Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27315
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDHENRIQUES, Adolfo Veiller Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1526892603003096pt_BR
dc.contributor.referee1SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.-
dc.contributor.referee1IDSOARES JÚNIOR, A. S.pt_BR
dc.contributor.referee1IDSOARES JÚNIOR, AZEMAR DOS SANTOS.pt_BR
dc.contributor.referee1IDDOS SANTOS SOARES JÚNIOR, AZEMAR.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5548182860228173pt_BR
dc.contributor.referee2BATISTA, Ricardo dos Santos.-
dc.contributor.referee2IDBATISTA, R. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6384260374646803pt_BR
dc.contributor.referee3MENESES, Joedna Reis.-
dc.contributor.referee3IDMENESES, J. R.pt_BR
dc.contributor.referee3IDMENESES, JOEDNA REIS DE.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425453622434049pt_BR
dc.contributor.referee4CURY, Claudia Engler.-
dc.contributor.referee4IDCURY, C. E.pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2093931424355800pt_BR
dc.contributor.referee5OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.referee5IDOLIVEIRA, I. B.pt_BR
dc.contributor.referee5IDOliveira, Iranilson Buriti de.pt_BR
dc.contributor.referee5IDOLIVEIRA, IRANILSON BURITI.pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação tem por objetivo analisar os discursos pedagógicos sobre a Aids publicados no jornal Nós Por Exemplo no período que compreende o recorte que vai de 1991 a 1995. As notícias publicadas no referido jornal continham orientações para os leitores a respeito do sexo seguro como também de informações sobre a doença. Compreendemos que esses discursos se configuravam como práticas educativas a partir do momento que buscavam promover nos leitores do jornal hábitos higiênicos pautados pelo saber médico a respeito do tema. Para tanto, inspirado pelos modos de fazer história, possibilitados pela História Cultural, me apropriarei dos conceitos de biopolítica de Michel Foucault (1988), de sensibilidades a partir dos escritos de Sandra Pesavento (2007), de doença de acordo com Jacques Le Goff (1985), doença como metáfora conforme Susan Sontag (2007) e estigma de acordo Erving Goffman (2013). Metodologicamente, me apoiei em Michel Foucault (2014) para operar a análise do discurso, que só pode se referir a coisas ditas, a frases que foram realmente pronunciadas ou escritas, a elementos significantes que foram traçados ou articulados e, mais precisamente, a essa singularidade que as faz existirem, as oferece à observação, à leitura, a uma reativação e apropriação dos discursos de uma dada época e em uma determinada sociedade, para problematizar os discursos pedagógicos sobre a aids publicados no impresso no recorte em análise. Conclui-se que, por se tratar de um periódico voltado para o público gay, existia um interesse de desenvolver um cuidado de si nesse público por meio da promoção da vida, uma biopolítica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleAs práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991- 1995).pt_BR
dc.date.issued2021-07-14-
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to analyze the pedagogical discourses about AIDS published in the journal Nós Por Exemplo in the period that comprises the clipping from 1991 to 1995. The news published in that journal contained guidelines for readers about safe sex as well as about information about the disease. We understand that these discourses were configured as educational practices from the moment they sought to promote hygienic habits in the newspaper readers guided by medical knowledge about the subject. Therefore, inspired by the ways of making history, made possible by Cultural History, I will appropriate the concepts of biopolitics by Michel Foucault (1988), of sensibilities from the writings of Sandra Pesavento (2007), of illness according to Jacques Le Goff (1985), disease as a metaphor according to Susan Sontag (2007) and stigma according to Erving Goffman (2013). Methodologically, I relied on Michel Foucault (2014) to operate discourse analysis, which can only refer to things said, sentences that were actually uttered or written, significant elements that were traced or articulated and, more precisely, this uniqueness that makes them exist, offers them to observation, to reading, to a reactivation and appropriation of the discourse of a given time and in a given society, in order to problematize the pedagogical discourses about AIDS published in the printed section in the analysis. It is concluded that since it is a periodical aimed at the gay public, there was an interest in developing self-care in this public through the promotion of life, a biopolitics.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27315-
dc.date.accessioned2022-09-20T12:16:10Z-
dc.date.available2022-09-20-
dc.date.available2022-09-20T12:16:10Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectHistória Culturalpt_BR
dc.subjectJornal Nós por Exemplo – Análise do discursopt_BR
dc.subjectDiscursos Pedagógicos – AIDSpt_BR
dc.subjectAIDS – Práticas Educativaspt_BR
dc.subjectHomossexualidade – Biopolítica – Jornal Nós Por Exemplopt_BR
dc.subjectCultural Historypt_BR
dc.subjectNewspaper Nós por Example – Analysis of the speechpt_BR
dc.subjectPedagogical Discourses - AIDSpt_BR
dc.subjectAIDS - Practices Educationalpt_BR
dc.subjectHomosexuality – Biopolitics – Jornal Nós Por Examplept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorHENRIQUES, Adolfo Veiller Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe educational practices of AIDS in the newspaper Nós Por Exemple (1991- 1995).pt_BR
dc.identifier.citationHENRIQUES, Adolfo Veiller Souza. As práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991-1995). 2021. 174fl. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADOLFO VEILLER SOUZA HENRIQUES – DISSERTAÇÃO PPGH CH 2021.pdfAdolfo Veiller Souza Henriques - Dissertação PPGH CH 2021.1.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.