Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27296
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS JÚNIOR, A. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5400450929289559pt_BR
dc.contributor.advisor1WANDERLEY, Naelza de Araújo.
dc.contributor.advisor1IDWANDERLEY, N. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3611928212835405pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Márcia Tavares.
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Lilian de Oliveira.
dc.description.resumoAo refletir sobre as atuais práticas de ensino de literatura, especificamente, o trabalho com o cordel na sala de aula, sugere-se metodologias que venham a favorecer a interação entre o leitor e o texto literário. Nesta dissertação relata-se um experimento com o cordel vivenciado por professores do Ensino Médio, de escolas públicas paraibanas, localizadas na cidade de Campina Grande, Paraíba. O objetivo da pesquisa é refletir sobre a prática de ensino de literatura a partir do uso do cordel enquanto texto literário, contribuindo para a formação continuada de professores do Ensino Médio. Também faz parte dos objetivos conhecer as práticas docentes, caracterizando a mediação dos professores participantes e favorecendo a convivência com a Literatura de Cordel. Para tanto, utiliza-se como fundamentos teóricos Cosson (2012); Colomer (2007); Marinho e Pinheiro (2012); OCEMs (2008); Tardif (2011) e Zilbermam (1989), no que se refere sobre os saberes construídos pelos docentes ao longo da sua formação e as implicações para o ensino da Literatura. Além disso, utiliza-se para as considerações sobre a literatura de cordel os pressupostos de Abreu (1999); Curran (1973); Diégues Jr. (1986); Galvão (2001) e Santos Jr. (2010), no que tange as reflexões sobre a Literatura de Cordel a sua historiografia, bem como as mudanças ocorridas ao longo das décadas. Entre os resultados obtidos, constata-se que a Literatura de Cordel ainda se encontra distante da sala de aula, seja pela falta de uma abordagem metodológica adequada, seja pela ausência da Literatura de cordel na formação acadêmica docente. Deste modo, observa-se que há uma predileção por textos cristalizados, geralmente, pelos livros didáticos. A busca por um auxílio metodológico e novos conhecimentos sobre o cordel possibilitou, através da participação dos docentes, uma ampliação de abordagens de leitura e trabalho em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura Letraspt_BR
dc.titleA literatura de cordel e a formação continuada de professores.pt_BR
dc.date.issued2014-09
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27296
dc.date.accessioned2022-09-19T18:56:45Z
dc.date.available2022-09-19
dc.date.available2022-09-19T18:56:45Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTexto literário - cordelpt_BR
dc.subjectPráticas docentes - literatura de cordelpt_BR
dc.subjectEnsino médio e Literaturapt_BR
dc.subjectPoesia de cordelpt_BR
dc.subjectMaria Godelivie - poesia de cordelpt_BR
dc.subjectAntônio Francisco - poesia de cordelpt_BR
dc.subjectLiterature of twinept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectLiterary text - stringpt_BR
dc.subjectTeaching practices - cordel literaturept_BR
dc.subjectHigh School and Literaturept_BR
dc.subjectString poetrypt_BR
dc.subjectMaria Godelivie - Cordel poetrypt_BR
dc.subjectAntonio Francisco - string poetrypt_BR
dc.subjectLittérature de la ficellept_BR
dc.subjectFormation des enseignantspt_BR
dc.subjectTexte littéraire - chaînept_BR
dc.subjectPratiques pédagogiques - littérature de cordelpt_BR
dc.subjectLycée et littératurept_BR
dc.subjectPoésie à cordespt_BR
dc.subjectMaria Godelivie - Poésie de Cordelpt_BR
dc.subjectAntonio Francisco - poésie pour cordespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS JÚNIOR, Arinélio Lacerda dos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCordel literature and the continuing education of teachers.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS JÚNIOR, Arinélio Lacerda dos. A literatura de cordel e a formação continuada de professores. 2014. 133f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27296pt_BR
dc.description.resumeRéfléchir sur les pratiques actuelles de l’enseignement de la littérature, spécifiquement le travail avec le Cordel dans la salle de classe, ce qui suggére des méthodologies qui peuvent favoriser l'interaction entre le lecteur et le texte littéraire. Dans ce mémoire, nous présentons une expérience avec le cordel vécue par des étudiants du lycée dans des écoles publiques situées à la ville de Campina Grande, Paraíba. L'objectif de notre recherche est de discuter la pratique de l'enseignement de la littérature basé sur l'utilisation du cordel comme un texte littéraire, afin de contribuer à la formation continué des enseignants. Il fait également partie des objectifs de ce travail connaître les pratiques d'enseignement, montrer les caractéristiques de la médiation des professeurs participants et de promouvoir la coexistence avec la Littérature de cordel. Par conséquent, il est utilisé comme fondements théoriques Cosson (2012); Colomer (2007); Marine et Pinheiro (2012); OCEMs (2008); Tardif (2011) et Zilbermam (1989), concernant les connaissances acquises par les enseignants pendant leur formation et les implications pour l'enseignement de la littérature. En outre, pour l'examen et les refléxions sur la littérature de cordel nous nous sommes appuyés sur les hypothèses de Abreu (1999); Curran (1973); Diégues Jr. (1986); Galvão (2001) et Santos Jr. (2010) aussi que son historiographie et les changements au fil du temps. Parmi les résultats, il semble que la littérature de cordel est encore loin de la salle de classe en raison de l'absence d'une approche méthodologique adéquate, aussi bien que pour son absence dans la formation universitaire. Ainsi, nous vérifions qu'il existe une prédilection par les textes cristallisés, le plus souvent par les manuels. La recherche d'un support méthodologique et des nouvelles connaissances sur le cordel ont été possibles grâce à la participation des enseignants, une croissance des approches de lecture et de travail en classe.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARINÉLIO LACERDA DOS SANTOS JÚNIOR - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfArinélio Lacerda dos Santos Júnior - Dissertação PPGLE CH 2014.863.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.