Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27312
Title: A crônica como recurso pedagógico para o resgate das memórias em sala de aula: uma intervenção para o 9 do ensino fundamental II.
Other Titles: The chronicle as a pedagogical resource for the rescue of memories in the classroom: an intervention for the 9th of elementary school II.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Júlia Vitória Menezes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BEZERRA, Jaqueline de Jesus.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Hérica Paiva.
Keywords: Gênero textual;Gênero crônica;Memórias;Usos da Língua;Interdisciplinaridade;Linguagem;Aulas de Língua portuguesa;Produção de Crônica;Textual Genre;Chronic genre;Memoirs;Uses of Language;Interdisciplinary;Language;Portuguese language classes;Chronicle production
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA,Júlia Vitória Menezes.A crônica como recurso pedagógico para o resgate das memórias em sala de aula: uma intervenção para o 9 do ensino fundamental II. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: textuais em sala de aula numa perspectiva interdisciplinar, sobretudo, porque permite ao aprendiz relacionar os diferentes usos da língua e da linguagem a outros saberes constituídos dialogicamente dentro e fora da escola. Um desses gêneros é a crônica, tomada aqui como instrumento rico para, através da leitura e da escrita, percorrer saberes de uma cidade, de um povo, de um A presente pesquisa tem como foco a importância do trabalho com os gêneros momento, dentre outros, conhecimentos esses vivos na memória e na história de uma comunidade. Nessa direção, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar como a abordagem interdisciplinar, atravessada, sobretudo, pela dinamicidade dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa, pode ser utilizada como ferramenta para discutir com os alunos os aspectos linguísticos, discursivos e históricos que os textos encerram. Partindo deste objetivo geral, foi elencado como objetivos específicos da investigação: a) apresentar as contribuições da abordagem dos gêneros textuais e da interdisciplinaridade para práticas exitosas nas aulas de língua portuguesa; b) discorrer sobre o papel social do gênero crônica para debater em sala de aula valores históricos, discursivos e sociais que envolvem os alunos, sobretudo, os da cidade de Cajazeiras- PB; c) propor uma sequência didática para alunos do Ensino Fundamental II com foco no trabalho interdisciplinar a partir do gênero crônica. Para desenvolvê-la, é pertinente as contribuições de Marcuschi (2008), Sá (2008), Dolz; Schneuwly (2010a), dentre outros. Quanto à metodologia, é uma pesquisa básica, exploratória, bibliográfica e qualitativa. Ao final da pesquisa, é importante trabalhar em favor de práticas com o ensino de língua portuguesa fundamentadas no trabalho com sequências didáticas, metodologia essa comprovadamente eficaz para o êxito dos aprendizes nos processos de leitura e de escrita. Como forma de valorizar os aspectos históricos de uma localidade e suas memórias, foi proposta uma sequência didática cujo plano de fundo é lançar um olhar interdisciplinar através da leitura e produção do gênero crônica em sala de aula.
Abstract: The present research focuses on the importance of working with textual genres in the classroom from an interdisciplinary perspective, above all, because it allows the learner to relate the different uses of language and language to other dialogically constituted knowledge inside and outside school. One of these genres is the chronicle, taken here as a rich instrument for, through reading and writing, exploring the knowledge of a city, a people, a moment, among others, knowledge that is alive in the memory and history of a community. In this direction, the present research has as general objective to investigate how the interdisciplinary approach, crossed, above all, by the dynamics of the textual genres in the Portuguese language classes, can be used as a tool to discuss with students the linguistic, discursive and historical aspects that the texts contain. Based on this general objective, we list as specific objectives of the investigation: a) to present the contributions of the textual genres approach and interdisciplinarity to successful practices in Portuguese language classes; b) to describe the social role of the chronicle genre to classroom discussion about historical, discursive and social values that involve students, especially those from the town of Cajazeiras-PB; c) to propose a didactic sequence for Elementary School II students with a focus on interdisciplinary work from the chronicle genre. To develop it, we started with the contributions of Marcuschi (2008), Sá (2008), Dolz and Schneuwly (2010a), among others. As for the methodology, it is a basic, exploratory, bibliographic and qualitative research. At the end of the research, we advocate practices with the teaching of Portuguese language based on working with didactic sequences, a methodology that has been proven to be effective for the success of learners in the processes of reading andwriting. As a way of valuing the historical aspects of a locality and its memories, a didactic sequence was proposed whose background is to launch an interdisciplinary look through the reading and production of the chronicle genre in the classroom.
Keywords: Gênero textual
Gênero crônica
Memórias
Usos da Língua
Interdisciplinaridade
Linguagem
Aulas de Língua portuguesa
Produção de Crônica
Textual Genre
Chronic genre
Memoirs
Uses of Language
Interdisciplinary
Language
Portuguese language classes
Chronicle production
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27312
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÚLIA VITÓRIA MENEZES BEZERRA.TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2022.pdfJúlia Vitória Menezes Bezerra. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2022.381.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.