Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27293
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMEDEIROS, H. E. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4049342376955858pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.contributor.referee1WANDERLEY, Naelza de Araújo.
dc.contributor.referee2QUEIROZ, Amarino de Oliveira.
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar cordéis do poeta popular Antonio Francisco a partir do viés social e realizar uma experiência de leitura compartilhada no primeiro ano do ensino médio. Durante a vivência com folhetos do poeta em sala de aula, verificamos como se deu a recepção dos alunos no momento da leitura à luz de duas categorias: a oralidade e a crítica social. Como principais referenciais que nortearam nossa pesquisa, citamos as reflexões teóricas a respeito da Estética da Recepção com Jauss (1994) e Iser (1979). Quanto às orientações teórico-metodológicas para a leitura literária na escola, lançamos mão de Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007), bem como documentos oficiais por meio das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Referenciais Curriculares da Paraíba para o Ensino Médio (2006). No que se refere ao estudo da poesia, nos detivemos nas teorias de Bosi (1977), Eliot (1991), Paes (1996) e Thomson (1977). Tratando-se do viés da crítica social nos amparamos em Candido (1972), Carpeaux (1999) e Gullar (1989). Para refletirmos sobre a cultura popular e a literatura de cordel e seu ensino, nos detivemos aos estudos de Abreu (1999), Ayala (2010, 2011), Burke (2010), Galvão (2001), Marinho e Pinheiro (2012), Matos (2010), Pinheiro (2008a, 2008b, 2011), Ribeiro (1986), Rodrigues (2006), Terra (1980) e Zumthor (2001). No percurso de nossa pesquisa, observamos que os cordéis do poeta, além do tom de crítica social também apresentam um lirismo. No momento da leitura dos folhetos em sala de aula, verificamos que a identificação dos alunos com os folhetos foi constituída a partir da leitura oral expressiva do professor mediador e alunos (gestos, imitações de alguns sons e falas de personagens dos cordéis lidos) e da mobilização de conhecimentos prévios. A experiência com o cordel comprova que o texto literário se torna mais significativo para o aluno/leitor quando é possibilitada a socialização da leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleDe calça curta e chinela: a poesia de Antônio Francisco na sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2014-02
dc.description.abstractThis research has as objective to analyze cordéis by Antonio Francisco, focusing the social critical and to carry out group reading sessions at Elementary schools with students in the first grade. During the experience with cordéis in the classroom evaluate the students' reception of these poems in the reading the light of two categories: orality and criticism social. The main theoretical premises that informed our study were based on reflections regarding Reception Aesthetics by Jauss (1994) and Iser (1979). With regard to the theoretical-methodological orientations for reading literature in the schools, we used Colomer (2007), Petit (2008), Pinheiro (2007), as a basis, as well as official documents found in the Curriculum Guidelines for Middle School (2006) and the Curriculum References of Paraíba for Middle School (2006). Referring to the study of poetry, we concentrate on the theories by Bosi (1977), Eliot (1991), Paes (1996) and Thomson (1977). As regards the social criticism bias admitted in Candido (1972), Carpeaux (1999) and Gullar (1989). To reflect on popular culture and cordel literature and its teaching, we adopt to studies Abreu (1999), Ayala (2010, 2011), Burke (2010), Galvão (2001), Marinho and Pinheiro (2012), Matos (2010), Pinheiro (2008a, 2008b, 2011), Ribeiro (1986), Rodrigues (2006), Terra (1980) and Zumthor (2001). In the course of our research, we observe that the cordel by poet, besides the tone of social criticism that make us reflect on the contemporary man, also have a lyricism with personifications, taking the reader to wander in the world of fantasy poetic. Upon reading the cordéis in the classroom, we found that the identification of students with leaflets was formed from the expressive oral reading facilitator and students (gestures, imitations of certain sounds and words of personage of the cordéis read) and mobilization of prior knowledge. Our experience with the cordéis proves that the literary text becomes more meaningful to the student / reader is enabled when the socialization of reading.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27293
dc.date.accessioned2022-09-19T18:26:11Z
dc.date.available2022-09-19
dc.date.available2022-09-19T18:26:11Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectAntônio Francisco - poesia de cordelpt_BR
dc.subjectCordel em sala de aulapt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura popular - cordelpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectPoesia de cordelpt_BR
dc.subjectEnsino médio - literatura de cordelpt_BR
dc.subjectPoetas Potiguares - Antônio Franciscopt_BR
dc.subjectPoetas Rio-Grandense-do-norte - Antônio Franciscopt_BR
dc.subjectLiteratura de folhetospt_BR
dc.subjectCordel e crítica socialpt_BR
dc.subjectLiterature of twine
dc.subjectString in the classroom
dc.subjectAntônio Francisco - Cordel poetry
dc.subjectteaching literature
dc.subjectPopular Literature - Cordel
dc.subjectreader training
dc.subjectstring poetry
dc.subjectHigh School - Cordel Literature
dc.subjectPotiguar Poets - Antônio Francisco
dc.subjectpamphlet literature
dc.subjectCordel and social criticism
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Hadoock Ezequiel Araújo de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIn short pants and flip-flops: Antônio Francisco's poetry in the classroom.pt_BR
dc.identifier.citationMEDEIROS, Hadoock Ezequiel Araújo de. De calça curta e chinela: a poesia de Antônio Francisco na sala de aula. 2014. 157f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27293pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HADOOCK EZEQUIEL ARAÚJO DE MEDEIROS - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfHadoock Ezequiel Araújo de Medeiros - Dissertação PPGLE CH 2014.2.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.