Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26790
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALENCAR, A. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1MARIANO, Erich de Freitas.
dc.contributor.advisor1IDMARIANO, E. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4900414237321637pt_BR
dc.contributor.referee1BRITO JUNIOR, Luciano de.
dc.contributor.referee2CHAVES, Marcio Frazão.
dc.description.resumoA percepção ambiental unida à educação é a ferramenta básica para estabelecer uma uma relação mutua entre o homem e o ambiente, no intuito de minimizar os impactos ocasionados pelo o uso incorreto dos recursos que o meio propicia. Deste modo, o presente trabalho analisa o pensamento dos alunos que estão iniciando e concluindo os níveis Fundamentais e Médios do ensino básico sobre a concepção do meio ambiente em duas escolas, na cidade de Catingueira, no sertão da Paraíba. A analise dos resultados da pesquisa foi estabelecida por meio de questionários detalhados entre o perfil sócio demográfico do respondente, bem como desvendando a forma como os alunos em curso percebem o ambiente a sua volta. Nas turmas escolhidas para aplicação dos formulários, constam-se 167 alunos no ensino fundamental, se desmembrado em 98 alunos do 6° ano e 69 correspondentes aos alunos do 9° ano e 124 alunos do ensino médio, destacando 58 educandos do 1° ano e 66 educandos do 3° ano. De acordo com os resultados obtidos e fato que os alunos das series entrevistadas mostram ter discernimento sobre o ambiente a sua volta, alem de se enquadrarem como parte integrante do mesmo. E necessário também que haja uma ligação entre as disciplinas, abrindo espaço para discussões e debates voltado as ações ambientais, de modo que essas questões favoreçam ao alunado conhecimentos múltiplos e que os remetam a se familiarizar com meio vigente, possibilitando desta forma o interesse em preservar e cuidar do espaço que lhes acolhe e estabelece melhores condições de vida. Deste modo, cabe as instituições escolares ampliarem as visões do corpo discente no intuito de formarem cidadãos pensantes e unidos a sociedade, consigam ser capazes de identificar suas ações e atribuições para minimizarem os impactos ambientais e assim de forma perceptível possam preservar os recursos que garantirão vida plena as gerações futuras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleA percepção ambiental como uma ferramenta modeladora de políticas ambientais estudo de caso: a percepção ambiental de alunos de duas escolas públicas do Sertão da Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThe environmental perception united to environmental education is the basic tool to establish a mutual relationship between man and the environment, in order to minimize the impacts caused by the misuse of resources that the society provides. Thus, this paper analyzes the thinking that concern the environment of students which are starting and ending the Elementary and High School a in two schools in the town of Catingueira, in the dry area of Paraiba. The results of the survey was established through detailed questionnaires between socio-demographic profile of the respondent, as well as revealing how students perceive the current environment around them. In the classes chosen for application forms, set up 167 students in elementary school, 98 students are into the 6th grade and 69 in the 9th grade and 124 high school students, 58 students in the 1st grade and 66 students of 3th grade. According to the results is the fact that students in grades show interviewed have insight about the environment around them, and to fit in as an integral part thereof. It is also necessary that there be a link between disciplines, making room for discussions and debates facing environmental actions, so these questions to encourage pupils and multiple knowledge that refer to familiarize yourself with using force, thus allowing the interest in preserving and take care of the space that welcomes and provides them a better life. Thus, it is up to schools to broaden the views of the student body in order to form citizens thinking and united society, able to be able to identify their actions and assignments to minimize environmental impacts and so distinctly to preserve the resources that ensure life full future generations.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26790
dc.date.accessioned2022-08-30T23:08:52Z
dc.date.available2022-08-30
dc.date.available2022-08-30T23:08:52Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectEstudo de percepçãopt_BR
dc.subjectEscolas públicas - alunos - percepção ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPolítica ambientalpt_BR
dc.subjectEscola Municipal de Ensino Fundamental Maria celeste Pires Leite - Catingueira - PBpt_BR
dc.subjectCatingueira - PB - educação ambientalpt_BR
dc.subjectEscola Estadual de Educação Infantil Ensino Fundamental e Médio Inácio Catingueira - Catingueira - PBpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEscola e meio ambientept_BR
dc.subjectPolítica de educaçãopt_BR
dc.subjectEnvironmental perceptionpt_BR
dc.subjectPerception studypt_BR
dc.subjectPublic schools - students - environmental perceptionpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental policypt_BR
dc.subjectMaria Celeste Pires Leite Municipal Elementary School - Catingueira - PBpt_BR
dc.subjectCatingueira - PB - environmental educationpt_BR
dc.subjectState School of Early Childhood Education Elementary and High School Inácio Catingueira - Catingueira - PBpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectSchool and environmentpt_BR
dc.subjectEducation policypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALENCAR, Alina Oliveira de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental perception as a shaping tool for environmental policies case study: the environmental perception of students from two public schools in Sertão da Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationALENCAR, Alina Oliveira de. A percepção ambiental como uma ferramenta modeladora de políticas ambientais estudo de caso: a percepção ambiental de alunos de duas escolas públicas do Sertão da Paraíba. 2012. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26790pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINA OLIVEIRA DE ALENCAR - TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CSTR 2012.PDFAlina Oliveira de Alencar -TCC Ciências Biológicas CSTR 2012.5.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.