Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26990
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, A. L. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1464279861775964pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Edevaldo da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787607680301269pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Elzenir Pereira de Oliveira.-
dc.contributor.referee1IDALMEIDA, E. P. O.pt_BR
dc.contributor.referee2SOUSA, Jair Moisés de.-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, J. M.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho foi analisar o uso dos instrumentos didáticos no ensino de Biologia em escolas públicas do ensino médio da cidade de Pombal – Paraíba e de que forma a Educação Ambiental está inserida no ensino de Biologia. Esta pesquisa foi exploratória, observacional, quantitativa e descritiva. Os dados foram coletados por meio de 3 questionários (2 para os professores e 1 para os alunos) construídos no modelo da Escala de Likert, com cinco níveis de respostas. Um questionário foi aplicado com os alunos (Apêndice D), composto por 53 perguntas que estão divididas em 3 dimensões: recursos didáticos no ensino da Biologia; ensino de Biologia; ensino da Biologia e Educação Ambiental. Para os professores foram aplicados dois questionários (Apêndices B e C), composto por 22 perguntas agrupadas em 2 dimensões: aspectos relacionados ao professor; métodos de avaliação no ensino da Biologia. O segundo questionário foi composto por 27 perguntas relacionadas à Educação Ambiental, onde possui as seguintes dimensões: práticas socioambientais na escola; conhecimento do professor sobre a temática ambiental. Foram entrevistados (n=6) professores com idades entre 22 e 57 anos. Os alunos entrevistados (n=120) apresentaram perfil variado quanto à idade, entre 14 e 20 anos. As perguntas apresentaram variação no padrão de respostas, e consequentemente, na pontuação entre elas e dentre os seus diferentes níveis de escala. Mais da metade dos alunos (68,00%) responderam que tem muito interesse pela disciplina Biologia. Quanto aos recursos didáticos, os alunos têm muito interesse nas aulas de campo (75,00%). A Biologia (56,67%) é a disciplina que mais contribui com a Educação Ambiental em sala de aula. Os dados revelam que os professores e os alunos do Ensino Médio Público da cidade de Pombal - PB apresentam, atitudes positivas e negativas diante das dimensões investigadas. Conclui-se que os professores necessitam de melhor capacitação para o ensino da Biologia e da Educação Ambiental e que os alunos mostram-se conhecedores da temática ambiental. Cada professor deve sempre colaborar, priorizando sua área, para a formação de cidadãos plenos. Visto que, o ensino de Biologia é imprescindível para a formação cidadã e de suma importância, e tende a crescer ainda mais com o passar do tempo e com a evolução da ciência e de uma sociedade mais harmoniosa com o meio ambiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleAnálise dos instrumentos didáticos e da educação ambiental no ensino de Biologia em Escolas Públicas da Cidade de Pombal, Paraíba - Brasil.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the use of teaching tools in the teaching of biology in public high schools of the city of Pombal - Paraiba and how environmental education is embedded in the teaching of biology. This research was exploratory, observational, quantitative and descriptive. Data were collected through questionnaires 3 (2 for teachers and one for students) built on the model of Likert scale with five levels of responses. A questionnaire was administered to students (Appendix D), composed of 53 questions that are divided into 3 dimensions: teaching resources in the teaching of Biology; Teaching of Biology; teaching of Biology and Environmental Education. For teachers two questionnaires (Appendices B and C), consisting of 22 questions grouped in 2 dimensions were applied: aspects related to the teacher; assessment methods in the teaching of biology. The second questionnaire consisted of 27 questions related to Environmental Education, which has the following dimensions: social and environmental practices in school; teacher knowledge about environmental issues. Were interviewed (n = 6) teachers aged between 22 and 57 years. The students interviewed (n = 120) had varied profile in terms of age, between 14 and 20 years. The questions presented variation in the pattern of responses, and consequently the score between them and among different levels of scale. Over half of the students (68.00%) responded that they have much interest in the discipline of Biology. As for teaching resources, students have much interest in the field classes (75.00 %). Biology (56.67 %) is the discipline that contributes to environmental education in the classroom. The data reveal that teachers and high school students from the city of Pombal Public - PB present, positive and negative dimensions of attitudes investigated. It is concluded that teachers need better training for teaching Biology and Environmental Education and students show up knowledgeable of environmental issues. Each teacher should always work, prioritizing your area, for the formation of full citizens. Whereas, the teaching of biology is essential to civic education and of paramount importance, and tends to grow further with the passage of time and the evolution of science and society more harmonious with the environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26990-
dc.date.accessioned2022-09-06T20:16:59Z-
dc.date.available2022-09-06-
dc.date.available2022-09-06T20:16:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectInstrumentos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectPombal - PB - escolas públicas - biologiapt_BR
dc.subjectPráticas inovadoras - educação ambientalpt_BR
dc.subjectAtitude ecológicapt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectDidactic instrumentspt_BR
dc.subjectBiology Teachingpt_BR
dc.subjectPombal - PB - public schools - biologypt_BR
dc.subjectInnovative practices - environmental educationpt_BR
dc.subjectEcological attitudept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Alba Luciana Ramos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of didactic instruments and environmental education in Biology teaching in public schools in the city of Pombal, Paraíba - Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Alba luciana Ramos. Análise dos instrumentos didáticos e da educação ambiental no ensino de Biologia em Escolas Públicas da Cidade de Pombal, Paraíba - Brasil. 2014. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26990pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALBA LUCIANA RAMOS NASCIMENTO - TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CSTR 2014.pdfAlba luciana Ramos Nascimento - TCC Ciências Biológicas CSTR 2014473.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.