Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.identifier.doiDOI: 10.48209/978-65-89949-65-7pt_BR
dc.description.resumoEste e-book reúne artigos construídos e apresentados ao longo das vivências do componente curricular “Metodologia de Ensino”, ministrado no âmbito do Programa de Pós – Graduação /Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio, em seu núcleo localizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no formato remoto, motivado pela Pandemia do Covid-19 (SARS-cov2), entre os meses de março a agosto de 2021. A proposta da disciplina foi debater a formação dos futuros mestres e mestras no que diz respeito às questões teóricas e práticas do ensino de Sociologia no ensino médio e as novas propostas metodológicas para o ensino desta disciplina, e refletir sobre as atividades de ensino-pesquisa-extensão no contexto escolar. Visto que, a Sociologia é uma disciplina que compõe obrigatoriamente o currículo do ensino médio desde o ano de 2008, sendo ofertada em todas as séries ou módulos deste nível de escolarização, o que a torna presente nas políticas curriculares, de formação de professores e produção de materiais didáticos. Assim, foi discutido no decorrer do processo formativo questões relacionadas ao desenvolvimento do ensino de Sociologia no contexto escolar brasileiro, as possibilidades e desafios colocados diante das disputas e tensões postas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Sociologia frente às novas tecnologias e temas emergentes, a exemplo das temáticas de gênero, raça, etnia, sexualidade, classe social, desigualdade social, trabalho, ideologia, família, cultura, arte, globalização, meio ambiente, movimentos sociais, identidade, além da importância da formação inicial e continuada dos professores de Sociologia. Esperamos que estas pesquisas e experiências que compõem esse e-book intitulado “ MOSAICO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA: PESQUISAR, CONSTRUIR, DIALOGAR, ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO ESCOLAR”, possam promover diversas reflexões do campo da prática do ensino de Sociologia e, por conseguinte, promover diversas inquietações nos leitores; afinal, ampliação de horizontes promove o desenvolvimento científico, humano e cultural. É importante destacar o empenho, dedicação e compromisso das autoras e autores: Emanuelle, Francisco Stefson, Carla Simone, Edilio, Jéssica, Júlio, Carla Roberta, Norma, Silmara, Emanuel, Ivan, Niedson, Aline e Adriana para o desenvolvimento da disciplina via remota e na elaboração do presente e-book. Optamos pelo formato digital por de acesso fácil e democrático em tempos de pandemia do Covid-19 (SARS-cov2) e ensino remoto para os discentes de licenciatura e pós-graduação, profissionais da educação e demais interessados nas discussões aqui evidenciadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleMosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550-
dc.date.accessioned2022-08-10T21:43:00Z-
dc.date.available2022-08-10-
dc.date.available2022-08-10T21:43:00Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSociologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMulheres sertanejaspt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectPandemia e ensino de Sociologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativa de David Ausubelpt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectAula de campopt_BR
dc.subjectIniciação à pesquisapt_BR
dc.subjectMusica e educaçãopt_BR
dc.subjectPreferências musicais - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectSexualidade e educaçãopt_BR
dc.subjectMuseu virtualpt_BR
dc.subjectDança como prática pedagógicapt_BR
dc.subjectSociologia no ensino médiopt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectCordel como recurso didáticopt_BR
dc.subjectTeaching Sociologypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectSociology - study and teachingpt_BR
dc.subjectCountry womenpt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiespt_BR
dc.subjectPandemic and teaching sociologypt_BR
dc.subjectSignificant Learning from David Ausubelpt_BR
dc.subjectPedagogical mediationpt_BR
dc.subjectField classpt_BR
dc.subjectResearch initiationpt_BR
dc.subjectMusic and educationpt_BR
dc.subjectMusical preferences - elementary schoolpt_BR
dc.subjectSexuality and educationpt_BR
dc.subjectVirtual museumpt_BR
dc.subjectDance as a pedagogical practicept_BR
dc.subjectSociology in high schoolpt_BR
dc.subjectDidactic gamept_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectCordel as a teaching resourcept_BR
dc.subjectPráctica pedagógicapt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectSociología - estudio y enseñanzapt_BR
dc.subjectMujeres del campopt_BR
dc.subjectTecnologías de la información y la comunicaciónpt_BR
dc.subjectPandemia y enseñanza de la sociologíapt_BR
dc.subjectAprendizaje significativo de David Ausubelpt_BR
dc.subjectMediación pedagógicapt_BR
dc.subjectClase de campopt_BR
dc.subjectIniciación a la investigaciónpt_BR
dc.subjectMusica y educacionpt_BR
dc.subjectPreferencias musicales - escuela primariapt_BR
dc.subjectSexualidad y educaciónpt_BR
dc.subjectMuseo virtualpt_BR
dc.subjectLa danza como práctica pedagógicapt_BR
dc.subjectSociología en la escuela secundariapt_BR
dc.subjectJuego didácticopt_BR
dc.subjectEducación especialpt_BR
dc.subjectSordopt_BR
dc.subjectEducación de Jóvenes y Adultospt_BR
dc.subjectCordel como recurso didácticopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.creatorFERNANDES, Emanuelle Cristina da Silva.-
dc.creatorOLIVEIRA, Jéssica Mayara Veríssimo de.-
dc.creatorLAFAYETTE, Carla Simone de Souza.-
dc.creatorOLIVEIRA, Edilio Quintino de.-
dc.creatorSILVA, Francisco Stefeson da.-
dc.creatorSILVA, Júlio César Ferreira da.-
dc.creatorMEDEIROS, Carla Roberta Correia de.-
dc.creatorSOUSA, Norma Benícia Pereira de.-
dc.creatorMARQUES, Silmara Ferreira.-
dc.creatorSOUSA, Emanuel Jeová Medeiros.-
dc.creatorNASCIMENTO, Ivan Rosas do.-
dc.creatorAMARAL, Niedson do Nascimento.-
dc.creatorNASCIMENTO, Adriana Farias do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabiano Custódio de (Organizador). Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-89949-65-7. Doi: 10.48209/978-65-89949-65-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550pt_BR
Appears in Collections:Livros e E-books Completos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA - ORG - LIVRO 2022.pdfFabiano Custódio de Oliveira - Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de sociologia - Livro - 2022.3.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.