Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26031
Title: Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino.
Other Titles: Evaluation of the use of video as a complementary teaching tool.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Cyntia Franciele Leite.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Marco Antônio Dias da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Andresa Costa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARIANO, Erich de Freiras.
Keywords: Ensino de Odontologia;Vídeo - recurso didático;Recurso didático - vídeo;Tecnologia da informação e comunicação - vídeos;Aprendizagem;Educação;Teaching of Dentistry;Video - teaching resource;Didactic resource - video;Information and communication technology - videos;Learning;Education
Issue Date: 11-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Cyntia Franciele Leite. Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26031
???metadata.dc.description.resumo???: O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino x aprendizagem tem sido estimulado internacionalmente, contudo, estudos mostram que vem sendo subutilizadas para oferecer conteúdo instrucional complementar em cursos de superiores no Brasil. Uma das formas de apresentação de conteúdo mais utilizadas é o uso de vídeos, que podem ser elaborados como material único ou em série, caracterizando os podcasts. O objetivo do presente estudo foi avaliar a disponibilização de conteúdo sob a forma de vídeos nos sites dos cursos da área da saúde da região Nordeste do Brasil e comparar as diferenças de uso entre vídeos instrucionais longos e curtos, disponibilizados livremente no <youtube.com>. Para tanto foi utilizado o cadastro oficial do Ministério da Educação para acessar e avaliar todos os sites dos 789 cursos de saúde da região Nordeste. Em seguida foram criados e publicados vídeos, curtos e longos, de histologia básica para avaliação dos padrões de visualização após um período de 21 meses. Foi observado que a maioria dos cursos não disponibilizava vídeos em seus sites e que os que o faziam utilizavam referatórios. Observou-se também que os vídeos longos obtiveram o maior número de acessos enquanto os vídeos curtos apresentaram melhores índices de retenção dos usuários durante a visualização. Concluí-se que os vídeos são ferramentas de ensino interessantes, pois são muito procurados pelos alunos, que o conteúdo disponibilizado em vídeos curtos é visualizado de forma mais completa e que ainda são minimamente utilizados pelos cursos de saúde do Nordeste do Brasil.
Abstract: The use of Information and Communication Technologies has been stimulated by UNESCO, however concerning to the offering of content in Brazilian Higher education it still remains underused. The use of video is widespread and well accepted and they can be presented as single video or series of videos, characterizing the podcasts. The aim of this study was to evaluate the offering of video content by the health courses of the Brazilian Northeast and understand how short and long videos, concerning basic histology, offered freely on <youtube.com> are used by the users. It was used the list of courses obtained along the Minister of Education website to access and evaluate of the 789 health courses of the region. After, videos created and published. 21 months later, the patterns of use were observed using the YouTube analytics tool. It was observed that the majority of the courses did not offer instructional videos on its website and that when offered, videos were done via referatory. In addition, it was observed that long videos were viewed preferentially; and also that short videos were capable to better retain users attention. It was possible to conclude that videos are interesting teaching tools, since there is a significant search for it, that short videos are visualized more completely, and also their utilization on Brazilian Northeast health courses is still minimal.
Keywords: Ensino de Odontologia
Vídeo - recurso didático
Recurso didático - vídeo
Tecnologia da informação e comunicação - vídeos
Aprendizagem
Educação
Teaching of Dentistry
Video - teaching resource
Didactic resource - video
Information and communication technology - videos
Learning
Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Odontologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26031
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CYNTIA FRANCIELE LEITE SOUZA - TCC ARTIGO ODONTOLOGIA CSTR 2016.pdfCyntia Franciele Leite Souza - TCC Odontologia CSTR 2016899.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.