Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28820
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, E. J. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0490961223440754pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.-
dc.contributor.advisor1IDMACEDO SILVA, A. D. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSILVA, ALUSKA D R M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3897860267687210pt_BR
dc.contributor.referee1NEVES, Regina da Silva Pina.-
dc.contributor.referee1IDPINA NEVES, R. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5874654544324539pt_BR
dc.contributor.referee2FREITAS, Tiêgo dos Santos.-
dc.contributor.referee2IDFREITAS, T. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5172901212568467pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma experiência com a metodologia Lesson Study (LS) durante a vivência no Programa de Residência Pedagógica de Matemática, o qual faz parte da formação inicial de professores. A LS segue algumas etapas para sua realização, como o planejamento da aula, a execução e a reflexão posterior. Tivemos como objetivo analisar as reflexões da aplicação do Jogo Criminal Math: um crime nas pirâmides, com uma turma de 1o ano do ensino médio, através da LS. Além disso, a metodologia de pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa. Os resultados apontam alguns pontos do planejamento que não conseguiram ser implementados, como a questão do tempo e dificuldades dos alunos que não foram antecipadas. Contudo, o objetivo da aula foi alcançado, pois compreenderam o conteúdo do Teorema de Tales. Com as reflexões, concluiu-se que o jogo contribuiu para compreensão do tópico trabalhado e a aula foi divertida, porém deve haver modificações para futuras aplicações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleUma experiência com a metodologia lesson study: o caso do jogo Criminal Math.pt_BR
dc.date.issued2022-12-14-
dc.description.abstractThis article presents an experience with the Lesson Study (LS) methodology during the experience in the Mathematics Pedagogical Residency Program, which is part of the initial teacher training. LS follows some steps for its realization, such as lesson planning, execution and subsequent reflection. We aimed to analyze the reflections of the application of the Criminal Math Game: a crime in the pyramids, with a 1st year high school class, through LS. Furthermore, the research methodology used was of a qualitative nature. The results point to some points of the planning that could not be implemented, such as the issue of time and difficulties of the students that were not anticipated. However, the objective of the class was achieved, as they understood the content of the Thales Theorem. With the reflections it was concluded that the game contributed to understanding and the class was fun, but there must be modifications for future applications.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28820-
dc.date.accessioned2023-02-08T14:32:33Z-
dc.date.available2023-02-08-
dc.date.available2023-02-08T14:32:33Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMatemática - formação de professorespt_BR
dc.subjectTeorema de Talespt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógica - matemáticapt_BR
dc.subjectAula - planejamento - matemáticapt_BR
dc.subjectLesson study - metodologiapt_BR
dc.subjectJogo criminal Math - aula - matemáticapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectMathematics - teacher trainingpt_BR
dc.subjectThales Theorempt_BR
dc.subjectPedagogical Residency Program - Mathematicspt_BR
dc.subjectClassroom - planning - mathematicspt_BR
dc.subjectLesson study - methodologypt_BR
dc.subjectCriminal game Math - class - mathpt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectMatemáticas - formación del profesoradopt_BR
dc.subjectAula - planificación - matemáticaspt_BR
dc.subjectEstudio de la lección - metodologíapt_BR
dc.subjectJuego criminal matemáticas - clase - matemáticaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Emilly Joyce Alcântara da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn experience with the lesson study methodology: the case of the game Criminal Math.pt_BR
dc.title.alternativeUna experiencia con la metodología de estudio de lecciones: el caso del juego matemáticas criminales.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Emilly Joyce Alcântara da. Uma experiência com a metodologia lesson study: o caso do jogo Criminal Math. 2022. 23 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.pt_BR
dc.description.resumenEste artículo presenta una experiencia con la metodología Lesson Study (LS) durante la experiencia en el Programa de Residencia Pedagógica de Matemáticas, el que forma parte de la formación inicial del profesorado. LS sigue algunos pasos para su realización, como la planificación de la lección, la ejecución y la reflexión posterior. Nuestro objetivo fue analizar las reflexiones de la aplicación del Juego Matemático Criminal: una delincuencia en las piramides, con una clase de 1° de bachillerato, a traves de LS. Además Además, la metodología de investigación utilizada fue de carácter cualitativo. Los resultados señalar algunos puntos de la planificación que no se pudieron implementar, como el tema del tiempo y las dificultades de los estudiantes que no fueron previstas. Sin embargo, se logró el objetivo de la clase, ya que entendieron el contenido de la teorema de Tales. Con las reflexiones se concluyó que el juego contribuyó a comprensión del tema trabajado y la clase fue divertida, pero debe haber modificaciones para futuras aplicaciones.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMILLY JOYCE ALCÂNTARA DA SILVA - TCC ARTIGO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2022.pdfEmilly Joyce Alcântara da Silva - TCC Artigo Licenciatura em Matemática CES 2022373 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.