Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27301
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARBOSA, F. K.. L. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3662242058929178pt_BR
dc.contributor.advisor1REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.advisor1IDREINALDO, M. A. G. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3662242058929178pt_BR
dc.contributor.referee1RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.contributor.referee2DIONÍSIO, Angela Paiva.
dc.contributor.referee3SILVA, Williany Miranda.
dc.description.resumoA tecnologia invadiu a sala de aula e trouxe consigo um mosaico multissemiótico, representado por palavras, gestos, imagens, sons, animações etc. Essa mudança na sociedade exige que a escola prepare a sua clientela para se adequar ao funcionamento da sociedade cada vez mais digital e para a leitura de diferentes modos. Os avanços nos recursos tecnológicos têm contribuído para a mudança em termos de ensinoaprendizagem dos componentes curriculares das áreas de formação técnico-profissional, o que implica a necessidade de se observar princípios de elaboração de materiais didáticos tendo em vista o processo cognitivo de aprendizagem. Procurando inserir-se nessa linha de reflexão, esta pesquisa busca investigar como o professor de língua materna, através do seu deslocamento para os contextos disciplinares de formação técnica, pode contribuir para auxiliar na aprendizagem ativa dos conteúdos dos diferentes componentes curriculares. De modo específico, o estudo pretende descrever três princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimodal (TCAM) em materiais instrucionais de formação técnica disponíveis em ambiente virtual. O referencial teórico utilizado para análise dos dados está representado pelas contribuições de estudos situados em três campos: (a) dos estudos retóricos de gênero (BAZERMAN, 2009; BAZERMAN & PRIOR, 2007; DEVITT, 2004; MILLER, 2012), (b) da interdisciplinaridade como deslocamento de contexto (BAZERMAN, 2007; ETGES, 2011; FAZENDA, 2013; MOURA, 2012) e (c) da aprendizagem multimodal (DIONISIO & VASCONCELOS, 2013; MAYER, 2009 e 2010 [2008]). O primeiro campo tem como base o entendimento de que o estudo dos gêneros é indissociável de seu contexto social e a inserção nesses contextos favorece o conhecimento da cultura disciplinar. O segundo consiste na interdisciplinaridade como deslocamento de contexto em que o professor de língua materna pode contribuir de forma efetiva com adequação de materiais na área de formação específica. O terceiro campo teórico enfoca fatores favoráveis à aprendizagem multimodal na elaboração de material instrucional multimodal. Os dados da pesquisa são de natureza documental e estão constituídos por quatro vídeos de domínio público destinados à complementação da aprendizagem em ambiente virtual, para acompanhamento de cursos presenciais em um curso de Mecatrônica do Instituto Federal de Pernambuco - câmpus Caruaru. Os resultados da análise mostram que dois dos materiais em referência apresentam fatores que não favorecem a aprendizagem ativa, pois sobrecarregam os canais de processamento de informações, ora incluem conteúdos irrelevantes. Os dois materiais seguintes, elaborados em parceria do professor de componente de formação técnica com a professora de linguagem, atendem aos princípios da TCAM. Como principal consequência desses resultados, a pesquisa aponta para a necessidade do diálogo (inter)disciplinar entre o docente de língua materna e os docentes das disciplinas de formação técnica, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de materiais didáticos que envolvem multissemioses e da consequente aprendizagem ativa dos estudantes em cursos profissionalizantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAnálise de material didático na perspectiva da aprendizagem multimodal em um curso técnico integrado.pt_BR
dc.date.issued2014-09
dc.description.abstractTechnology has invaded the classroom and has brought along a multisemiotic mosaic represented by words, gestures, images, sounds, animations etc. That change in society demands schools to prepare the population for the functioning of an increasing digital society and to read different modes. The advances on technological resources have contributed to the change in the components of curriculum considering the teachinglearning aspects on the field of technical professional education, which imply the need to observe the principals in the elaboration of didactic courseware based on the cognitive learning process. Searching for that line of thought, this research investigates how the mother language teachers, by their dislocation to disciplinary contexts in technical formation, can contribute to aid the active learning of the subjects on different components of curriculum. Specifically, the study intents to describe three principals of the Cognitive Theory of Multimodal Learning (CTML) concerning instructional materials of technical education available in virtual environment. The theoretical reference used for data analysis is represented by the contributions from three research fields: (a) rhetorical studies of genre (BAZERMAN, 2009; BAZERMAN & PRIOR, 2007; DEVITT, 2004; MILLER, 2012), (b) interdisciplinarity as dislocation of context (BAZERMAN, 2007; ETGES, 2011; FAZENDA, 2013; MOURA, 2012) and (c) multimodal learning (DIONISIO & VASCONCELOS, 2013; MAYER, 2009 e 2010 [2008]). The first field is based on the understanding that the study of genres is inseparable of its social context and the insertion in these contexts favors the acknowledgement of the disciplinary culture. The second one consists of the interdisciplinarity as a mother language teacher’s context dislocation contributing effectively to the adequacy of materials on a specific area of expertise. The third field focuses on multimodal learning, which aims to elaborate a multimodal instructional material. The research data are of nature documentary and are constituted by four public domain videos intended to learning complementation in learning virtual environment, used as follow-up material on classroom courses of the Mechatronics course in the Federal Institute of Pernambuco – Caruaru campus. The results of the analysis show that two of the materials do not favor an active learning, once they either overload information process channels or include irrelevant contents. The other two prepared along with the language teachers and the teachers of the specific component comply with the principals of the CTML. As main consequence of the results, the research points to the necessary interdisciplinary dialog among the mother language teacher and the teachers of the specific fields, as a way to contribute to the improvement of the didactic courseware encompassing multisemiotic aspects and consequent active learning of the students attending professional courses.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27301
dc.date.accessioned2022-09-19T19:45:33Z
dc.date.available2022-09-19
dc.date.available2022-09-19T19:45:33Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMaterial didático - análisept_BR
dc.subjectAnálise de material didáticopt_BR
dc.subjectRecursos didáticos - análisept_BR
dc.subjectAprendizagem multimodalpt_BR
dc.subjectLinguagem e ensinopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
dc.subjectTeoria cognitiva da aprendizagem multimodalpt_BR
dc.subjectAprendizagem em ambiente virtualpt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação de Pernambuco - Caruarupt_BR
dc.subjectCurso de Mecatrônica - IFPE - Caruarupt_BR
dc.subjectEstudos retóricos de gêneropt_BR
dc.subjectRetórica de gêneropt_BR
dc.subjectTeaching material - analysispt_BR
dc.subjectAnalysis of teaching materialpt_BR
dc.subjectTeaching resources - analysispt_BR
dc.subjectMultimodal learningpt_BR
dc.subjectLanguage and teachingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinarypt_BR
dc.subjectIntegrated high schoolpt_BR
dc.subjectCognitive theory of multimodal learningpt_BR
dc.subjectLearning in a virtual environmentpt_BR
dc.subjectFederal Institute of Education of Pernambuco - Caruarupt_BR
dc.subjectMechatronics Course - IFPE - Caruarupt_BR
dc.subjectRhetorical studies of genderpt_BR
dc.subjectGender rhetoricpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Flávia Karolina Lima Duarte.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of teaching material from the perspective of multimodal learning in an integrated technical course.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Flávia Karolina Lima Duarte. Análise de material didático na perspectiva da aprendizagem multimodal em um curso técnico integrado. 2014. 115f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27301pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLÁVIA KAROLINA LIMA DUARTE BARBOSA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfFlávia Karolina Lima Duarte Barbosa - Dissertação PPGLE CH 2014.3.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.