Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, J. V. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Alexandre.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, A.pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Dayse Martins de.-
dc.contributor.referee1IDALMEIRA, D. M.pt_BR
dc.contributor.referee2MARINHO, Roziane Ribeiro.-
dc.contributor.referee2IDMARINHO, R. R.pt_BR
dc.description.resumoO ensino dos conceitos do campo das ciências naturais, assim como os conceitos de cor e luz nos primeiros anos do Ensino Fundamental é essencial para o desenvolvimento de conceitos mais complexos durante a formação básica dos alunos. A presença de concepções espontâneas, porém, acaba dificultando a aprendizagem e o desenvolvimento conceitual do aluno. Considerando o professor, um possível propagador destas concepções, junto como o material didático utilizado, é importante verificar se os professores em formação de Pedagogia fazem uso de concepções equivocadas para explicar situações envolvendo cor e luz. O objetivo deste trabalho é verificar se, e como, aparecem as concepções equivocadas sobre os conceitos de cor e luz em professores generalistas em formação. Realizamos duas atividades com duas turmas da graduação em Pedagogia do Centro de Humanidades, Campus sede da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Através das respostas destes sujeitos, foi possível verificar algumas dificuldades e a presença de concepções equivocadas já bem difundidas na literatura. Uma vez demonstrada a presença dos equívocos, se faz necessário pensar maneiras de proporcionar ao professor do nível fundamental uma complementação do ensino de ciências para que este esteja apto para ensiná-la.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
dc.titleConcepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2022-09-02-
dc.description.abstractThe teaching of concepts from the field of natural sciences, as well as the concepts of color and light in the early years of Elementary School is essential for the development of more complex concepts during the basic education of students. The presence of spontaneous conceptions, however, ends up hindering the student's learning and conceptual development. Considering the teacher, a possible propagator of these conceptions, along with the didactic material used, it is important to verify if teachers in Pedagogy training make use of misconceptions to explain situations involving color and light. The objective of this work is to verify if, and how, the misconceptions about the concepts of color and light appear in generalist teachers in training. We carried out two activities with two undergraduate classes in Pedagogy at the Center for Humanities, Campus headquarters of the Federal University of Campina Grande – Paraíba – Brazil – UFCG. Through the answers of these subjects, it was possible to verify some difficulties and the presence of misconceptions already well spread in the literature. Once the presence of misunderstandings has been demonstrated, it is necessary to think of ways to provide the elementary level teacher with a complementation of science teaching so that he is able to teach it.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656-
dc.date.accessioned2022-10-17T17:34:33Z-
dc.date.available2022-10-17-
dc.date.available2022-10-17T17:34:33Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLuz e cor - concepção espontâneapt_BR
dc.subjectFormação de professores - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectCiências - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino de ciências - educação básicapt_BR
dc.subjectConcepções epontâneaspt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogia - UFCGpt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMistura de cor luzpt_BR
dc.subjectLight and color - spontaneous conceptionpt_BR
dc.subjectTeacher training - elementary educationpt_BR
dc.subjectScience - elementary schoolpt_BR
dc.subjectScience teaching - basic educationpt_BR
dc.subjectSpontaneous conceptionspt_BR
dc.subjectPedagogy Course - UFCGpt_BR
dc.subjectLearning processpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectLight color mixpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, José Vamberto Barbosa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSpontaneous conceptions about light and color of teachers in training in the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, José Vamberto Barbosa. Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CCT - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ VAMBERTO BARBOSA GOMES - TCC LIC. FÍSICA CCT 2022.pdfJosé Vamberto Barbosa Gomes - TCC Lic. Física CCT 2022690.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.