Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27004
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, T. T. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4807054381927688pt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Maria das Graças Veloso Marinho de.-
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, M. G. V. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9792589102297688pt_BR
dc.contributor.referee1SOARES, Carlos Eduardo Alves.-
dc.contributor.referee1IDSOARES, C. E. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0870407557602038pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Wilson Wouflan.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, W. W.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4353598976943430pt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento do conhecimento sobre as plantas está intimamente ligado ao próprio desenvolvimento da humanidade e da vida em sociedade, não só como forma de alimento, mas também como fonte para tratamento, prevenção e cura de doenças. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi identificar o nível de conhecimento dos alunos do ensino médio sobre uso de plantas medicinais. Para tanto, foi realizado um estudo etnobotânico das plantas medicinais utilizadas pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Manoel Vieira através da aplicação de um questionário com 14 perguntas destinado a 36 alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. Constatouse após a aplicação do questionário, que os alunos conhecem, utilizam as plantas medicinais no tratamento de várias doenças e que seu uso foi influenciado em sua maioria por seus familiares, amigos ou vizinhos. As plantas mais conhecidas pelo alunado foram 12% Boldo (Peumus boldus) e 11% Cidreira (Lippia alba). Por fim foi observado a necessidade e o interesse dos alunos na abordagem desse tema em sala de aula, pois além de propagar o uso e manuseio correto de fitoterápicos, a sua abordagem em sala de aula exaltará a importância da preservação da flora (educação ambiental).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleAvaliação do conhecimento de etnobotânica de plantas medicinais com alunos da Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira, Patos - PB.pt_BR
dc.date.issued2014-03-25-
dc.description.abstractThe development of knowledge about plants is closely linked to self-development of humanity and of life in society , not only as food but also as a source for the treatment, prevention and cure of diseases. The aim of this study was to identify the level of knowledge of high school students on the use of medicinal plants. An ethnobotanical study of medicinal plants used by students at the High School Monsenhor Manuel Vieira by applying a questionnaire with 14 questions for 36 students of the 1st, 2nd and 3rd grade of high school was conducted. It was found after the administration of the questionnaire, the students know, use medicinal plants to treat various diseases and its use was influenced mostly by their family, friends or neighbors. The best-known plants by students were 12% Bilberry (Boldus peumus) and 11% Lemon (Lippia alba). Finally, the need and student interest in addressing this issue in the classroom was observed, as well as propagate the use of herbal and proper handling, its approach in the classroom exalt the importance of preserving the flora (Environmental Education).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27004-
dc.date.accessioned2022-09-08T11:02:56Z-
dc.date.available2022-09-08-
dc.date.available2022-09-08T11:02:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação de conhecimento - etnobotânica - educação básicapt_BR
dc.subjectPlantas medicinais na educação básicapt_BR
dc.subjectAlunos da educação básica - conhecimento sobre plantas medicinaispt_BR
dc.subjectEtnobotânicapt_BR
dc.subjectEscola Estadual Monsenhor Manoel Vieira - Patos - PBpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAvaliação de conhecimento - plantas medicinaispt_BR
dc.subjectKnowledge assessment - ethnobotany - basic educationpt_BR
dc.subjectMedicinal plants in basic educationpt_BR
dc.subjectBasic education students - knowledge about medicinal plantspt_BR
dc.subjectEthnobotanypt_BR
dc.subjectMonsignor Manoel Vieira State School - Patos - PBpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectKnowledge assessment - medicinal plantspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Tuérpia Tammises Soares de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAssessment of the knowledge of ethnobotany of medicinal plants with students from Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira, Patos - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Tuérpia Tammises Soares de. Avaliação do conhecimento de etnobotânica de plantas medicinais com alunos da Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira, Patos - PB. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27004pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TUÉRPIA TAMMISES SOARES DE SOUSA - TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CSTR 2014.pdfTuérpia Tammises Soares de Sousa - TCC Ciências Biológicas CSTR 20141.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.