Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27290
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, M. J.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4243116581330472pt_BR
dc.contributor.advisor1NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.-
dc.contributor.advisor1IDNÓBREGA, M. M. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2123326909056011pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.contributor.referee1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Vaneide Lima.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, V. L.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma proposta de trabalho com a leitura de poemas de Manoel de Barros em uma turma de 3º ano do ensino médio da rede estadual na cidade de Santa Luzia- PB. Por meio de uma experiência literária realizada em sala de aula, a pesquisa teve por objetivos refletir sobre a recepção dos poemas de Manoel de Barros no contexto da formação de leitores e, ao mesmo tempo, ponderar acerca da metodologia utilizada durante as aulas de literatura do ensino médio inovador. Foi possível, ainda, pensar acerca do tratamento que é dado à poesia na escola e estimular o gosto pela leitura de poemas, tendo como porta de entrada a poesia de Barros. Como referenciais teóricos da pesquisa, recorremos a Cosson (2009), Colomer (2007) e Pinheiro (2007), para o trabalho com a literatura em sala de aula; Petit (2008) e Rouxel (2013) sobre as aulas de literatura no ensino médio; Jauss (1979) e Iser (1979), no que concerne às contribuições da teoria da estética da recepção; Bosi (2000), Adorno (2003), Staiger (1975) e Cohen (1978), acerca da delimitação do objeto poético e da linguagem poética; Bordini e Aguiar (1988), no sentido de buscar subsídios do método recepcional para análise da recepção dos poemas. Os resultados da pesquisa puderam mostrar que, através de um trabalho sistemático com a leitura e espaços para a discussão de poesias e reflexão acerca delas, os alunos podem aproximar-se do texto poético de modo mais consciente e prazeroso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleA cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros.pt_BR
dc.date.issued2014-08-19-
dc.description.abstractThis paper presents a proposal of work with the reading with Manoel de Barros‟ poetry in a class room of the 3th year of the secondary school from a state public school in Santa Luzia- PB. By means of a literary experience realized in class room, this research had for goal reflect about the acceptance of Manoel de Barros‟ poetry in the context of the formation of regular readers. At the same time, it considers about the methodology used in the classes of literature in the secondary school innovator system. It was also possible to think about the treatment received by the poetry in class and seek for the right motivation to habit of reading poetry, having Barros‟ poetry as the initializer. As theoretical references for this research, it was chose Cosson (2009), Colomer (2007) and Pinheiro (2007), for the works of literature in class room; Petit (2008) and Rouxel (2013), about the classes in secondary school; Jauss (1979) e Iser (1979), with respect to the contributions to the reader-response criticism; Bosi (2000), Adorno (2003), Staiger (1975) e Cohen (1978), about the delimitation of the poetical subject and the poetical language; Bordini e Aguiar (1988), in the meaning of seek for contributions for the recepcional method for the analyses of the reception of the poems. The results of this paper may show that by systematic working with reading and spaces for debate and reflection about poetry. The students could approach the poetic text in a more consciously and pleasant way.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27290-
dc.date.accessioned2022-09-19T18:15:53Z-
dc.date.available2022-09-19-
dc.date.available2022-09-19T18:15:53Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectManoel de Barros - poetapt_BR
dc.subjectPoesia Sul-mato-grossense - Manoel de Barrospt_BR
dc.subjectEstética da recepçãopt_BR
dc.subjectAulas de literatura - ensino médiopt_BR
dc.subjectLinguagem poéticapt_BR
dc.subjectTexto poéticopt_BR
dc.subjectRecepção de poemas - ensino médiopt_BR
dc.subjectTeaching literaturept_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectManoel de Barros - poetpt_BR
dc.subjectPoetry from Mato Grosso do Sul - Manoel de Barrospt_BR
dc.subjectReception aestheticspt_BR
dc.subjectLiterature classes - high schoolpt_BR
dc.subjectPoetic languagept_BR
dc.subjectPoetic textpt_BR
dc.subjectReception of poems - high schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Maria Jahynne dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe color of ecstasy: a reading experience with poems by Manoel de Barros.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Jahynne Dantas dos. A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros. 2014. 208f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27290pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JAHYNNE DANTAS DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfMaria Jahynne Dantas dos Santos - Dissertação PPGLE CH 20147.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.