lo largo de la historia numerosas inversiones estatales. Y no menos importante, lo haremos investigar cómo han venido actuando los capoeiristas en el universo de la educación dentro de nuestras escuelas, a través del proyecto Capoeira en las Escuelas que se lleva a cabo desde 2014. Para llevar a cabo nuestra investigación utilizaremos la técnica de investigación oral, la consulta bibliográfica, así como el examen de la prensa periódica, con el objetivo de analizar cómo ella divulgó y retrató la capoeira en su paginaspt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

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