Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26260
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, T. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3809850337965381pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Vanderlan Francisco da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Vanderlan F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0640011315166109pt_BR
dc.contributor.referee1FERREIRA JÚNIOR, José.-
dc.contributor.referee2TELLA, Marco Aurélio Paz.-
dc.description.resumoAtualmente, a temática sobre bullying escolar tem sido alvo de diversas discussões, pois sua prática tem sido recorrente em todo o mundo. No Brasil, os debates acerca dessa questão vem ganhando espaço, já que se trata de uma triste realidade que assola a sociedade brasileira. Compreendendo que o bullying é caracterizado por um conjunto de práticas violentas que tem como função humilhar, intimidar e traumatizar a vítima e considerando que sua prática ocorre principalmente no ambiente escolar, seu combate tem sido um desafio, pois a escola perpassa a vida social de todo indivíduo em algum momento, podendo ela produzir consequências diversas. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a ocorrência do bullying escolar a partir das narrativas de professores de escolas públicas, tendo como locus a cidade de Campina Grande no estado da Paraíba. Através desse estudo, objetivamos entender de que forma esse fenômeno é visto e interpretado pelos professores, bem como analisar as formas que estes profissionais, de diferentes instituições, lidam com esse tipo de prática em seu cotidiano. Dessa forma, intentamos fomentar discussões acerca de uma temática que é tão importante ser entendida como sendo um problema social vigente, uma vez que, em vários âmbitos é ainda mal interpretada e até mesmo incompreendida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleBullying escolar: uma análise das narrativas dos professores a respeito da prática de violência física e simbólica nas escolas públicas de Campina Grande-PB.pt_BR
dc.date.issued2022-03-23-
dc.description.abstractNowadays, the point of school bullying has been the subject of several discussions, as its practice has been recurrent around the world. In Brazil, the debates on this issue have been increasing, since it is a sad reality that desolates the Brazilian society. Understanding that bullying is characterized by a set of violent practices whose function is to humiliate, intimidate and traumatize the victim, and considering that its practice occurs mainly in the school environment, its combat has been a challenge, as the school permeates the social life of every individual at some point, and it can produce different consequences. The present research aims to analyze the occurrence of school bullying from the narratives of public school teachers, having as locus the city of Campina Grande in the state of Paraíba. Through this study, we aim to understand how this phenomenon is seen and interpreted by teachers, and also analyze the ways in which these professionals, from different institutions, deal with this type of practice in their daily lives. Therefore, we intend to promote discussions about a theme that is so important to be understood as a current social problem mainly because, in several areas, it is still misinterpreted and even misunderstood.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26260-
dc.date.accessioned2022-07-06T13:37:22Z-
dc.date.available2022-07-06-
dc.date.available2022-07-06T13:37:22Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectAcosopt_BR
dc.subjectEscuelapt_BR
dc.subjectViolenciapt_BR
dc.subjectIntimidationpt_BR
dc.subjectÉcolept_BR
dc.subjectLa violencept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVASCONCELOS, Thamiris Porto.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool bullying: an analysis of teachers' narratives about the practice of physical and symbolic violence in public schools in Campina Grande-PB.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationVASCONCELOS, T. P. Bullying escolar: uma análise das narrativas dos professores a respeito da prática de violência física e simbólica nas escolas públicas de Campina Grande-PB. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26260pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAMIRIS PORTO VASCONCELOS – DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2022.pdfThamiris Porto Vasconcelos - Dissertação PPGCS CH 20224.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.