Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27268
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO, J. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3184398349624127pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Márcia Tavares.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1904168802083424pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Maria Analice Pereira da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, M. A. P.pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Maria Marta dos Santos.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, M. M. S.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar alguns apontamentos sobre a leitura literária no contexto escolar para, em seguida, descrever e analisar aspectos importantes acerca da recepção do texto literário em turma do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino, situada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Para tanto, observamos questões temáticas referentes, sobretudo, ao conto “Embargo”, do escritor português José Saramago. Dentre alguns dos pressupostos teóricos utilizados para fundamentar essa pesquisa, destacamos, com base na Estética da Recepção, os conceitos de horizonte de expectativa e experiência estética, atribuídos por Jauss (1979) e de vazios, tomado por Iser (1979). No que diz respeito à metodologia de ensino de literatura, tentamos nos aproximar do modelo defendido pelas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), que sugerem uma metodologia que privilegia o contato efetivo do aluno com o texto literário e também recorremos aos Referenciais curriculares para o ensino médio da Paraíba (2007). Ainda nesse âmbito, recuperamos a noção de letramento literário, evidenciada em Cosson (2011), além de algumas reflexões presentes em Jouve (2002), Colomer (2007) e Bordini e Aguiar (1993). Nossa experiência em sala de aula confirmou que a leitura integral de textos literários é uma necessidade real quando entendemos que um dos objetivos dessa prática é formar leitores críticos. Ademais, pudemos comprovar que os alunos tornam-se mais motivados participativos quando se sentem em um ambiente aberto ao diálogo e percebem que a sua experiência de mundo é válida na leitura de um texto literário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleUm “embargo” em sala de aula: leitura de José Saramago no Ensino Médio.pt_BR
dc.date.issued2014-03-
dc.description.abstractThis work’s objective is to present some notes about literary reading at school and then to describe and analyse important aspects regargind reading literary texts on a public high school classroom located in Campina Grande, Paraíba. For this, we have observed the thematic issues related to the short story “Embargo”, written by José Saramago, a Portuguese writer. Among the theories we have been used to explain this research we highlight, based on Reception Theory, the concepts of the expectation’s horizon and aesthetic experience, both assigned by Jauss (1979), and the empties, presented by Iser (1979). Regarding to the methods used to teach literature, we tried to approach it to a model presented by the Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), which suggests a methodology that highlights the real contact between students and the literary text; besides, we have also recurred to the Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2007). Still about this subject, we have recovered the meaning of literary literacy, presented by Cosson (2001), besides other reflections brought by Jouve (2002), Colomer (2007), Bordini and Aguiar (1993). Our class experience has confirmed that the full reading of literary texts is a real need when we understand that one of the objectives of this exercise is to form critical readers. Besides, we could prove that students become more motivated and participative by feeling that they are in an open environment, so they realize that their life experiences are valid to read a literary text.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27268-
dc.date.accessioned2022-09-19T13:51:49Z-
dc.date.available2022-09-19-
dc.date.available2022-09-19T13:51:49Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectEstética da recepçãopt_BR
dc.subjectJosé Saramago - escritor portuguêspt_BR
dc.subjectLiteratura Portuguesapt_BR
dc.subjectEmbargo - José Saramagopt_BR
dc.subjectConto - José Saramago - literatura portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectLiterary Literacypt_BR
dc.subjectReception aestheticspt_BR
dc.subjectJosé Saramago - Portuguese writerpt_BR
dc.subjectPortuguese Literaturept_BR
dc.subjectEmbargo - José Saramagopt_BR
dc.subjectShort story - José Saramago - Portuguese literaturept_BR
dc.subjectTeaching Literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Jussara Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn “embargo” in the classroom: reading José Saramago in high schoolpt_BR
dc.identifier.citationMELO, Jussara Ferreira. Um “embargo” em sala de aula: leitura de José Saramago no Ensino Médio. 2014. 103f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27268pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUSSARA FERREIRA MELO - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfJussara Ferreira Melo - Dissertação PPGLE CH 20142.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.