Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28967
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDANTAS, F. R.pt_BR
dc.creator.IDDANTAS, FERNANDA RAQUEL.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8640507650541801pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, José Carlos Oliveira.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J. C. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.contributor.referee1RAULINO, Anamélia de Medeiros Dantas.-
dc.contributor.referee1IDDANTAS, A. M.pt_BR
dc.contributor.referee1IDDANTAS, ANAMÉLIA DE MEDEIROS.pt_BR
dc.contributor.referee1IDRAULINO, ANAMÉLIA DE MEDEIROS DANTAS.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5858161812871081pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Paulo Sérgio Gomes da.-
dc.contributor.referee2IDSilva P S G.pt_BR
dc.contributor.referee2IDSILVA, PAULO S. G.pt_BR
dc.contributor.referee2IDDA SILVA, PAULO SÉRGIO GOMES.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9463069127508798pt_BR
dc.description.resumoAs Escolas Cidadãs Integrais (ECIs) é um novo modelo de escola que vem ganhando credibilidade dentro do Estado da Paraíba. Nas ECIs o currículo é diversificado e possui uma organização curricular flexível, caracterizando-se por ser um modelo inovador carregado de propostas que buscam representar um divisor de águas na história da educação do Estado da Paraíba. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar o modelo de Escola Cidadã Integral, em uma escola localizada no interior da Paraíba, bem como se dá o Ensino de Química neste modelo escolar, além disso, consta como objetivos específicos: identificar possíveis contribuições das disciplinas diversificadas no ensino-aprendizagem de química; avaliar como o modelo de Escola Cidadã Integral pode ajudar na potencialização do ensino de química; compreender a importância do modelo ECI na Educação Inclusiva e investigar possíveis ferramentas oferecidas pelo modelo de ensino que ajudem na aprendizagem da componente curricular de química. Este trabalho foi pensado como forma de contribuir em futuros estudos que envolvam esta temática, já que os mesmos ainda são muito escassos. Para tal, adotou-se a pesquisa de cunho qualitativo com investigações bibliográficas bem como análise de documentos que regem o pilar da Educação Integral na Paraíba, ademais, este trabalho adotou-se também a observação participante, gerando um relato de experiência vivenciada na escola em questão. Dessa forma, verificou-se que na ECI AGD os estudantes possuem características heterogêneas no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, sendo a maioria dos problemas de aprendizagem decorrentes do ensino remoto, frente a pandemia do COVID-19. O modelo de ensino oportuniza os docentes a trabalharem projetos de intervenções pedagógicas, voltadas principalmente na inserção de metodologias ativas de êxito, com o intuito de promover diálogos e eventos multidisciplinares, focado no protagonismo e autodidatismo dos jovens. Foi possível perceber, com relação à aprendizagem de química, que o modelo de escola oferta diversas condições que potencializam o ensino de química, agindo desde as seqüelas de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleO ensino de química no ensino integral: possibilidades e desafios em uma escola pública de Frei Martinho - PB.pt_BR
dc.date.issued2023-02-01-
dc.description.abstractThe Integral Citizen Schools (ECIs) is a new school model that has been gaining credibility within the State of Paraíba. In the ECIs, the curriculum is diversified and has a flexible curriculum organization, characterized by being an innovative model loaded with proposals that seek to represent a watershed in the history of education in the State of Paraíba. In view of this, the present work aimed to analyze the model of Integral Citizen School, in a school located in the interior of Paraíba, as well as the Teaching of Chemistry in this school model, in addition, it has as specific objectives: to identify possible contributions of diversified disciplines in the teaching-learning of chemistry; evaluate how the model of Escola Cidadã Integral can help to enhance the teaching of chemistry; understand the importance of the ECI model in Inclusive Education and investigate possible tools offered by the teaching model that help in learning the curricular component of chemistry. This work was thought as a way to contribute to future studies involving this theme, since they are still very scarce. To this end, qualitative research was adopted with bibliographical investigations as well as analysis of documents that govern the pillar of Integral Education in Paraíba, in addition, this work also adopted participant observation, generating an experience report lived in the school in