Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29261
Title: Chatbot para auxílio ao ensino da disciplina Laboratório de Organização e Arquitetura de Computadores, do Curso de Ciência da Computação, da Universidade Federal de Campina Grande.
Other Titles: Chatbot to help teach the discipline Laboratory of Computer Organization and Architecture, of the Computer Science Course, at the Federal University of Campina Grande.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Jonathan Allisson de Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARINHO, Leandro Balby.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRASILEIRO, Francisco Vilar.
Keywords: Ferramenta de apoio ao ensino;Assistente de conversação;Chatbot;Dialogflow;Disciplina Laboratório de Organização e Arquitetura de Computadores - UFCG;LOAC - Ciência da Computação - UFCG;Inteligência artificial;Processamento de linguagem natural;Teaching support tool;Conversation assistant;Discipline Computer Organization and Architecture Laboratory - UFCG;LOAC - Computer Science - UFCG;Artificial intelligence;Natural language processing
Issue Date: 2-Sep-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Jonathan Allisson de Lima. Chatbot para auxílio ao ensino da disciplina Laboratório de Organização e Arquitetura de Computadores, do Curso de Ciência da Computação, da Universidade Federal de Campina Grande. 2022. 10f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29261
???metadata.dc.description.resumo???: É comum, entre alunos que cursam determinada disciplina de um curso de graduação em ciência da computação, a exemplo de Laboratório de Organização e Arquitetura de Computadores (LOAC), apresentar dificuldades para entendimento de determinados conteúdos, apresentar dúvidas sobre temas que já foram elucidados, não se sentir à vontade para fazer questionamentos diretamente ao professor ou apresentar dúvidas em horários inadequados ao contato, dentre outros. Assim, com o intuito de fortalecer o aprendizado dos alunos, visando mitigar as dificuldades citadas com o auxílio de uma ferramenta computacional, no trabalho ora descrito é desenvolvido um chatbot para LOAC. O chatbot teve como objetivo principal apresentar informações, de forma clara e ágil aos estudantes, sobre um tópico bastante relevante para a disciplina, a saber: linguagem de descrição de hardware. Com o chatbot, o aluno poderá sanar suas principais dúvidas, em qualquer horário, de forma fácil e ágil. O chatbot foi hospedado em uma plataforma na nuvem gratuita e sua avaliação se deu por meio de testes de conhecimento, bem como a partir do feedback dos alunos, utilizando uma ferramenta para avaliação subjetiva (questionário), que proporcionou o refinamento da ferramenta desenvolvida. O chatbot consiste, portanto, em uma ferramenta complementar ao ensino da disciplina LOAC.
Keywords: Ferramenta de apoio ao ensino
Assistente de conversação
Chatbot
Dialogflow
Disciplina Laboratório de Organização e Arquitetura de Computadores - UFCG
LOAC - Ciência da Computação - UFCG
Inteligência artificial
Processamento de linguagem natural
Teaching support tool
Conversation assistant
Discipline Computer Organization and Architecture Laboratory - UFCG
LOAC - Computer Science - UFCG
Artificial intelligence
Natural language processing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29261
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JONATHAN ALLISSON DE LIMA SILVA - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CEEI 2022.pdfJonathan Allisson de Lima Silva - TCC Artigo Ciência da Computação CEEI 2022.807.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.