Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27330
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, J. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9385656394838920pt_BR
dc.contributor.advisor1RAFAEL, Edmilson Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDRAFAEL, E. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2629616354978358pt_BR
dc.contributor.referee1REICHMANN, Carla.-
dc.contributor.referee1IDREICHMANN, C.pt_BR
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Denise Lino de.-
dc.contributor.referee2IDARAÚJO, D. L.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou investigar o trabalho de uma professora em início de carreira, em contexto de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como objeto de pesquisa as atividades profissionais de ensino, manifestadas através de um relato de atividades e das aulas de língua portuguesa ministradas em contexto inicial de docência. Partindo do pressuposto de que um professor pode agir adaptando-se ao contexto de trabalho, mantendo as rotinas padronizadas pela escola, bem como pode, aos poucos, alterar tais rotinas, desenvolvendo ações mais autônomas, essa pesquisa objetivou, de modo mais específico, (1) Identificar os indícios de adaptação e/ou autonomia subjacentes às minhas atividades profissionais durante o meu primeiro ano de trabalho e (2) Analisar como esses indícios se manifestaram nessas atividades. Para compreender como se manifestam tais ações profissionais, busquei, dentro dos estudos em ciências sociais, explicações referentes ao conceito de rotinização e posicionamento social (GIDDENS, 2009), por entender que autonomia e/ou adaptação estão interligadas às rotinas estruturadas pela sociedade. Ainda no capítulo teórico, assumo a concepção de linguagem e ensino como prática social. Para ancorar a denominação “autonomia” utilizo as discussões de Contreras (2012) e de outras pesquisas em LA que trazem à tona este conceito. A análise também apoiou-se nos estudos sobre Linguagem e Trabalho, relativos ao trabalho docente (AMIGUES, 2004) e em Educação, relativos ao planejamento de ensino (ZABALA, 1998). O corpus de análise desta pesquisa foi constituído por (1) relato de atividades que reconstruíram as primeiras experiências de ensino e (2) aulas audiogravadas e transcritas referentes ao segundo semestre de trabalho. Esses dados foram analisados conjuntamente, a partir das categorias relacionadas à seleção de objetivos e de conteúdos e seleção e elaboração de materiais. Os resultados demonstraram que os indícios de adaptação manifestaram-se através de atividades de ensino que já eram institucionalizadas na rotina escolar. Os indícios de autonomia, por sua vez, manifestaram-se através de ações em que as escolhas profissionais guiaram-se, em boa parte dos dados analisados, pelo envolvimento dos alunos no processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleProfessora de língua portuguesa em início de carreira: autonomia e adaptação em atividades de ensino.pt_BR
dc.date.issued2015-07-31-
dc.description.abstractPortuguese language teacher at the beginning of her career: autonomy and adaptation in teaching activities. This research aims to investigate the work of a teacher at the start of the career in the context of the Youth and Adult Education (YAE). The objects of research are the professional teaching activities revealed by means of an activity report and through Portuguese lessons held at the initial stage of teaching. Given that a teacher is capable of adapting to the working environment, acting all the way through the routines standardized by the school, and gradually changing such routines, developing more autonomous actions, this research specifically aims to (1) Identify evidences of adaptation and/or autonomy underlying my professional activities during my first year of work and (2) Analyze how such evidences are demonstrated in those activities. In order to understand how those professional actions take place, I have sought explanations concerning the concept of routinization and social positioning (GIDDENS, 2009) within the studies in social sciences; understanding that autonomy and/or adaptation are related to routines structured by society. Also in the theoretical chapter, I hold up the notion of language and education as social practices. In the attempt to anchor the term "autonomy", I use Contreras’ (2012) discussions as well as other researches in Apllied Linguistics (AL) that bring up this concept. The analysis also relied on studies of Language and Work, related to teaching (AMIGUES, 2004) and of Education, concerning the teaching planning (ZABALA, 1998). The corpus of this research consists of (1) an activity report that reconstructed the first educational experiences and (2) audio-recorded and transcribed classes from the second semester of work. The data were analyzed in conjunction, throughout the categories related to the selection of the objectives and contents as well as the selection and elaboration of materials. The results showed that the evidences of adaptation were demonstrated during teaching activities previously institutionalized in the school routine. Otherwise, in most cases, evidences of autonomy were expressed through professional choices conducted by the student’s involvement in the process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27330-
dc.date.accessioned2022-09-21T09:44:14Z-
dc.date.available2022-09-20-
dc.date.available2022-09-21T09:44:14Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectFormação de professores - língua portuguesapt_BR
dc.subjectAutonomia docentept_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectProfessor de língua portuguesa - início de carreirapt_BR
dc.subjectRelatos de atividades - aulas de língua portuguesapt_BR
dc.subjectPosicionamento social - Giddenspt_BR
dc.subjectLinguagem e ensinopt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectTeacher training - Portuguese languagept_BR
dc.subjectTeacher autonomypt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education - EJApt_BR
dc.subjectPortuguese language teacher - early careerpt_BR
dc.subjectActivity reports - Portuguese language classespt_BR
dc.subjectSocial Positioning - Giddenspt_BR
dc.subjectLanguage and teachingpt_BR
dc.subjectApplied Linguisticspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Jardiene Leandro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePortuguese language teacher in early career: autonomy and adaptation in teaching activities.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Jardiene Leandro. Professora de língua portuguesa em início de carreira: autonomia e adaptação em atividades de ensino. 2015. 115f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27330pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JARDIENE LEANDRO FERREIRA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2015.pdfJardiene Leandro Ferreira - Dissertação PPGLE CH 20151.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.