Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | LIMA, J. W. B. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6759916018152369 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ALVES, José Hélder Pinheiro. | - |
dc.contributor.advisor1ID | ALVES, J. H. P. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. | - |
dc.contributor.referee1ID | NÓBREGA, M. M. S. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | GUIMARÃES, Kalina Naro. | - |
dc.contributor.referee2ID | GUIMARÃES, K. N. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa surgiu do interesse de refletir acerca de uma experiência de recepção de poesia, por alunos recém ingressos no curso de Letras, tendo como foco principal os poemas metalingüísticos de Paulo Leminski (2013). Como colaboradores, a pesquisa contou com a turma de Teoria do Texto Poético 2012.2 de uma universidade pública de Campina Grande - PB. A coleta de dados se deu por meio de gravação do áudio dos encontros, de um questionário respondido pelos alunos e por um exercício realizado em dois momentos, no início e no final da disciplina. Para a execução da experiência, foram utilizadas antologias e vídeos, além da realização de discussões em sala de aula. O percurso seguido parte de um momento inicial destinado a apresentar, principalmente, as concepções de poesia presentes em Moisés (2012) e Bosi (2000), além das noções de leitura e recepção literária (JAUSS, 1994 e 2001a e 2001b; ISER 1979 e 2001). Em seguida, tecemos considerações acerca da poesia moderna, embasados, entre outros, nas colocações de Andrade (2010), Bosi (2006) e Bastos (2012), além de estudos sobre a poesia de Paulo Leminski (MARQUES, 2001; DICK, 2004) e sobre a metalinguagem (JAKOBSON 1971; CHALHUB 2005). Num terceiro momento, procedemos na reflexão sobre a experiência e na análise dos dados, utilizando as contribuições de Lucena (2013) sobre ementas de cursos superiores, e de Martins (2010) e Pinheiro (2007) sobre ensino de poesia. Além destes, também contribuem em pontos específicos de nossa pesquisa as reflexões de Alonso (1963), Pound (2006), Jouve (2002), Compagnon (2001), Goldstein (2008) entre outros. O momento final corresponde às reflexões acerca dos resultados alcançados, principalmente no que diz respeito à metodologia adotada e o modo como os colaboradores corresponderam ao que foi posto em prática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literatura | pt_BR |
dc.title | Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. | pt_BR |
dc.date.issued | 2014-04 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267 | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T13:32:46Z | - |
dc.date.available | 2022-09-19 | - |
dc.date.available | 2022-09-19T13:32:46Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Poesia Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Paulo Leminski - poeta | pt_BR |
dc.subject | Poesia Paranaense | pt_BR |
dc.subject | Estética da recepção - poesia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de poesia | pt_BR |
dc.subject | Poemas metalinguísticos - Paulo Leminski | pt_BR |
dc.subject | Leitura e recepção literária | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Curso de Letras - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Brazilian poetry | pt_BR |
dc.subject | Paulo Leminski - poet | pt_BR |
dc.subject | Paraná poetry | pt_BR |
dc.subject | Aesthetics of reception - poetry | pt_BR |
dc.subject | Teaching poetry | pt_BR |
dc.subject | Metalinguistic poems - Paulo Leminski | pt_BR |
dc.subject | Literary reading and reception | pt_BR |
dc.subject | Literary reading | pt_BR |
dc.subject | Letters Course - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Poesía brasileña | pt_BR |
dc.subject | Poesía paranaense | pt_BR |
dc.subject | Estética de la recepción - poesía | pt_BR |
dc.subject | Enseñando poesía | pt_BR |
dc.subject | Poemas metalingüísticos - Paulo Leminski | pt_BR |
dc.subject | Lectura y recepción literaria. | pt_BR |
dc.subject | Lectura literaria | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIMA, José Weslley Barbosa de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | What poetry is this: the reception of poems by Paulo Leminski by students of Letters. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIMA, José Weslley Barbosa de. Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. 2014. 182f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267 | pt_BR |
dc.description.resumen | La presente pesquisa surgió del interés de reflexionar acerca de una experiencia de recepción de la poesía, por alumnos recién ingresos en el curso de Letras, teniendo como foco principal los poemas metalinguísticos de Paulo Leminski (2013). Como colaboradores, la pesquisa contó con el grupo de Teoría del Texto Poético 2012.2 de una universidad pública de Campina Grande - PB. La colecta de dados se dio por medio de grabaciones del audio de los encuentros, de un cuestionario respondido por los alumnos y por un ejercicio realizado en dos momentos, en el inicio y en el final de la asignatura. Para la ejecución de la experiencia, fueron utilizados antologías y vídeos, además de la realización de discusiones en sala de clase. El per curso seguido parte de un momento inicial destinado a presentar, principalmente, las concepciones de poesía presentes en Moisés (2012) y Bosi (2000), además de las nociones de lectura y recepción literaria (JAUSS, 1994 y 2001a y 2001b; ISER 1979 y 2001). En seguida, tesemos consideraciones acerca de la poesía moderna, embasados, entre otros, en las colocaciones de Andrade (2010), Bosi (2006) y Bastos (2012), además de estudios sobre la poesía de Paulo Leminski (MARQUES, 2001; DICK, 2004) y sobre el metalenguaje (JAKOBSON 1971; CHALHUB 2005). En un tercero momento, procedemos en la reflexión sobre la experiencia y en el análisis de los dados, utilizando las contribuciones de Lucena (2013) sobre planes de cursos superiores, y de Martins (2010) y Pinheiro (2007) sobre enseñanza de poesía. Además de eses, también contribuyen en puntos específicos de nuestra pesquisa las reflexiones de Alonso (1963), Pound (2006), Jouve (2002), Compagnon (2001), Goldstein (1979) entre otros. El momento final corresponde a las reflexiones acerca de los resultados alcanzados, principalmente en lo que dice respeto a la metodología adoptada y el modo como los colaboradores correspondieron a lo que fue puesto en práctica. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Linguagem e Ensino. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSE WESLLEY BARBOSA DE LIMA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdf | José Weslley Barbosa de Lima - Dissertação PPGLE CH 2014 | 2.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.