Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, J. W. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6759916018152369pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.contributor.referee1NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.-
dc.contributor.referee1IDNÓBREGA, M. M. S. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2123326909056011pt_BR
dc.contributor.referee2GUIMARÃES, Kalina Naro.-
dc.contributor.referee2IDGUIMARÃES, K. N.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa surgiu do interesse de refletir acerca de uma experiência de recepção de poesia, por alunos recém ingressos no curso de Letras, tendo como foco principal os poemas metalingüísticos de Paulo Leminski (2013). Como colaboradores, a pesquisa contou com a turma de Teoria do Texto Poético 2012.2 de uma universidade pública de Campina Grande - PB. A coleta de dados se deu por meio de gravação do áudio dos encontros, de um questionário respondido pelos alunos e por um exercício realizado em dois momentos, no início e no final da disciplina. Para a execução da experiência, foram utilizadas antologias e vídeos, além da realização de discussões em sala de aula. O percurso seguido parte de um momento inicial destinado a apresentar, principalmente, as concepções de poesia presentes em Moisés (2012) e Bosi (2000), além das noções de leitura e recepção literária (JAUSS, 1994 e 2001a e 2001b; ISER 1979 e 2001). Em seguida, tecemos considerações acerca da poesia moderna, embasados, entre outros, nas colocações de Andrade (2010), Bosi (2006) e Bastos (2012), além de estudos sobre a poesia de Paulo Leminski (MARQUES, 2001; DICK, 2004) e sobre a metalinguagem (JAKOBSON 1971; CHALHUB 2005). Num terceiro momento, procedemos na reflexão sobre a experiência e na análise dos dados, utilizando as contribuições de Lucena (2013) sobre ementas de cursos superiores, e de Martins (2010) e Pinheiro (2007) sobre ensino de poesia. Além destes, também contribuem em pontos específicos de nossa pesquisa as reflexões de Alonso (1963), Pound (2006), Jouve (2002), Compagnon (2001), Goldstein (2008) entre outros. O momento final corresponde às reflexões acerca dos resultados alcançados, principalmente no que diz respeito à metodologia adotada e o modo como os colaboradores corresponderam ao que foi posto em prática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleQue poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras.pt_BR
dc.date.issued2014-04-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267-
dc.date.accessioned2022-09-19T13:32:46Z-
dc.date.available2022-09-19-
dc.date.available2022-09-19T13:32:46Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPoesia Brasileirapt_BR
dc.subjectPaulo Leminski - poetapt_BR
dc.subjectPoesia Paranaensept_BR
dc.subjectEstética da recepção - poesiapt_BR
dc.subjectEnsino de poesiapt_BR
dc.subjectPoemas metalinguísticos - Paulo Leminskipt_BR
dc.subjectLeitura e recepção literáriapt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectCurso de Letras - UFCGpt_BR
dc.subjectBrazilian poetrypt_BR
dc.subjectPaulo Leminski - poetpt_BR
dc.subjectParaná poetrypt_BR
dc.subjectAesthetics of reception - poetrypt_BR
dc.subjectTeaching poetrypt_BR
dc.subjectMetalinguistic poems - Paulo Leminskipt_BR
dc.subjectLiterary reading and receptionpt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectLetters Course - UFCGpt_BR
dc.subjectPoesía brasileñapt_BR
dc.subjectPoesía paranaensept_BR
dc.subjectEstética de la recepción - poesíapt_BR
dc.subjectEnseñando poesíapt_BR
dc.subjectPoemas metalingüísticos - Paulo Leminskipt_BR
dc.subjectLectura y recepción literaria.pt_BR
dc.subjectLectura literariapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, José Weslley Barbosa de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWhat poetry is this: the reception of poems by Paulo Leminski by students of Letters.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, José Weslley Barbosa de. Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. 2014. 182f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267pt_BR
dc.description.resumenLa presente pesquisa surgió del interés de reflexionar acerca de una experiencia de recepción de la poesía, por alumnos recién ingresos en el curso de Letras, teniendo como foco principal los poemas metalinguísticos de Paulo Leminski (2013). Como colaboradores, la pesquisa contó con el grupo de Teoría del Texto Poético 2012.2 de una universidad pública de Campina Grande - PB. La colecta de dados se dio por medio de grabaciones del audio de los encuentros, de un cuestionario respondido por los alumnos y por un ejercicio realizado en dos momentos, en el inicio y en el final de la asignatura. Para la ejecución de la experiencia, fueron utilizados antologías y vídeos, además de la realización de discusiones en sala de clase. El per curso seguido parte de un momento inicial destinado a presentar, principalmente, las concepciones de poesía presentes en Moisés (2012) y Bosi (2000), además de las nociones de lectura y recepción literaria (JAUSS, 1994 y 2001a y 2001b; ISER 1979 y 2001). En seguida, tesemos consideraciones acerca de la poesía moderna, embasados, entre otros, en las colocaciones de Andrade (2010), Bosi (2006) y Bastos (2012), además de estudios sobre la poesía de Paulo Leminski (MARQUES, 2001; DICK, 2004) y sobre el metalenguaje (JAKOBSON 1971; CHALHUB 2005). En un tercero momento, procedemos en la reflexión sobre la experiencia y en el análisis de los dados, utilizando las contribuciones de Lucena (2013) sobre planes de cursos superiores, y de Martins (2010) y Pinheiro (2007) sobre enseñanza de poesía. Además de eses, también contribuyen en puntos específicos de nuestra pesquisa las reflexiones de Alonso (1963), Pound (2006), Jouve (2002), Compagnon (2001), Goldstein (1979) entre otros. El momento final corresponde a las reflexiones acerca de los resultados alcanzados, principalmente en lo que dice respeto a la metodología adoptada y el modo como los colaboradores correspondieron a lo que fue puesto en práctica.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSE WESLLEY BARBOSA DE LIMA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfJosé Weslley Barbosa de Lima - Dissertação PPGLE CH 20142.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.