Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28454
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | FARIAS, M. W. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9004532321237180 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de. | |
dc.contributor.advisor1ID | SOUZA, A. C. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3281006839381741 | pt_BR |
dc.description.resumo | O rádio no Brasil foi durante décadas um dos maiores símbolos de modernidade. Em 1932, surgiu no Rio de Janeiro o Programa Casé, considerado um marco na programação radiofônica no país. O programa foi o primeiro voltado para a música popular brasileira no rádio. Também foi pioneiro na criação dos primeiros j inglês, comerciais em forma de música, do radioteatro, além de outros recursos técnicos utilizados até hoje como o background, ou música de fundo e a sonoplastia. A presente dissertação tem como objetivo discutir a influência do Programa Casé, no imaginário popular carioca, nas décadas de 30, 40 e 50. A partir da perspectiva da História Cultural o presente trabalho se propõe a analisar o surgimento de novos hábitos e costumes da sociedade carioca no período em questão. Considerando que o ato de ouvir rádio tomou-se uma nova forma de lazer privado e coletivo no universo urbano, também foram levadas em considerações as novas formas possíveis de sociabilidade e sensibilidades advindas com o rádio. Desse modo, o que se almejou nessa pesquisa foi identificar as formas e maneiras encontradas pelo “homem comum”, (nesse caso os ouvintes), de apreender e resignificar a programação radiofônica da época, especificamente do Programa Casé, | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.title | A influência do “Programa Casé” no cotidiano carioca, nas décadas de 30, 40 e 50. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011-03 | |
dc.description.abstract | The radio in Brazil was for decades one of the greatest symbols of modemity. In 1932, starts in Rio de Janeiro the “CASÉ Program”, considered a landmark in radio programming in the country. The program was the first one to present Brazilian popular music on the radio, as well as radio dramas, radio plays and interactive programs. The “CASÉ Program” also pioneered in creating the first j inglês, commercial form of music, and other technical resources used today such as the background sound, and the sound effects. This thesis aims to discuss the influence of the “CASÉ Program”, in the popular imagination in Rio de Janeiro during the 1930s, 1940s and 1950s. From the perspective of Cultural History, this work is to analyze the emergence of new habits and customs of Rio’s society in the period in question. Thus, the research intends to identify forms and ways found by the "common man", in this case listeners, to assimilate and reframe the radio programming of the time. Whereas the act of listening to radio has become a new form of collective and private leisure in the urban universe, it will also be taken into consideration the possible new forms of social sensitiviíy in daily life írom the radio. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28454 | |
dc.date.accessioned | 2022-12-21T22:47:13Z | |
dc.date.available | 2022-12-21 | |
dc.date.available | 2022-12-21T22:47:13Z | |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | História cultural | pt_BR |
dc.subject | Programa Casé - Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Rádio - História - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Rádio - Programa Casé | pt_BR |
dc.subject | Rádio carioca | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano - Rio de Janeiro - Rádio | pt_BR |
dc.subject | Modernidade - Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Programa de rádio - Rio de janeiro | pt_BR |
dc.subject | Radioteatro | pt_BR |
dc.subject | Imaginário popular carioca - Programa Casé - rádio | pt_BR |
dc.subject | Jingle no rádio | pt_BR |
dc.subject | Chegada da televisão - Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Era Vargas - populismo | pt_BR |
dc.subject | Cultural history | pt_BR |
dc.subject | Casé Program - Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Radio - History - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Radio - Casé Program | pt_BR |
dc.subject | Carioca radio | pt_BR |
dc.subject | Daily life - Rio de Janeiro - Radio | pt_BR |
dc.subject | Modernity - Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Radio show - Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Radio theater | pt_BR |
dc.subject | Carioca popular imaginary - Casé Program - radio | pt_BR |
dc.subject | Jingle on the radio | pt_BR |
dc.subject | Arrival of television - Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Vargas era - populism | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FARIAS, Michele Wadja da Silva. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The influence of the “Programa Casé” on daily life in Rio de Janeiro in the 30s, 40s and 50s. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FARIAS, Michele Wadia da Silva. A influência do “Programa Casé” no cotidiano carioca, nas décadas de 30, 40 e 50. 2011. 134f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28454 | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em História - PPGH UFCG |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MICHELE WADJA DA SILVA FARIAS - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2011.pdf | Michele Wadja da silva Farias - Dissertação PPGH CH 2011. | 7.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.