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dc.creator.IDFARIAS, R. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9515738402447009pt_BR
dc.contributor.advisor1AMORIM JÚNIOR, Wanderley Ferreira de.-
dc.contributor.advisor1IDAMORIM JÚNIOR, W. Fpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8131607733881361pt_BR
dc.contributor.referee1GRILO, Marcelo Bezerra.-
dc.contributor.referee2DINIZ, Júlio Mannuel Tavares.-
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo verificar a possibilidade de detecção de falhas decorrentes de lubrificação inadequada em redutor de velocidade do tipo rosca sem fim, a partir de condições controladas em laboratório aplicadas em bancada experimental, por meio da técnica de termografia infravermelha. A motivação surgiu do estudo sobre termotribologia, no qual se constatou a importância de compreender a influência das falhas derivadas do contato entre as peças que resultam na alteração da temperatura das máquinas e equipamentos. Metodologicamente, esta pesquisa, com abordagem quantitativa, classifica-se como aplicada, explicativa, experimental e bibliográfica. Para coleta dos dados experimentais, foram realizados ensaios termográficos em redutor mecânico de engrenagem rosca sem fim, onde aferiu-se os valores de temperatura a partir de sua face para seguintes condições de funcionamento: sem carga, variando os níveis de lubrificante e, com carga, variando os níveis de lubrificante em um ambiente fechado com rígido controle de temperatura ambiente e umidade do ar. Como resultados, apresentaram-se valores de temperatura que iniciam em 23 °C e chegam até 45 ºC para condições sem carga e temperaturas que iniciam em 23°C e chegam até 59 °C para condições com carga. Estes valores demonstraram que o redutor não apresentou variação significativa de temperatura devido à falha, deficiência de lubrificação, mesmo quando trabalhando com carga extra. Somando a isso, foram concebidas equações de aquecimento do redutor para verificação do seu funcionamento. Então, conclui-se que não é possível distinguir, via termografia, a deficiência de lubrificante num redutor do tipo LILO ERV-042-n2.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
dc.titleEstudo da viabilidade da termografia para a detecção de falha por lubrificação inadequada em redutor de rosca sem fim.pt_BR
dc.date.issued2022-02-23-
dc.description.abstractThe objective of this study is to evaluate the possibility of detecting failures in a worm gear reducer system due to inadequate lubrication, using the infrared thermography technique, in a laboratory with controlled conditions. The motivation of this study arose from the study on thermotribology, in which was found that there is lack of understanding the relation between the contact failures between moving parts and the change of temperature in these parts in machines and equipments. Methodologically, this research, as a quantitative approach, is classified as applied, explanatory, experimental and bibliographical. To collect the experimental data, thermographic tests were carried out in a mechanical worm gear reducer, where the temperature values were measured from its surface for the following operating conditions: no load, varying the lubricant levels, and with load, varying lubricant levels, in a closed environment with strict control of ambient temperature and air humidity. As a result, temperature values that start at 23 °C and reach up to 45 °C for unloaded conditions and temperatures that start at 23 °C and reach up to 59 °C for loaded conditions were presented. These results reveal that the gearbox did not present a significant temperature change due to lack of lubrication, even when working with extra load. The results also present equations that relates the heating of the gearbox with its operation. Hence this paper shows that it is not possible to distinguish, via thermography, the lubricant deficiency in a LILO ERV-042-n2 gearbox.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26055-
dc.date.accessioned2022-06-30T12:19:09Z-
dc.date.available2022-06-30-
dc.date.available2022-06-30T12:19:09Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectTermografia infravermelhapt_BR
dc.subjectRedutor de rosca sem fimpt_BR
dc.subjectTemperaturapt_BR
dc.subjectTermotribologiapt_BR
dc.subjectInfrared thermographypt_BR
dc.subjectWorm-gear reducerpt_BR
dc.subjectTemperaturept_BR
dc.subjectThermotribologypt_BR
dc.subjectTermografía infrarrojapt_BR
dc.subjectReductor de tornillo sin finpt_BR
dc.subjectLa temperaturapt_BR
dc.subjectTermotribologíapt_BR
dc.subjectThermographie infrarougept_BR
dc.subjectRéducteur à vis sans finpt_BR
dc.subjectTempératurept_BR
dc.subjectThermotribologiept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Rodolfo Aquino de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the feasibility of thermography for the detection of failure due to inadequate lubrication in worm gearboxes.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, R. A. de. Estudo da viabilidade da termografia para a detecção de falha por lubrificação inadequada em redutor de rosca sem fim. 2022. 142f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26055pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Mecânica.

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