question. Thus, it was found that at ECI AGD, students have heterogeneous characteristics with regard to the teaching and learning process, with most learning problems arising from remote teaching, in the face of the COVID-19 pandemic. The teaching model provides opportunities for teachers to work on projects of pedagogical interventions, mainly focused on the insertion of successful active methodologies, with the aim of promoting dialogues and multidisciplinary events, focused on the protagonism and self-education of young people. It was possible to perceive, in relation to the learning of chemistry, that the school model offers several conditions that potentiate the teaching of chemistry, acting from the learning consequences.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28967-
dc.date.accessioned2023-03-06T12:21:55Z-
dc.date.available2023-03-06-
dc.date.available2023-03-06T12:21:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectQuímica - ensinopt_BR
dc.subjectQuímica ensino - Frei Martinho - PBpt_BR
dc.subjectEnsino de Química - escola de tempo integralpt_BR
dc.subjectEscola cidadã integral - ensino de químicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectTeaching Chemistry - Frei Martinho - PBpt_BR
dc.subjectTeaching Chemistry - full-time schoolpt_BR
dc.subjectIntegral citizen school - chemistry teachingpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la químicapt_BR
dc.subjectQuímica - enseñanzapt_BR
dc.subjectEnseñanza de la Química - Frei Martinho - PBpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la química - escuela de tiempo completopt_BR
dc.subjectEscuela ciudadana integral - enseñanza de la químicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Fernanda Raquel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChemistry teaching in integral education: possibilities and challenges in a public school in Frei Martinho - PB.pt_BR
dc.title.alternativeEnseñanza de la química en la educación integral: posibilidades y desafíos en una escuela pública de Frei Martinho - PB.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Fernanda Raquel. O ensino de química no ensino integral: possibilidades e desafios em uma escola pública de Frei Martinho - PB. 2023. 37 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28967pt_BR
dc.description.resumenLas Escuelas Ciudadanas Integrales (ECIs) es un nuevo modelo de escuela que ha ido ganando credibilidad en el Estado de Paraíba. En las ECI, el currículo es diversificado y tiene una organización curricular flexible, caracterizada por ser un modelo innovador cargada de propuestas que buscan representar un parteaguas en la historia de educación en el Estado de Paraíba. Ante esto, el presente trabajo tuvo como objetivo analizar el modelo de Escuela Ciudadana Integral, en una escuela ubicada en el interior de la Paraíba, además de enseñar Química en este modelo de escuela, además, hay como objetivos específicos: identificar posibles aportes de las disciplinas diversificado en la enseñanza-aprendizaje de la química; evaluar cómo el modelo de escuela Cidadã Integral puede ayudar a mejorar la enseñanza de la química; entender el importancia del modelo ECI en la Educación Inclusiva e investigar posibles herramientas que ofrece el modelo de enseñanza que ayudan en el aprendizaje del componente currículo de química. Este trabajo fue pensado como una forma de contribuir en el futuro estudios que involucren este tema, ya que aún son muy escasos. Para tal, se adoptó una investigación cualitativa con investigaciones bibliográficas bien como un análisis de los documentos que rigen el pilar de la Educación Integral en Paraíba, además, este trabajo también adoptó la observación participante, generando un informe experiencia en la escuela en cuestión. Así, se verificó que en el ECI Los estudiantes AGD tienen características heterogéneas con respecto al proceso de la enseñanza y el aprendizaje, con la mayoría de los problemas de aprendizaje derivados de de la enseñanza a distancia, ante la pandemia del COVID-19. El modelo de enseñanza brinda oportunidades para docentes para trabajar en proyectos de intervenciones pedagógicas, principalmente en la inserción de metodologías activas exitosas, con el objetivo de promover diálogos y eventos multidisciplinarios, enfocados en el protagonismo y la autoformación de los jóvenes. Él era posible ver, en lo que respecta al aprendizaje de la química, que el modelo de escuela ofrece varias condiciones que potencian la enseñanza de la química, actuando desde la secuelas de aprendizaje.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA RAQUEL DANTAS - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2023.pdfFernanda Raquel Dantas - TCC Licenciatura em Química CES 2023666.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.