Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.identifier.doi | DOI: 10.48209/978-65-89949-65-7 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este e-book reúne artigos construídos e apresentados ao longo das vivências do componente curricular “Metodologia de Ensino”, ministrado no âmbito do Programa de Pós – Graduação /Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio, em seu núcleo localizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no formato remoto, motivado pela Pandemia do Covid-19 (SARS-cov2), entre os meses de março a agosto de 2021. A proposta da disciplina foi debater a formação dos futuros mestres e mestras no que diz respeito às questões teóricas e práticas do ensino de Sociologia no ensino médio e as novas propostas metodológicas para o ensino desta disciplina, e refletir sobre as atividades de ensino-pesquisa-extensão no contexto escolar. Visto que, a Sociologia é uma disciplina que compõe obrigatoriamente o currículo do ensino médio desde o ano de 2008, sendo ofertada em todas as séries ou módulos deste nível de escolarização, o que a torna presente nas políticas curriculares, de formação de professores e produção de materiais didáticos. Assim, foi discutido no decorrer do processo formativo questões relacionadas ao desenvolvimento do ensino de Sociologia no contexto escolar brasileiro, as possibilidades e desafios colocados diante das disputas e tensões postas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Sociologia frente às novas tecnologias e temas emergentes, a exemplo das temáticas de gênero, raça, etnia, sexualidade, classe social, desigualdade social, trabalho, ideologia, família, cultura, arte, globalização, meio ambiente, movimentos sociais, identidade, além da importância da formação inicial e continuada dos professores de Sociologia. Esperamos que estas pesquisas e experiências que compõem esse e-book intitulado “ MOSAICO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA: PESQUISAR, CONSTRUIR, DIALOGAR, ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO ESCOLAR”, possam promover diversas reflexões do campo da prática do ensino de Sociologia e, por conseguinte, promover diversas inquietações nos leitores; afinal, ampliação de horizontes promove o desenvolvimento científico, humano e cultural. É importante destacar o empenho, dedicação e compromisso das autoras e autores: Emanuelle, Francisco Stefson, Carla Simone, Edilio, Jéssica, Júlio, Carla Roberta, Norma, Silmara, Emanuel, Ivan, Niedson, Aline e Adriana para o desenvolvimento da disciplina via remota e na elaboração do presente e-book. Optamos pelo formato digital por de acesso fácil e democrático em tempos de pandemia do Covid-19 (SARS-cov2) e ensino remoto para os discentes de licenciatura e pós-graduação, profissionais da educação e demais interessados nas discussões aqui evidenciadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550 | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T21:43:00Z | - |
dc.date.available | 2022-08-10 | - |
dc.date.available | 2022-08-10T21:43:00Z | - |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Sociologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Mulheres sertanejas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Pandemia e ensino de Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa de David Ausubel | pt_BR |
dc.subject | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Aula de campo | pt_BR |
dc.subject | Iniciação à pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Musica e educação | pt_BR |
dc.subject | Preferências musicais - ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade e educação | pt_BR |
dc.subject | Museu virtual | pt_BR |
dc.subject | Dança como prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Sociologia no ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Jogo didático | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Cordel como recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Teaching Sociology | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Sociology - study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Country women | pt_BR |
dc.subject | Information and communication technologies | pt_BR |
dc.subject | Pandemic and teaching sociology | pt_BR |
dc.subject | Significant Learning from David Ausubel | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical mediation | pt_BR |
dc.subject | Field class | pt_BR |
dc.subject | Research initiation | pt_BR |
dc.subject | Music and education | pt_BR |
dc.subject | Musical preferences - elementary school | pt_BR |
dc.subject | Sexuality and education | pt_BR |
dc.subject | Virtual museum | pt_BR |
dc.subject | Dance as a pedagogical practice | pt_BR |
dc.subject | Sociology in high school | pt_BR |
dc.subject | Didactic game | pt_BR |
dc.subject | Special education | pt_BR |
dc.subject | Deaf | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.subject | Cordel as a teaching resource | pt_BR |
dc.subject | Práctica pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formación de profesores | pt_BR |
dc.subject | Sociología - estudio y enseñanza | pt_BR |
dc.subject | Mujeres del campo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologías de la información y la comunicación | pt_BR |
dc.subject | Pandemia y enseñanza de la sociología | pt_BR |
dc.subject | Aprendizaje significativo de David Ausubel | pt_BR |
dc.subject | Mediación pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Clase de campo | pt_BR |
dc.subject | Iniciación a la investigación | pt_BR |
dc.subject | Musica y educacion | pt_BR |
dc.subject | Preferencias musicales - escuela primaria | pt_BR |
dc.subject | Sexualidad y educación | pt_BR |
dc.subject | Museo virtual | pt_BR |
dc.subject | La danza como práctica pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Sociología en la escuela secundaria | pt_BR |
dc.subject | Juego didáctico | pt_BR |
dc.subject | Educación especial | pt_BR |
dc.subject | Sordo | pt_BR |
dc.subject | Educación de Jóvenes y Adultos | pt_BR |
dc.subject | Cordel como recurso didáctico | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. | - |
dc.creator | FERNANDES, Emanuelle Cristina da Silva. | - |
dc.creator | OLIVEIRA, Jéssica Mayara Veríssimo de. | - |
dc.creator | LAFAYETTE, Carla Simone de Souza. | - |
dc.creator | OLIVEIRA, Edilio Quintino de. | - |
dc.creator | SILVA, Francisco Stefeson da. | - |
dc.creator | SILVA, Júlio César Ferreira da. | - |
dc.creator | MEDEIROS, Carla Roberta Correia de. | - |
dc.creator | SOUSA, Norma Benícia Pereira de. | - |
dc.creator | MARQUES, Silmara Ferreira. | - |
dc.creator | SOUSA, Emanuel Jeová Medeiros. | - |
dc.creator | NASCIMENTO, Ivan Rosas do. | - |
dc.creator | AMARAL, Niedson do Nascimento. | - |
dc.creator | NASCIMENTO, Adriana Farias do. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de (Organizador). Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-89949-65-7. Doi: 10.48209/978-65-89949-65-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550 | pt_BR |
Appears in Collections: | Livros e E-books Completos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FABIANO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA - ORG - LIVRO 2022.pdf | Fabiano Custódio de Oliveira - Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de sociologia - Livro - 2022. | 3.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.