Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27273
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, K. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3646326303938978pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Marco Antônio Margarido.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, M. A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7215425152123749pt_BR
dc.contributor.referee1MEDRADO, Betânia Passos.-
dc.contributor.referee1IDMEDRADO, B. P.pt_BR
dc.contributor.referee2BRANCO, Sinara de Oliveira.-
dc.contributor.referee2IDBRANCO, S. O.pt_BR
dc.description.resumoO questionamento sobre o conteúdo dos livros didáticos e sua função social mediante as propostas curriculares estaduais tem se tornado um ponto de discussão frequente entre Governo, Secretarias de Educação, editoras e professores. Discutir a escolha do livro didático que contemple interesses nacional (seu propósito primeiro) e também local tem se resultado em uma tarefa complexa, mas necessária enquanto requisito para uma sociedade globalizada. Assim, nesta pesquisa qualitativa, de cunho documental, tem-se como objetivo geral identificar como a coleção de Língua Inglesa On Stage para o Ensino Médio se alinha com os pressupostos teóricos e metodológicos da Base Curricular Comum de Pernambuco – BCC/PE. Neste estudo, utilizou-se de fundamentos teóricos relacionados às questões de linguagem e novos letramentos no ensino de Língua Inglesa no contexto de pós-modernidade presentes em Cafiero (2010), Coracini (1999), Kleiman (2006), Kumaravadivelu (2006), Moita Lopes (2006), Rajagopalan (2003), Rojo (2009) e Soares (2010). Com relação ao currículo flexível e crítico tomou-se com base Arroyo (2011), Moreira (2008), Santomé (2013) e Silva (2010). E, o questionamento sobre o livro didático como recurso midiático no espaço pós-moderno apresentado por Bauman (2001), Santaella (2007), Libâneo (2011) e Gimeno Sacristán (2007). O corpus desta pesquisa é composto da coleção didática On Stage de Amadeu Marques - fruto do processo de escolha do PNLD/2012; o documento norteador das redes públicas de ensino: a Base Curricular Comum de Pernambuco (BCC-PE/2008) e o manual do professor dessa coleção. O motivo da escolha desse livro didático se justifica pelo contexto do Programa de Formação Continuada de Professores implementado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco nos anos de 2010 a 2011, com pólo na Gerência Regional de Educação (GRE), do Sertão do Alto Pajeú. Como resultados, constatou-se que a coleção On Stage, por meio dos temas socioculturais presentes e interligados nas seções Before you read, Reading e Think about it, alinha-se aos pressupostos teóricos da BCC, no paradigma da solidariedade, que se afirma no vínculo social e na cidadania. Constatou-se também, que dentre os eixos metodológicos da BCC, apenas a contextualização ocorre na integração entre essas seções. A interdisciplinaridade é orientada no manual do professor, mas a pluridisciplinaridade é que prevalece. Percebe-se que há um forte apelo para práticas em que o letramento crítico seja explorado, assim como, a presença do professor e sua formação continuada como articuladores de situações didáticas que promovem o diálogo entre o global e o local na obra didática. Considera-se necessário futuros estudos em que a escolha de livros didáticos, em especial o de Língua Inglesa, reconheça aspectos locais - quanto a princípios e organização -, fazendo dessa escolha um espaço de reflexão e de decisão significativas com implicações na vida do estudante, assim como reconheça a formação continuada do professor de Inglês como mediadora da relação livro didático e sociedade pós-moderna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleO livro didático de inglês no ensino médio: uma análise a partir da base curricular comum do Estado de Pernambuco.pt_BR
dc.date.issued2014-07-
dc.description.abstractThe question about the content of textbooks and their social function by the state curriculum proposals has become a frequent point of discussion between Government Departments of Education, publishers and teachers. Discussing the choice of textbooks includes national (its primary purpose) and local interests also has resulted in a complex task, but necessary as a requirement for a global society. Thus, this qualitative research, the documentary character, it has as main objective to identify how the collection of English Language On Stage for Ensino Médio aligns with the theoretical and methodological assumptions of Base Curricular Comum de Pernambuco - BCC / PE . In this study , we used the theoretical foundations related to issues of language and new literacies in the teaching of English language in the context of postmodernity present in Cafiero (2010), Coracini (1999), Kleiman (2006), Kumaravadivelu (2006), Moita Lopes (2006), Rajagopalan (2003), Rojo (2009) and Smith (2010). With respect to flexible and critical curriculum has been taken based Arroyo (2011), Moreira (2008), Santomé (2013) and Silva (2010). And the question about the textbook as a media resource in the postmodern space presented by Bauman (2001), Santaella (2007), Libâneo (2011) and Gimeno Sacristan (2007). The corpus of this study consists of didactic collection On Stage by Amadeu Marques - resulted of choice PNLD/2012 process; the guiding document of public schools: Base Curricular Comum de Pernambuco ( BCC-PE/2008) and teacher's manual from this collection. The reason for the choice of this textbook is justified by the context of the Program for Continuing Teacher Education implemented by the Education Department of the State of Pernambuco in the years 2010-2011, with pole at Gerência Regional de Educação (GRE), from Sertão do Alto Pajeú. As a result, it was found that the On Stage collection through gifts and socio-cultural issues intertwined in the sections Before you read, Reading and Think about it aligns with the theoretical assumptions of the BCC in the paradigm of solidarity, which is stated in social bond and citizenship. It was also found that among the methodological lines of BCC, only occurs in the contextualization integration between these sections. The interdisciplinary approach is oriented on the teacher's manual, but multidisciplinarity is prevailing. It is noticed that there is a strong call for practices that critical literacy is explored as well as the presence of teachers and his teacher training as articulators of didactic situations to promote dialogue between the global and the local in the didactic collection. It is considered necessary in future studies that the choice of textbooks, especially the English language, recognize local issues - as the principles and organization - by making that choice a space for reflection and decision with significant implications to the student, as well as recognizing the continuing education of teachers of English as a mediator of the relationship textbook and postmodern society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27273-
dc.date.accessioned2022-09-19T14:36:12Z-
dc.date.available2022-09-19-
dc.date.available2022-09-19T14:36:12Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLivro didático de inglêspt_BR
dc.subjectFormação de professores de língua inglesapt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectLetramentos - ensino de língua inglesapt_BR
dc.subjectEnsino de inglês - ensino médiopt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectProposta curricularpt_BR
dc.subjectColeção de língua inglesa On stage - ensino médiopt_BR
dc.subjectEnglish textbookpt_BR
dc.subjectEnglish language teacher trainingpt_BR
dc.subjectApplied Linguisticspt_BR
dc.subjectLiteracy - English language teachingpt_BR
dc.subjectTeaching English - High Schoolpt_BR
dc.subjectSchool curriculumpt_BR
dc.subjectPostmodernitypt_BR
dc.subjectCurriculum proposalpt_BR
dc.subjectEnglish language collection On stage - high schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Kleber Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe English textbook in high school: an analysis from the common curriculum base of the State of Pernambuco.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Kleber Ferreira. O livro didático de inglês no ensino médio: uma análise a partir da base curricular comum do Estado de Pernambuco. 2014. 175f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27273pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KLEBER FERREIRA COSTA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfKleber Ferreira Costa - Dissertação PPGLE CH 20147.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.