Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29275
Title: | Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão. |
Other Titles: | Analysis of visual accessibility in the usability of the moodle platform for the visually impaired and low vision. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Mateus de Lima. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | MASSONI, Tiago Lima. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | OLIVEIRA, Maxwell Guimarães de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BRASILEIRO, Francisco Vilar. |
Keywords: | Plataforma moodle;Moodle platform;Acessibilidade visual;Visual accessibility;Deficientes visuais;Visually impaired;Portadores de baixa visão;Low vision carriers;Usabilidade - plataforma moodle;Usability - moodle platform |
Issue Date: | 2-Sep-2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Mateus de Lima. Análise de acessibilidade visual na usabilidade da plataforma moodle para deficientes visuais e baixa visão. 2022. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29275 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Nos últimos anos, o uso de plataformas de ensino ganhou mais espaço nas instituições de educação, seja de modo complementar ao ensino presencial, ou para cursos totalmente remotos. Dessa forma, é de grande importância o acesso às informações e funcionalidades nesses serviços à usuários com algum tipo de deficiência. No entanto, grande parte dos sistemas ainda não são projetados priorizando requisitos e padrões de usabilidade e acessibilidade para pessoas com deficiência, onde se pode destacar o grupo dos deficientes visuais, que segundo a Organização Mundial da Saúde, no mundo, são 39 milhões de pessoas. Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), uma das plataformas usadas para o ensino remoto é o Moodle. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo para avaliar o nível de acessibilidade visual da plataforma Moodle usando ferramentas automáticas e testes de usabilidade com participantes quem tinham algum grau de deficiência visual, com o intuito de encontrar possíveis problemas de interação. Os resultados mostram que a plataforma não pode ser considerada totalmente acessível a todo e qualquer aluno com deficiência visual para usar plenamente todos os serviços disponibilizados nele, devido às violações das diretrizes utilizadas nas avaliações automáticas e de usabilidade. |
Keywords: | Plataforma moodle Moodle platform Acessibilidade visual Visual accessibility Deficientes visuais Visually impaired Portadores de baixa visão Low vision carriers Usabilidade - plataforma moodle Usability - moodle platform |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciência da Computação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29275 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MATEUS DE LIMA OLIVEIRA - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CEEI 2022.pdf | Mateus de Lima Oliveira - TCC Artigo Ciências da Computação CEEI 2022. | 241.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.