Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27598
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, W. Bpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270495507052322pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, W. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044907035446244pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Elizabeth Maria da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA;Elizabeth Maria da.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2114551483682345pt_BR
dc.contributor.referee2ARANHA, Simone Dália de Gusmão.-
dc.contributor.referee2IDARANHA, Simone Dália de Gusmão.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227464944976279pt_BR
dc.description.resumoAs práticas de letramento rodeiam o agir do sujeito cotidianamente, seja ao escrever, ler um livro, pegar um ônibus ou assistir a um vídeo no computador, e se dão, muitas vezes, de forma natural. No entanto, nos últimos 20 anos, vem ocorrendo uma transformação na forma de se comunicar e interagir socialmente com o surgimento das novas tecnologias e com elas os multi letramentos (ROJO, 2013). A universidade como contexto de ensino superior, mais precisamente de forma presencial, não poderia deixar de ser tocada por tais mudanças. Nesse cenário de profundas transformações, os licenciando necessitam de reconfigurar e compreender práticas letradas digitais diversas, cabendo-lhes atribuir o caráter científico e profissional de que são portadoras. Além disso, o conceito de letramento demanda uma nova perspectiva ao contemplar a linguagem em seu aspecto mais dinâmico, social e multifacetado. Partindo desse contexto e refletindo sobre ele, nos embasamos teoricamente em Kleiman (1995), Street (2010); Rojo (2013; 2015; 2019) e Ribeiro (2009; 2018), dentre outros, no tocante a práticas de letramento e ensino superior. Com essas contribuições teóricas, buscamos responder à questão central da nossa investigação: Que práticas de letramento permeiam a rotina de licenciados no curso de Letras em contexto de formação presencial? Para isso, traçamos o seguinte objetivo geral: Caracterizar as práticas letradas que norteiam o contexto presencial de formação de licenciando do curso de Letras. Como específicos, temos: (I) Mapear as práticas letradas subjacentes ao contexto presencial do licenciando em Letras, (II) Relacionar as práticas letradas mapeadas às falas dos licenciandos em função de suas perspectivas sobre elas. Metodologicamente, quanto a sua natureza, esta pesquisa configura-se como exploratória, de cunho descritivo interpretativo e ambienta-se nos princípios da Linguística Aplicada (LA) em seu caráter indisciplinar (MOITA LOPES, 2006), uma vez que permitiu um contato próximo com o objeto de pesquisa e a possibilidade de observá-lo em suas nuances e singularidades; além disso, permitiu o uso de técnicas e instrumentos diferentes para geração de dados, sendo eles: questionário, grupo focal e entrevista semiestruturada, com o suporte de gravações em áudio. A partir da análise inicial dos dados gerados, foram constatados três tipos de práticas letradas: digitais, parcialmente digitais e impressas, e, para analisá-las, estabelecemos duas categorias, a saber, "práticas letradas: caracterização e classificação", e "práticas letradas: falas de licenciandos". Como objeto de investigação, voltamos nossa atenção para as práticas letradas de trinta e oito licenciandos de Letras, matriculados do período noturno da Universidade Federal de Campina Grande - PB. Nossos dados apontam para um uso de práticas letradas do ponto de vista instrumental dentro do contexto presencial da universidade, bem como uma inclinação ao paradigma tradicional de ensino, no qual as tecnologias digitais ainda não estão integralizadas em sua totalidade e funcionalidade nas rotinas de estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleO licenciando de letras: práticas (multi) letradas no ensino superior.pt_BR
dc.date.issued2021-02-11-
dc.description.abstractLiteracy practices surround the subject's daily action, whether writing, reading a book, taking a bus or watching a video on the computer, and they often occur naturally. However, in the last 20 years, there has been a transformation in the way of communicating and interacting socially with the emergence of new technologies and with them the multi-tools (ROJO, 2013). The university as a context of higher education, more precisely in person, could not fail to be touched by such changes. In this scenario of profound transformations, graduates need to reconfigure and understand diverse digital literacy practices, and they are responsible for attributing the scientific and professional character of which they are carriers. In addition, the concept of literacy demands a new perspective when contenplating language in its most dynamic, social and multifaceted aspect. Starting from this context and reflecting on it, we theoretically base ourselves on Kleiman (1995), Street (2010); Rojo (2013; 2015; 2019) and Ribeiro (2018), among others, regarding literacy and higher education practices. With these theoretical contributions, we seek to answer the central question of our investigation: What literacy practices permeate the routine of undergraduate students in the Language course in the context of face-to-face training? For this, we have outlined the following general objective: To characterize the literate practices that guide the classroom training context of undergraduate students in the Literature course. As specific, we have: (I) Map the literate practices underlying the face-to-face context of the Licensee in Language (II) List the literate practices mapped to the speeches of the graduates according to their perspectives on them. Methodologically, as to its nature, this research is configured as an exploratory with an interpretive descriptive nature and is based on the principles of Applied Linguistic in its undisciplinary character (MOITA LOPES, 2006), since it allowed close contact with the research object and the possibility to observe it in its nuances and singularities; in addition, it allowed the use of different techniques and instruments for data generation, being a questionnaire, focus group and semi-structured interview, with the support of audio recordings. From the initial analysis of the generated data, three types of literate practices were found: digital, partially digital and printed, and to analyze them, we established two categories: "literate practices: characterization and classification", and "literate practices: speeches from undergraduates". As an object of investigation, we turn our attention to the literate practices of thirty-eight students degree in Languages registered at night time at the Federal University of Campina Grande - PB. Our data point to a use of literate practices from an instrumental point of view within the face-to- face context of the university. As well as, an inclination towards the traditional teaching paradigm in which digital technologies are not yet fully integrated and functional in study routines.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27598-
dc.date.accessioned2022-10-11T13:24:47Z-
dc.date.available2022-10-11-
dc.date.available2022-10-11T13:24:47Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPráticas letradaspt_BR
dc.subjectParadigmas de ensinopt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectLiterary practicespt_BR
dc.subjectTeaching paradigmspt_BR
dc.subjectMultiliteraciespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Wellington Barbosa de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLicentiate of letters: (multi) literate practices in higher education.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Wellington Barbosa de. O licenciando de letras: práticas (multi) letradas no ensino superior. 2021. 101 fl. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26110pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WELLINGTON BARBOSA DE SOUSA – DISSERTAÇÃO PPGLE 2021.pdfWellington Barbosa de Sousa - Dissertação PPGLE 2021762.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.