Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27333
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3758141059477625pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Marco Antônio Margarido.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, M. A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7215425152123749pt_BR
dc.contributor.referee1JORDÃO, Clarissa Menezes.-
dc.contributor.referee1IDJORDÃO, C. M.pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, W. M.pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação, evidenciamos nossa preocupação quanto à formação do professor de língua inglesa como um agente crítico, instado a agir com vistas à mudança, à desconstrução de representações absolutas, à participação cidadã ativa em resposta às mudanças prementes trazidas pela pós-modernidade, considerando ser esse um dos sujeitos responsáveis pela aprendizagem e desenvolvimento do aluno como agente e cidadão participativo. Tencionamos, desse modo, verificar se os alunos em formação inicial de Letras – Língua Inglesa da UFCG manifestam criticidade em sua prática pedagógica. Como desdobramento deste, elucidamos dois objetivos específicos, quais sejam: (1) Investigar as manifestações de criticidade na prática pedagógica de alunos professores, tendo por base as perspectivas do Letramento crítico e (2) Identificar as diferentes perspectivas de ensino dos alunos-professores tomando por base sua formação docente. Para tanto, ao contextualizarmos nossa pesquisa na pós-modernidade (GIDDENS, 1991; BAUMAN, 2001, 2007; HALL, 2014), partimos dos aportes teóricos propostos pelo Letramento crítico (LUKE; FREEBODY, 1997; JORDÃO, 2007, 2010, 2012, 2013; MONTE MÓR, 2008, 2011, 2013; MENEZES DE SOUZA, 2011, 2013), entendido como uma postura filosófica pautada numa crítica problematizadora e empreendemos uma investigação de natureza qualitativa, descritivo-interpretativista (MOITA LOPES, 2001) de perspectiva etnográfica (MOREIRA; CALEFFE, 2008), utilizando notas de campo, entrevistas, transcrições de aulas, narrativas (BRUNER, 2001) e relatórios de estágio (planos de aula e análise) para a constituição do nosso corpus. Nesses moldes, realizamos uma pesquisa envolvendo seis alunos em formação inicial da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, acompanhando-os durante catorze encontros – planejamento, execução e avaliação de estágio – na disciplina de Estágio de Língua Inglesa: 3° e 4° ciclos do Ensino Fundamental no sexto período da graduação, no espaço compreendido entre novembro de 2013 e abril de 2014, bem como suas aulas no campo de estágio (no total de doze). A análise dos dados revela uma formação crítica de professores, preocupados com seu papel (complexo) em sala de aula e na sociedade, que têm suas perspectivas expandidas a partir das reflexões propostas naquele programa de formação. Alguns questionamentos e asserções apresentados pelos alunos professores em momentos de discussão e avaliação de aulas, ao sinalizarem possíveis rupturas em relação à prática pedagógica tradicionalista, sólido-moderna, podem ser interpretados como criticidade na formação docente do grupo analisado em nossa pesquisa. Os resultados nos mostram que uma formação que atenda às demandas da sociedade pós-moderna, fragmentada e líquida atual (BAUMAN, 2007) torna-se imperativa e que o local primeiro para que isso aconteça é a universidade, espaço para formação, ampliação, diferença e discussão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleFormação de professores de inglês em tempos (pós)modernos: a criticidade em foco.pt_BR
dc.date.issued2015-07-
dc.description.abstractThis work presents the concern about the process of education of the English teacher, one of the responsible agents for the learning and development of the student as an agent and participatory citizen, as a critical agent who is required to act upon change, deconstruction of absolute representations and active citizen participation in addressing urgent changes brought about by post-modernity. The objective is to verify if some students in initial education of Languages college at UFCG manifest criticism in their teaching practice. Unfolding this objective, two specific ones are elucidated, namely: (1) To investigate the critical manifestations in the pedagogical practice of student-teachers, based on the prospects of Critical Literacy and (2) To identify the different perspectives of these student-teachers considering their pedagogical education. Therefore, to contextualize this research in post-modernity (GIDDENS, 1991; BAUMAN, 2001, 2007; HALL, 2014), the theoretical framework is proposed by Critical Literacy (LUKE; FREEBODY, 1997; JORDÃO, 2007, 2010, 2012, 2013; MONTE MÓR, 2008, 2011, 2013; MENEZES DE SOUZA, 2011, 2013), understood here as a philosophical stance ruled on a problematizing criticism. A qualitative, descriptive and interpretive investigation (MOITA LOPES, 2001) is carried out under an ethnographic perspective (MOREIRA; CALEFFE, 2008), using field notes, interviews, lesson plans, lesson transcripts, narratives (BRUNER, 2001) and practicum reports to the constitution of our corpus. More specifically, a survey is conducted involving six students in initial education of the Federal University of Campina Grande, Paraíba, accompanying them during their classes in the practicum stage during their sixth college term between November, 2013 and April, 2014 and during their classes in the school (work field). Data analysis reveals a critical education for teachers concerned about their (complex) role in the classroom and in society, who have expanded their prospects based on the proposed reflections in this education program. Some questions and assertions presented by the student-teachers in moments of discussion and assessment classes can be interpreted as critical in the analyzed teacher education group when they signal possible ruptures from the traditionalist solid-modern teaching practice. The results show that a type of education that meets the demands of this post-modern, fragmented and liquid society now becomes mandatory (BAUMAN, 2007) and that the first place to make it happen is in the university, locus for education, extension, difference and discussion.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27333-
dc.date.accessioned2022-09-21T10:33:24Z-
dc.date.available2022-09-21-
dc.date.available2022-09-21T10:33:24Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professores de inglêspt_BR
dc.subjectProfessores de inglês - formação inicialpt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectPesquisa etnográficapt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectEstágio de língua inglesapt_BR
dc.subjectInglês como língua estrangeirapt_BR
dc.subjectEnglish teacher trainingpt_BR
dc.subjectEnglish teachers - initial trainingpt_BR
dc.subjectCritical literacypt_BR
dc.subjectPostmodernitypt_BR
dc.subjectEthnographic researchpt_BR
dc.subjectEthnographypt_BR
dc.subjectEnglish language internshippt_BR
dc.subjectEnglish as a foreign languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Jhuliane Evelyn da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTraining of English teachers in (post)modern times: criticality in focus.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Jhuliane Evelyn da. Formação de professores de inglês em tempos (pós)modernos: a criticidade em foco. 2015. 180f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em:pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JHULIANE EVELYN DA SILVA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2015.pdfJhuliane Evelyn da Silva - Dissertação PPGLE CH 20151.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.