Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27255
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, C. R. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9280186031588940pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, W. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044907035446244pt_BR
dc.contributor.referee1BEZERRA, Benedito Gomes.-
dc.contributor.referee1IDBEZERRA, B. G.pt_BR
dc.contributor.referee2REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.-
dc.contributor.referee2IDREINALDO, M. A. G. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0323008945925363pt_BR
dc.description.resumoA organização retórica de monografias é escrita a partir da consideração e da retomada de questões de pesquisa, postas na introdução. Com base nesta observação, a presente dissertação possibilita um estudo sobre retextualização ainda não contemplado na literatura, ao evidenciar uma conexão interna entre as seções que compõem o referido gênero: introdução e análise de dados. Para que alguma contribuição teórica seja alcançada, apreende-se como objeto de investigação a monografia e as estratégias de retextualização implicadas. Pretende-se responder à questão “De que maneira estratégias de retextualização na “seção de análise de dados” validam a produção de monografias?” por meio de objetivos que permitam, de forma geral: verificar as estratégias de retextualização como imprescindíveis à constituição do gênero em foco e, de forma específica: descrever o gênero monografia e interpretar a manifestação dessas estratégias na seção de “análise de dados”, realizada no gênero. A relevância dos resultados aponta para a contribuição de características do fenômeno da retextualização ainda não investigadas, e de descrições de monografias enquanto gênero situado em contexto sociorretórico. A sistematização dos dados baseou-se numa metodologia de cunho descritivo-interpretativista e de abordagem qualitativa, através de estudos de casos múltiplos, com exemplares do gênero em estudo, de sujeitos egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, dos Cursos de Licenciatura Plena em Letras e de Bacharelado em Ciências Sociais, do Centro de Humanidades, da UFCG. Dentre os pressupostos teóricos utilizados, Swales (1990; 2004) e Bhatia (2004) possibilitam a análise do referido gênero como ação sociorretórica; assim como Marcuschi (2008a) e Matencio (2002; 2003; 2004) embasam a investigação sobre o fenômeno investigado na escrita deste gênero. Os resultados obtidos atentam para a identificação de processos de retextualização internos, utilizados na seção-alvo “análise de dados”, que contribuem para validação do gênero, através das estratégias de adaptação, reformulação e argumentação, mobilizadas no percurso da produção escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística aplicadapt_BR
dc.titleRetextualização no gênero monografia.pt_BR
dc.date.issued2014-09-
dc.description.abstractThe rhetoric organization of monographs is writing from the consideration and resumption of research issues, placed in the introduction. Based on this observation, this dissertation provides a study of retextualization not yet covered in the literature, to highlight an inner connection between sections that make up this genre: introduction and data analysis. For some theoretical contribution is reached, we seized as the object of research monographs and retextualization strategies involved. Guided by the question, "what way retextualization strategies on "data analysis section" validate the production of monographs?", we intend to answer it from objectives that permit, generally: to check retextualization strategies as essential to the constitution of the genre in focus and, specifically: to describe monographs and to interpret the manifestation of these strategies in the section "data analysis" held in the genre. The relevance of the results points to the contribution of features of the retextualization phenomenon that had not yet investigated. In addition, this work contributes with the descriptions of monographs while genre set in the sociorethoric context. The data systematization was based on the descriptiveinterpretativist methodology and on the qualitative approach, from multiple cases studies, with copies of the genres under study, produced by subjects of The Institutional Scientific Initiation Scholarship Program, recognized as PIBIC, in the Full Degree Course in Arts and in the Bachelor of Social Sciences, in the Humanities Center, of the UFCG. Among the theoretical assumptions used, Swales (1990; 2004) and Bhatia (2004) allow the analysis of the genre as a sociorethoric action; as well as Marcuschi (2008a) and Matencio (2002; 2003; 2004) supports research on the phenomenon investigated in the writing of this genre. The results obtained are a threat for the identification of internal retextualization procedures used in target section "data analysis", which contribute to the validation of the genre, through strategies of adaptation, recasting and argumentation, mobilized in the course of writing production.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27255-
dc.date.accessioned2022-09-19T12:01:46Z-
dc.date.available2022-09-19-
dc.date.available2022-09-19T12:01:46Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectGêneros textuais - monografiapt_BR
dc.subjectMonografia como gênero textualpt_BR
dc.subjectRetextualização e intertextualidadept_BR
dc.subjectIntertextualidade e retextualizaçãopt_BR
dc.subjectGêneros acadêmicospt_BR
dc.subjectEstratégias de retextualização - monografiaspt_BR
dc.subjectSociorretórica - monografiaspt_BR
dc.subjectRetórica - monografiaspt_BR
dc.subjectApplied Linguisticspt_BR
dc.subjectTextual genres - monographpt_BR
dc.subjectMonograph as a textual genrept_BR
dc.subjectRetextualization and intertextualitypt_BR
dc.subjectIntertextuality and retextualizationpt_BR
dc.subjectAcademic genrespt_BR
dc.subjectRetextualization strategies - monographspt_BR
dc.subjectSociorhetorical - monographspt_BR
dc.subjectRhetoric - monographspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Clara Regina Rodrigues de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRetextualisation dans le genre monographique.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Clara Regina Rodrigues de. Retextualização no gênero monografia. 2014. 149f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27255pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLARA REGINA RODRIGUES DE SOUZA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfClara Regina Rodrigues de Souza - Dissertação PPGLE CH 20141.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.