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dc.creator.IDFARIAS, E.J.S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5399780420154038pt_BR
dc.contributor.advisor1AGRA DO Ó, Alarcon.-
dc.contributor.advisor1IDAGRA DO Ó,A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5782896152231308pt_BR
dc.contributor.referee1ARANHA, Gervácio Batista.-
dc.contributor.referee2NÓBREGA, Elisa Mariana de Medeiros da.-
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.referee4GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.-
dc.description.resumo19 de Maio de 1975. Mais de um milhão de pessoas aguardavam ansiosas, apenas nos Estados Unidos, o lançamento de um disco. Nesse dia todas elas compraram o novo álbum de Elton John. Adianta-se que não era um disco corriqueiro, pois se tratava de uma obra musical que tentava contar a história de vida de seus próprios criadores. Assim, esta pesquisa investiga como o álbum Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy, lançado pelo cantor/compositor Elton John e pelo letrista Bernie Taupin, produziu alguns sentidos acerca do passado da dupla, pois ao passo que eles puseram à disposição do público imagens de si próprios, traçaram uma via de acesso para o que vivenciaram que sugere incitar o pesquisador à interpretação, ao desvio e ao relativo. Discute também se o álbum seria uma escrita de si, uma autobiografia ou um relato autobiográfico, levando em consideração a construção da historicidade das vidas dos dois, sua relação com o contexto artístico-musical de fins da década de 1960 até meados da seguinte e a produção de um sentido de fama nesse ensejo. Discute ainda como a capa do álbum reforça a idéia “contracultural” das primeiras composições da dupla, a partir de imagens que chocam o olhar e emanam ao espectador uma diversidade de informações que estão atreladas à vivência de John/Taupin a partir dos enunciados “libertários” de suas primeiras canções como uma porta para a fama como modo de vida. Apresenta e problematiza, portanto, a relação possível entre a obra da dupla, o gênero musical Glam/Glitter Rock, o sistema do estrelato e a cultura da personalidade de modo que se possa entender como se produziu um sentido para o “ser famoso” na década de 1970, avaliando os usos do sistema do estrelato, da fama e do palco enquanto lugares de “performance pós-moderna”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleCaptain fantastic and the brown dirt cowboy: um capítulo de história da fama (1975).pt_BR
dc.date.issued2011-03-
dc.description.abstractMay 19, 1975. More than one million people uneasily expected, only in the United States, the release of a record. On that day each one of them bought the new Elton John album. Beforehand I can say that it was not a current record, because it dealt about a musical opus that tried to tell the life story of its own creators. So, this research investigates in what degree the album Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy, released by singer/songwriter Elton John and by lyricist Bernie Taupin, produced some senses about the past of the due, because by the way they put images of themselves at the disposal of the public, they delineate one way of access to the things they lived together that suggest to incite the researcher for interpretation, for deviation and for the relative. Also discuss if the album would be a self writing, an autobiography or an autobiographical report, considering the construction of the historicity of their both lives, their relation with the musical-artistic context at the end of the 60’s until the middle of the next decade and the production of a sense of fame in this opportunity. Argues, just as well, how the cover of the album reinforces the “countercultural” ideas of the first compositions of the due, using images that awes the look and emanates to the spectator a sort of information that are hitched to the existence of John/Taupin from the “libertarian” enunciations of their first songs as a door for fame as a way of life. Presents and puts in question hence the possible relation between the due’s opus, the Glam/Glitter Rock musical gender, the star system and the culture of personality to say how was produced a sense of “being famous” in the 70’s, appraising the uses of star system, fame and stage as places of “postmodern performance”.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2519-
dc.date.accessioned2019-01-16T09:33:21Z-
dc.date.available2019-01-16-
dc.date.available2019-01-16T09:33:21Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectHistória da Música Iinglesa-
dc.subjectElton John-
dc.subjectBernie Taupin-
dc.subjectEscrita de Si-
dc.subjectAutobiografia-
dc.subjectRelato Autobiográfico-
dc.subjectSistema do Estrelato-
dc.subjectEstrelato-
dc.subjectFama - Modo de Vida-
dc.subjectSer Famoso-
dc.subjectPerformance Pós-Moderna-
dc.subjectHistória da Fama-
dc.subjectMúsica - Elton John e Bernie Taupin-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Elton John da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCaptain fantastic and the brown dirt cowboy: a chapter of history of the fame (1975).pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Elton John da Silva. Captain fantastic and the brown dirt cowboy: um capítulo de história da fama (1975). 362f. 2011. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011.pt_BR
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ELTON JOHN DA SILVA FARIAS - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2011.pdfElton John da Silva Farias- Dissertação PPGH CH 20119.53 MBAdobe PDFView/Open


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