Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25583
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO NETO, O. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5202211822198962pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.-
dc.contributor.advisor1IDLOPES LUCENA, L. C. DE FIGUEIRÊDO.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2234702016679131pt_BR
dc.contributor.advisor-co1LUCENA, Luciana de Figueirêdo Lopes.-
dc.contributor.advisor-co1IDLUCENA, L.F.L.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5893551656862490pt_BR
dc.contributor.referee1BRITO, Lélio Antônio Teixeira.-
dc.contributor.referee1IDBRITO, L. A. T.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2156590638853724pt_BR
dc.contributor.referee2RODRIGUES, John Kennedy Guedes.-
dc.contributor.referee2IDRODRIGUES, J. K. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834302744515283pt_BR
dc.description.resumoA crescente demanda por matérias-primas e energia, e o aumento da população justificam o emprego da economia circular, que busca redução do impacto ambiental e ganhos econômicos. A utilização do pavimento asfáltico reciclado (Reclaimed Asphalt Pavement - RAP) na produção de misturas asfálticas a quente (Hot Asphalt Mixtures – HMA) tem sido empregada na pavimentação devido à escassez de materiais virgens. Entretanto, o emprego de percentuais elevados de RAP é condicionado à sua suscetibilidade a falhas sob baixas temperaturas e ao dano por fadiga. A adição de agentes rejuvenescedores pode restaurar parcialmente as propriedades envelhecidas do ligante recuperado. Nesse sentido, pesquisas que abordem análises com resíduos e subprodutos industriais são necessárias para trazer soluções que fomentem a tendência de se trabalhar numa perspectiva de economia circular, que é baseada na economia e na circulação de resíduos e subprodutos entre os diversos setores, inclusive a engenharia de pavimentação. Este trabalho avaliou o uso do ácido graxo da borra do óleo de soja (SSFA) como agente rejuvenescedor para misturas asfálticas recicladas, assim como analisou a viabilidade técnica, econômica e ambiental quanto à circularidade. Esta última, considerando o potencial de circularidade dos materiais. Na primeira etapa foi realizada a caracterização do ligante por meio de ensaios de penetração, ponto de amolecimento, viscosidade rotacional, performance grade (PG); antes e após o envelhecimento a curto prazo (RTFO), e multiple stress creep recovery (MSCR). A segunda etapa correspondeu à análise mecânica das misturas por meio dos ensaios de resistência à tração, suscetibilidade à umidade, módulo de resiliência, módulo dinâmico, fadiga e deformação permanente; na terceira etapa foi realizada uma análise de circularidade e na quarta etapa um estudo comparativo analisando o custo de produção dessas. Os resultados apontaram efeito rejuvenescedor do SSFA e este foi usado como modificador das misturas asfálticas recicladas com 40% de RAP em teores de 0, 3 e 5%. A adição do RAP melhorou a resistência à deformação permanente e o SSFA melhorou o desempenho à fadiga das misturas recicladas nos teores testados. As misturas asfálticas recicladas apresentaram os maiores índices de circularidade. A incorporação do RAP proporcionou redução de custos das misturas asfálticas e a adição do SSFA não acarretou aumento significativo. Portanto, as misturas recicladas se apresentaram mais viáveis tecnicamente, ambientalmente e economicamente que a mistura asfáltica tradicional, principalmente a mistura com 3% de SSFA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civipt_BR
dc.titleViabilidade de misturas asfálticas recicladas com ácido graxo da borra do óleo de soja.pt_BR
dc.date.issued2022-02-25-
dc.description.abstractThe growing demand for raw materials and energy, and the increase in population justify the use of the circular economy, which seeks to reduce environmental impact and economic gains. The use of recycled asphalt pavement (Reclaimed Asphalt Pavement - RAP) in the production of hot asphalt mixes (Hot Asphalt Mixtures - HMA) has been used in paving due to the scarcity of virgin materials. However, the use of high percentages of RAP is conditioned to its susceptibility to failure at low temperatures and to fatigue damage. The addition of rejuvenating agents can partially restore the aged properties of the recovered binder. Hence, researching industrial waste and by-products are necessary to bring solutions that foster the tendency to work from a circular economy perspective, which is based on the economy and the circulation of waste and by-products between different sectors, including road engineering. This work evaluated the use of soybean oil sludge fatty acid (SSFA) as a rejuvenating agent for recycled asphalt mixtures, as well as analyzed the technical, economic and environmental feasibility regarding the circularity of these materials. In the first step, the characterization of the binder was carried out through penetration tests, softening point, rotational viscosity, performance grade (PG); before and after short-term aging (RTFO), and multiple stress creep recovery (MSCR). The second stage corresponded to the mechanical analysis of the mixtures through tests of tensile strength, susceptibility to moisture, resilience modulus, dynamic modulus, fatigue, and permanent deformation; in the third stage an analysis of circularity was carried out and in the fourth stage a comparative study was carried out analyzing the cost of production of these. The results showed a rejuvenating effect of SSFA and it was used as a modifier of recycled asphalt mixtures with 40% RAP in levels of 0, 3 and 5%. The addition of RAP improved the resistance to permanent deformation and the SSFA improved the fatigue performance of the recycled mixtures at the tested grades. The recycled asphalt mixtures presented the highest circularity indexes. The incorporation of accruals increased as accrued SSFA costs did not increase the increase. Therefore, the recycled mixes were more technically, environmentally and economically viable than the traditional asphalt mix, especially the mix with 3% SSFA.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25583-
dc.date.accessioned2022-06-09T14:41:33Z-
dc.date.available2022-06-09-
dc.date.available2022-06-09T14:41:33Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMisturas Asfálticaspt_BR
dc.subjectAgente Rejuvenescedorpt_BR
dc.subjectReologiapt_BR
dc.subjectDesempenho Mecânicopt_BR
dc.subjectCustospt_BR
dc.subjectÍndice de Circularidadept_BR
dc.subjectAsphalt Mixturespt_BR
dc.subjectRheologypt_BR
dc.subjectCostspt_BR
dc.subjectRejuvenating agentpt_BR
dc.subjectMechanical Performancept_BR
dc.subjectCircularity Indexpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO NETO, Osires de Medeiros.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeViability of recycled asphalt mixtures with soybean oil sludge fatty acid.pt_BR
dc.identifier.citationMELO NETO, Osires de Medeiros. Viabilidade de misturas asfálticas recicladas com ácido graxo da borra do óleo de soja. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OSIRES DE MEDEIROS MELO NETO – DISSERTAÇÃO PPGECA 2022.pdfOsires de Medeiros Melo Neto - Dissertação PPGECA 20221.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.