Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29039
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMENEZES, I. K. J.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2512210838257130pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, José Carlos Oliveira.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J. C. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J.C.O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.description.resumoA educação está em constante transformação, por consequência ser professor conjectura numa tarefa desafiadora, assim sendo, a vivência da docência ainda na formação é um momento significativo na vida acadêmica do licenciando. Nesse contexto, o Programa Residência Pedagógica (PRP) assume um papel muito importante, pois propicia essa experiência ao graduando de licenciatura, permitindo-lhe analisar as práticas pedagógicas realizadas no seu futuro ambiente de trabalho e oportunizando a inovação dessas práticas. Durante a pandemia por Covid-19, com as aulas acontecendo remotamente o PRP se mostrou de suma importância no desenvolvimento das suas atividades por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), não somente para a formação docente, mas também para todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, este trabalho visa discutir a importância do uso das TDICs para o ensino de química através do relato das experiências vivenciadas dentro do programa. Durante as atividades do programa foram acompanhadas turmas do ensino médio, sendo observados os usos das de tecnologias digitais de informação e comunicação pelos preceptores, fazendo a devida reflexão sobre esse uso, e nos momentos de coparticipação e regência foram utilizadas tais tecnologias fazendo a observação e reflexão dos pontos positivos e negativos decorrentes desses usos. Através da vivência proporcionada pelo PRP observou-se que o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) foi primordial para a educação durante a pandemia, pois através delas professores e alunos conseguiram romper a barreira do distanciamento social e dá continuidade às atividades escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleO uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino e aprendizagem de química no programa residência pedagógica.pt_BR
dc.date.issued2023-02-08-
dc.description.abstractEducation is in constant transformation, consequently being a teacher conjectures a challenging task, so the experience of teaching while still in training is a significant moment in the academic life of the student. In this context, the Pedagogical Residency Program (PRP) plays a very important role, as it provides this experience to undergraduate students, allowing them to analyze the pedagogical practices carried out in their future work environment and providing opportunities for innovation in these practices. During the Covid-19 pandemic, with classes taking place remotely, the PRP proved to be of paramount importance in the development of its activities through digital information and communication technologies (TDICs), not only for teacher training, but also for all involved in the teaching-learning process. Therefore, this work aims to discuss the importance of using TDICs for teaching chemistry through reporting experiences within the program. During the program's activities, high school classes from the aforementioned schools were monitored, observing the use of digital information and communication technologies by the preceptors, making due reflection on this use, and in the moments of co-participation and regency, such technologies were used making the observation and reflection of the positive and negative points resulting from these uses. The use of digital information and communication technologies (TDICs) were essential for education during the pandemic, as through them teachers and students were able to break through the barrier of social distancing and continue school activities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29039-
dc.date.accessioned2023-03-10T14:44:16Z-
dc.date.available2023-03-10-
dc.date.available2023-03-10T14:44:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectQuímica - ensinopt_BR
dc.subjectResidência pedagógica - químicapt_BR
dc.subjectQuímica - ensino remotopt_BR
dc.subjectQuímica - tecnologias digitais - ensinopt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectChemistry - teachingpt_BR
dc.subjectPedagogical residence - chemicalpt_BR
dc.subjectChemistry - remote teachingpt_BR
dc.subjectChemistry - digital technologies - teachingpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la químicapt_BR
dc.subjectQuímica - enseñanzapt_BR
dc.subjectQuímica - enseñanza a distanciapt_BR
dc.subjectQuímica - tecnologías digitales - enseñandopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMENEZES, Iane Karla Jerônimo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of digital information and communication technologies in teaching and learning chemistry in the pedagogical residency program.pt_BR
dc.title.alternativeEl uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación en la enseñanza y el aprendizaje de la química en el programa de residencia pedagógica.pt_BR
dc.identifier.citationMENEZES, Iane Karla Jerônimo. O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino e aprendizagem de química no programa residência pedagógica. 2023. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenLa educación está en constante transformación, por lo tanto ser maestro conjeturas en una tarea desafiante, por lo tanto, la experiencia de enseñar aún en formación es una momento significativo en la vida académica del estudiante. En este contexto, el Programa La Residencia Pedagógica (PRP) asume un papel muy importante, ya que proporciona esta experiencia a estudiantes de pregrado, permitiéndoles analizar las prácticas pedagógicas en su futuro entorno de trabajo y brindando oportunidades para la innovación de estas prácticas. Durante la pandemia de Covid-19, con clases a distancia, el PRP demostró ser de suma importancia en el desarrollo de sus actividades a través de tecnologías tecnologías digitales de la información y la comunicación (TDIC), no solo para la formación de docentes, sino también para todos los involucrados en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Así que esto Este trabajo tiene como objetivo discutir la importancia del uso de TDICs para la enseñanza de la química a través de la relato de las experiencias vividas dentro del programa. Durante las actividades del programa Se monitorearon clases de secundaria, observando el uso de tecnologías medios digitales de información y comunicación por parte de los preceptores, reflexionando debidamente sobre este uso, y en los momentos de coparticipación y regencia, dichas tecnologías fueron utilizadas haciendo observación y reflexión de los puntos positivos y negativos resultantes de estos usos. A través de la experiencia brindada por el PRP se observó que el uso de tecnologías digitales de información y comunicación (TDIC) fue fundamental para la educación durante la pandemia, a través de ellos, los maestros y estudiantes pudieron romper la barrera del distanciamiento social y continuar con las actividades escolares.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IANE KARLA JERÔNIMO MENEZES - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2023.pdfIane Karla Jerônimo Menezes - TCC Licenciatura em Química CES 20231.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.