Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27284
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCRUZ, M. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8899209732208087pt_BR
dc.contributor.advisor1SYLVESTRE, Fernanda Aquino.-
dc.contributor.advisor1IDSYLVESTRE, F. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7263180497540978pt_BR
dc.contributor.advisor2ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.contributor.advisor2IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.contributor.referee1MARIZ, Josilene Pinheiro.-
dc.contributor.referee1IDMARIZ, J. P.pt_BR
dc.contributor.referee2QUEIROS, Rosângela Maria Soares de.-
dc.contributor.referee2IDQUEIROS, R. M. S.pt_BR
dc.description.resumoO cinema é constantemente utilizado como recurso metodológico pelos professores na sala de aula, no entanto, este recurso muitas vezes vem sendo empregado apenas no intuito de “preencher” alguns momentos das aulas. Uma questão que merece ser investigada é como a utilização de filmes em aulas de literatura de língua inglesa pode contribuir para o aprendizado dos alunos. Considerando este questionamento, o presente trabalho tem como objetivo analisar de que modo filmes são utilizados enquanto recurso metodológico no desenvolvimento do trabalho com o texto literário em aulas de literatura de língua inglesa em instituições de ensino superior. Em um âmbito mais específico, objetivamos identificar e analisar o modo como os professores utilizam determinados filmes em suas aulas e de que maneira acontece a recepção e compreensão do texto literário por parte dos alunos após a exibição de filmes adaptados da literatura. Apresentamos como suporte teórico estudos sobre a estrutura da prosa literária (BARTHES, 1976), assim como da narrativa cinematográfica enquanto linguagem, passando, ainda, pela apresentação do conceito de adaptação cinematográfica (BRITO, 2006). Destacamos o trabalho com a literatura na sala de aula e as possibilidades de uso do cinema neste âmbito. Retomamos o conceito de leitura compartilhada (COLOMER, 2007), o direito à literatura (CANDIDO, 2004) e a importância da interação entre texto e leitor abordada pela Estética da recepção (ISER, 1979), a partir da qual refletimos sobre a relação existente entre espectador e filme. Metodologicamente, este trabalho se divide em dois momentos: a aplicação de um questionário junto aos professores e alunos e as observações de aulas em que o texto literário foi trabalhado junto com a sua adaptação cinematográfica. Constatamos que a metodologia adotada pelos professores adequou-se à proposta, havendo um planejamento direcionado e uma coerência com o trabalho desenvolvido na sala de aula. Concluímos que o uso do cinema enquanto abordagem metodológica não consistiu numa função meramente ilustrativa ao longo das aulas, mas implicou em um elemento motivador para a aprendizagem dos alunospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleO diálogo entre o ensino de literatura inglesa e o cinema: método e recepção.pt_BR
dc.date.issued2014-03-28-
dc.description.abstractMovies are constantly used as a method’s resource by teachers in their classes, however, they have been used only to fill in some moments of classes. One thing that must be investigated is how the use of movies in english literature classes can contribute for the students’ learning process. Regarding this question, we bring this work which aims to analyse the way movies are used as a methodological resource in development work with the literary text of english literature classes in higher education institutions. In particular, our objective is to identify and analyse the way teachers use movies in their classes and how do students receive and understand the literary text after watching their adaptations. As a theoretical support, we present some studies about prose narratives (BARTHES, 1976), such as cinematic narratives as a language, passing through the presentation of film adaptation’s concept (BRITO, 2006). We have highlighted the work with literature in classes and the possibilities of also using movies in this context. We have picked up the concept of shared reading (COLOMER, 2007), the right to literature (CANDIDO, 2004), and the importance of the interaction among text and reader approached by Reception Theory (ISER, 1979), from which we have reflected about the relations between movie and its viewer. Methodologicaly, this research is divided in two parts: application of a questionnaire for teachers and students, and observation of classes in which the literary text was studied along with its film adaptation. We have identified that the methodology adopted by the teachers was appropriated for their teaching proposals, because there was a focused class planning, which was developed in a coherent way in the classroom. We can conclude that the use of movies as a methodological approach wasn’t only a way to illustrate movies themselves during classes, but it was a motivating element for students’ learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27284-
dc.date.accessioned2022-09-19T17:33:58Z-
dc.date.available2022-09-19-
dc.date.available2022-09-19T17:33:58Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de literatura inglesapt_BR
dc.subjectLiteratura inglesa - ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura e cinemapt_BR
dc.subjectCinema e literaturapt_BR
dc.subjectRecurso didático filmept_BR
dc.subjectFilmes em sala de aulapt_BR
dc.subjectCinema e educaçãopt_BR
dc.subjectFilmes adaptados da literatura inglesapt_BR
dc.subjectProsa literáriapt_BR
dc.subjectAdaptação cinematográficapt_BR
dc.subjectLeitura compartilhadapt_BR
dc.subjectEstética da recepçãopt_BR
dc.subjectNarrativas - análisept_BR
dc.subjectCinema - linguagempt_BR
dc.subjectTeaching English Literaturept_BR
dc.subjectEnglish literature - teachingpt_BR
dc.subjectLiterature and cinemapt_BR
dc.subjectCinema and literaturept_BR
dc.subjectDidactic resource filmpt_BR
dc.subjectFilms in the Classroompt_BR
dc.subjectCinema and educationpt_BR
dc.subjectFilms adapted from English literaturept_BR
dc.subjectLiterary prosept_BR
dc.subjectFilm adaptationpt_BR
dc.subjectShared readingpt_BR
dc.subjectReception aestheticspt_BR
dc.subjectNarratives - analysispt_BR
dc.subjectCinema - languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCRUZ, Magnólia de Negreiros.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe dialogue between teaching English literature and cinema: method and reception.pt_BR
dc.identifier.citationCRUZ, Magnólia de Negreiros. O diálogo entre o ensino de literatura inglesa e o cinema: método e recepção. 2014. 162f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27284pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAGNOLIA DE NEGREIROS CRUZ - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfMagnólia de Negreiros Cruz - Dissertação PPGLE CH 20141.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.