Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25057
Title: | Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos. |
Other Titles: | Correlation of the contents taught in elementary school (final years) with the didactic approaches of product design teachers. |
???metadata.dc.creator???: | MEDEIROS, Camila Amaral Nóbrega de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SILVA, Itamar Ferreira da. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SILVA, Julia Teles da. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SILVA, Marcia Tavares. |
Keywords: | Design;Educação;Criatividade;Habilidades e competências;Aprendizagem baseada em Design;Ergonomia, ambiente e processos;Education;Creativity;Skills and competencies;Design-based Learning;Ergonomics, environment and processes;Diseño;Projeto;Educación;Creatividad;Habilidades y competencias;Aprendizaje basado en diseño;Ergonomía, entorno y procesos;Motif;Éducation;La créativité;Aptitudes et compétences;Apprentissage basé sur la conception;Ergonomie, environnement et processus |
Issue Date: | 3-Mar-2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MEDEIROS, C. A. N. de. Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O objetivo deste trabalho consiste em contribuir para o segmento da educação no Brasil ao promover a criação de um modelo de auxílio à tomada de decisão criativa na construção de planos de aula por professores de Ciências do Ensino Fundamental (Anos Finais). Para tanto, são tidas como base as estratégias e as ferramentas aplicadas na formação do Designer de Produto, levando em consideração as habilidades e as competências exigidas. Buscou-se, assim, aliar as áreas de Design e da Educação para promover o diálogo com a prática pedagógica dos professores com foco na resolução de problemas, por meio de ferramentas e de técnicas de criatividade. Além disso, a abordagem da pesquisa é básica e exploratória proporcionando um estudo tanto do estado da arte quanto das vivências construídas pelos sujeitos. Como procedimento metodológico, foi realizado um levantamento bibliográfico, sobre as principais ferramentas e métodos utilizados no ensino de Design, e a aplicação de questionário on-line, com professores da graduação responsáveis pelas disciplinas de Projeto de Produto, visando a identificar as principais estratégias didáticas utilizadas em sala de aula. Como resultado, foram organizados quadros sínteses capazes de correlacionar, refletir e ampliar o repertório de possibilidades para planos de aula na educação básica. |
Abstract: | The objective of this work is to contribute to the education segment in Brazil by promoting the creation of a model to help creative decision-making in the construction of lesson plans by Science teachers in Elementary School (Final Years). For that, the strategies and tools applied in the training of the Product Designer are taken into account, taking into account the skills and competencies required. For such, we sought to combine the areas of Design and Education to promote dialogue with the pedagogical practice of teachers with a focus on problem solving, through tools and creativity techniques. In addition, the research approach is basic and exploratory, providing a study of both the state of the art and the experiences built by the subjects. As a methodological procedure, a bibliographic survey was carried out on the main tools and methods used in the Design classes, and the application of an online questionnaire, with teachers responsible for the disciplines of Product Project, in order to identify the main didactic strategies used in the classroom. As a result, synthesis tables were organized capable of correlating, reflecting and expanding the repertoire of possibilities for lesson plans in basic education. |
Keywords: | Design Educação Criatividade Habilidades e competências Aprendizagem baseada em Design Ergonomia, ambiente e processos Education Creativity Skills and competencies Design-based Learning Ergonomics, environment and processes Diseño Projeto Educación Creatividad Habilidades y competencias Aprendizaje basado en diseño Ergonomía, entorno y procesos Motif Éducation La créativité Aptitudes et compétences Apprentissage basé sur la conception Ergonomie, environnement et processus |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Desenho |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25057 |
Appears in Collections: | Mestrado em Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAMILA AMARAL NÓBREGA DE MEDEIROS – DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2022.pdf | 6.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.