Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27247
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDINIZ, V. S. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1CRUZ, Neide de Fátima Cesar.
dc.contributor.advisor1IDCRUZ, N. F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2508232872883509pt_BR
dc.contributor.referee1NÓBREGA, Daniela Gomes de Araújo da.
dc.contributor.referee2MARIZ, Josilene Pinheiro.
dc.description.resumoA presente pesquisa qualitativa de base etnográfica e bibliográfica (ANDRÉ, 2003; BORTONI – RICARDO, 2008; GIL, 2010) tem os seguintes objetivos específicos: (1) identificar que EA estão implícitas nas tarefas de CO de um LD que está inserido na AC e (2) investigar quais EA são focalizadas por duas professoras ao aplicarem as atividades de CO do LD em questão. Neste estudo, abordaremos aspectos teóricos relacionados ao LD de LI (DIAS e CRISTOVÃO, 2009), à CO (NUNAN, 2003; ROST, 1990; VANDERGRIFT, 1999; ALMEIDA FILHO e EL-DASH, 2002) e EA (OXFORD, 1990; FIELD, 1998; FIGLIOLINI, 2004; GRIFFTHS e PARR, 2011; PAIVA, 1998; RENANDYA e FARREL, 2011; VILAÇA, 2010). O contexto desta pesquisa é uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande. Observamos aula em duas turmas de inglês para alunos iniciantes, cada uma delas com um professor diferente. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos gravação em áudio das aulas, notas de campos e entrevistas semiestruturadas. Desse modo, analisamos dois grupos de atividades de CO do LD (CEP 1, CLA, 2005) para identificar as EA presentes, de maneira explicita ou implícita, nessas atividades. Em seguida, analisamos a aulas das duas professoras aplicando essas atividades para investigar quais EA elas focaram. Os resultados obtidos nos mostram que o LD incentivou o uso das estratégias de memória, cognitivas, compensatórias, metacognitivas e sociais. Em relação às EA focadas pelas professoras, foi possível perceber que elas focaram as mesmas estratégias instigadas pelo LD.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras Linguísticapt_BR
dc.titleEstratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor.pt_BR
dc.date.issued2014-08
dc.description.abstractThe present ethnographic and bibliographic qualitative research (ANDRÉ, 2003; BORTONI – RICARDO, 2008; GIL, 2010) has the following specific objectives: (1) to identify what learning strategies are implicit in the listening activities of an English textbook, that is based on the Communicative approach and (2)to investigate what learning strategies are focused by two teachers when they apply these listening activities. In this study, we approach theories related to English textbooks (DIAS e CRISTOVÃO, 2009), to LC (NUNAN, 2003; ROST, 1990; VANDERGRIFT, 1999; ALMEIDA FILHO e ELDASH, 2002) and to learning strategies (OXFORD, 1990; FIELD, 1998; FIGLIOLINI, 2004; GRIFFTHS e PARR, 2011; PAIVA, 1998; RENANDYA e FARREL, 2011; VILAÇA, 2010). The context of this research is a language school in the city of Campina Grande. We have observed classes in two groups of English for beginners. As instruments for data collection we have audio-recorded the classes, field notes and semi-structured interviews. So, we have analysed two groups of listening activities from the English textbook (CEP 1, CLA, 2005) in order to identify the learning strategies, presented in an implicit or explicit manner in those activities. After that, we have analysed the classes of these teachers applying the activities in order to investigate the strategies these teachers focus. The results indicated that the English textbook focused on cognitive, memory, compensatory and metacognitive strategies. Related to the teachers, it was possible to see that they have focused the same strategies as the English textbook.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27247
dc.date.accessioned2022-09-16T14:04:40Z
dc.date.available2022-09-16
dc.date.available2022-09-16T14:04:40Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectCompreensão oral - língua inglesapt_BR
dc.subjectEstratégias de compreensão oral - língua inglesapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagem - língua inglesapt_BR
dc.subjectLivro didático de língua inglesapt_BR
dc.subjectInglês - ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de língua inglesapt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectPesquisa etnográficapt_BR
dc.subjectAprendizagem - língua inglesapt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectOral comprehension - English languagept_BR
dc.subjectOral comprehension strategies - English languagept_BR
dc.subjectLearning Strategies - English Languagept_BR
dc.subjectEnglish language textbookpt_BR
dc.subjectEnglish - teachingpt_BR
dc.subjectEnglish language teacherspt_BR
dc.subjectEthnographypt_BR
dc.subjectEthnographic researchpt_BR
dc.subjectLearning - English languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDINIZ, Virgínia de Souza Falcão.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOral comprehension strategies in English language classes: the textbook and the teacher.pt_BR
dc.identifier.citationDINIZ, Virginia de Souza Falcão. Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor. 2014. 148f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27247pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIRGINIA DE SOUZA FALCAO DINIZ - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfVirginía de Souza Falcão Diniz - Dissertação PPGLE CH 2014.1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.