Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29057
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNEVES, K. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116458968909925pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J. C. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.contributor.referee1BARROS, Joana Maria de Farias.-
dc.contributor.referee1IDBARROS, J. M. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1016070459137884pt_BR
dc.contributor.referee2LUCENA NETO, Marciano Henrique de.-
dc.contributor.referee2IDLUCENA NETO, M. H.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4809804711785369pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como principal objetivo analisar as contribuições do estágio supervisionado na aprendizagem em química no período pós-pandemia levando em consideração sua importância na formação do discente. Para o desenvolvimento da pesquisa, desenvolveu-se um questionário no Google forms direcionado aos alunos da escola onde realizou-se as atividades de regências a fim de que eles avaliassem as aulas de química no período remoto, na volta as aulas presenciais com o professor titular e também as aulas e atividades desenvolvidas durante o estágio de forma presencial. Com efeito das respostas recebidas no formulário, observou-se a insatisfação da maioria dos alunos com o ensino remoto na disciplina de química. Notou-se também que na volta as aulas presenciais há a inserção discreta das metodologias ativas em sala de aula e concluiu-se que a realização do estágio supervisionado em química contribuiu positivamente para a aprendizagem dos alunos na escola diante das avaliações expostas e não menos importante, com a formação do discente de química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleA contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19.pt_BR
dc.date.issued2023-02-08-
dc.description.abstractThe main objective of the present work was to analyze the contributions of the supervised internship in the learning of chemistry in the post-pandemic period, taking into account its importance in teacher training. For the development of the research, a questionnaire was developed in Google forms directed to the students of the school where the supervised internship activities were carried out so that they could evaluate the chemistry classes in the remote period, when returning to face-to-face classes with the teacher and also to classes and activities developed during the on-site internship. As a result of the responses received on the form, most students were dissatisfied with distance learning in chemistry. It was also observed that when returning to face-to-face classes there is a discreet insertion of active methodologies in the classroom and it was concluded that carrying out the supervised internship in chemistry contributed positively to student learning at school in view of the exposed assessments and not less important, with the teaching training of the chemistry teacher.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29057-
dc.date.accessioned2023-03-14T11:32:03Z-
dc.date.available2023-03-14-
dc.date.available2023-03-14T11:32:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectQuímica - ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - estágio curricular supervisionadopt_BR
dc.subjectQuímica - ensino - pós-pandemiapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectAprendizagem em químicapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectChemistry - curricular internship supervisedpt_BR
dc.subjectChemistry - teaching - post-pandemicpt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectLearning in Chemistrypt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la químicapt_BR
dc.subjectQuímica - enseñanzapt_BR
dc.subjectQuímica - pasantía curricular supervisadopt_BR
dc.subjectQuímica - docencia - pospandemiapt_BR
dc.subjectPasantía supervisadapt_BR
dc.subjectAprendizaje en Químicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNEVES, Kaliane Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of the supervised internship in learning in chemistry for students of the basic education network in the post-pandemic of Covid-19.pt_BR
dc.title.alternativeLa contribución de la pasantía supervisada en el aprendizaje en química para estudiantes de la red de educación básica en la pospandemia de COVID-19.pt_BR
dc.identifier.citationNEVES, Kaliane Santos. A contribuição do estágio curricular supervisionado na aprendizagem em química para alunos da rede básica de ensino na pós-pandemia da Covid-19. 2023. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenEl presente trabajo tuvo como objetivo principal analizar los aportes de la pasantía aprendizaje supervisado en química en el período pospandemia teniendo en cuenta consideración su importancia en la formación del estudiante. Para el desarrollo de la investigación, se elaboró ​​un cuestionario en formularios de Google dirigido a los alumnos del colegio donde se realizaron actividades de conducción para que pudieran evaluar las clases de química en el período remoto, al regresar a clases presenciales con el director y también clases y actividades desarrolladas durante la pasantía de manera presencial. Con efecto de las respuestas recibido en el formulario, se observó que la mayoría de los estudiantes estaban insatisfechos con la enseñanza a distancia en la disciplina de la química. También se notó que al regresar a las clases presenciales hay un discreta inserción de metodologías activas en el aula y se concluyó que llevar a cabo la pasantía supervisada en química contribuyó positivamente al aprendizaje de los estudiantes en la escuela a la vista de las valoraciones expuestas y no menos importante, con la formación del alumno de Química.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KALIANE SANTOS NEVES - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2023.pdfKaliane Santos Neves - TCC Licenciatura em Química CES 2023842.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.