Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25152
Title: | Avaliação da aprendizagem escolar: uma prática em busca de novos sentidos. |
Other Titles: | Assessment of school learning: a practice in search of new meanings. |
???metadata.dc.creator???: | TORRES, Maria Cristina Ramos. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUSA, José Wanderley Alves de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | MELO, Alana Candeia de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | MELO, Aristeia Candeia de. |
Keywords: | Aprendizagem escolar;Avaliação da aprendizagem escolar;Avaliação Educacional;Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Dionísio da Costa - Patos - PB;Escola Estadual Dr. Dionísio da Costa - Patos - PB;Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs;Prática avaliativa - educação;Avaliação escolar;Professores como objeto de pesquisa;School learning;Assessment of school learning;Educational Assessment;State Elementary and Middle School Dr. Dionisio da Costa - Patos - PB;State School Dr. Dionisio da Costa - Patos - PB;National Curriculum Parameters - PCNs;Evaluation practice - education;School evaluation;Teachers as a research object |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | TORRES, Maria Cristina Ramos. Avaliação da aprendizagem escolar: uma prática em busca de novos sentidos. 2005. 46f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande – Patos - Paraíba - Brasil, 2005. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25152 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa se propõe a investigar a prática da avaliação educacional da E.E.E.F.M Dr. Dionísio da Costa da rede estadual de ensino na cidade de Patos. A fundamentação teórica se deu a partir de uma perspectiva politica, histórica e cultural da Educação e do conhecimento. Nesse sentido, aborda o estudo do contexto histórico das práticas avaliativas bem como aborda as exigências atuais da legislação e sua interpretação. Analisa a orientação oferecida as escolas da rede estadual do Estado da Paraíba. A investigação se preocupou com a qualidade da avaliação oferecida pela escola. Nesta perspectiva, discute a avaliação como prática marcada pela disputa de interesses, examinando seus efeitos sociais, políticos e culturais. Foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória para familiarização da maneira como se processa a avaliação educacional na referida instituição. O estudo de caso foi o método de procedimento adotado e se voltou para professoras que participam do estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário. Foi possível observar problemas similares que dificultam o processo ensino aprendizagem, evidenciando a necessidade de um planejamento institucional para a reflexão e definição da prática de avaliação da referida escola. |
Keywords: | Aprendizagem escolar Avaliação da aprendizagem escolar Avaliação Educacional Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Dionísio da Costa - Patos - PB Escola Estadual Dr. Dionísio da Costa - Patos - PB Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs Prática avaliativa - educação Avaliação escolar Professores como objeto de pesquisa School learning Assessment of school learning Educational Assessment State Elementary and Middle School Dr. Dionisio da Costa - Patos - PB State School Dr. Dionisio da Costa - Patos - PB National Curriculum Parameters - PCNs Evaluation practice - education School evaluation Teachers as a research object |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25152 |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Educação - CSTR |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA CRISTINA RAMOS TORRES - MONOGRAFIA PPGE 2005.pdf | Maria Cristina Ramos Torres -Monografia PPGE 2005. | 9.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.