Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597
Title: | O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. |
Other Titles: | Teaching History remotely at PRE-ENEM UFCG: an experience report on the practice in the year of 2020. |
???metadata.dc.creator???: | BRITO, Fernanda Borges de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | FRANÇA, Damiana de Matos Costa. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | NASCIMENTO, Regina Coeli Gomes. |
Keywords: | Ensino de História - pandemia;PRÉ-ENEM - UFCG;Relato de experiência – ensino de História;Prática docente - História;Formação docente - História;Ensino remoto emergencial;History Teaching - Pandemic;Experience report - History teaching;Teaching practice - History;Teacher training - History;Emergency remote teaching |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BRITO, Fernanda Borges de. O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho se propõe a relatar, através da minha visão como graduanda, a experiência de Prática de Ensino que ocorreu na Licenciatura em História, no semestre suplementar 2020.3 na Universidade Federal de Campina Grande. Apresento o processo de adaptação ao ambiente virtual de ensino da instituição, ao assumir a responsabilidade de realizar as atividades do “Curso de Extensão Pré Enem”, aberto pela unidade acadêmica de História como um aporte para os estudantes matriculados na Prática de Ensino em História e também para a comunidade, através do oferecimento da oportunidade de ensino voltado para o Enem de maneira gratuita e online. Neste sentido, esse relato apresenta uma experiência singular de contribuição para a formação de professora de história, reflexões sobre o Ensino Remoto Emergencial e a forma como este deve ser compreendido no ensino básico. Para tanto, houve a utilização da pesquisa bibliográfica, e da abordagem qualitativa que busca compreender o significado individual ou coletivo de um determinado fenômeno e das teses de autores como Paulo Freire (2002), Dea-Ribeiro Fenelon (2008) e Neusi Aparecida Navas Berbel (2011). A partir da abordagem qualitativa, o relato possibilitou a compreensão de como utilizar o Ensino Remoto Emergencial, quais as formas de ensinar história por via online e entender as possibilidades e dificuldades desse modo de ensino. |
Keywords: | Ensino de História - pandemia PRÉ-ENEM - UFCG Relato de experiência – ensino de História Prática docente - História Formação docente - História Ensino remoto emergencial History Teaching - Pandemic Experience report - History teaching Teaching practice - History Teacher training - History Emergency remote teaching |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FERNANDA BORGES DE BRITO - RELATO DE EXPERIÊNCIA LIC. HISTÓRIA CH 2020.pdf | Fernanda Borges de Brito - Relato de Experiência Lic. História CH 2020 | 586.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.