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dc.creator.IDFERREIRA, J. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0443366753664212pt_BR
dc.contributor.advisor1SIMPLÍCIO , Marcos Antônio de Souza.-
dc.contributor.advisor1IDSIMPLÍCIO, M. A. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5090248192860158pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, José Bezerra da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, J. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8531283237997416pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS JÚNIOR., Marinaldo dos.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS JÚNIOR, M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7039131984326044pt_BR
dc.description.resumoUm dos problemas recorrentes na execução da pré-moldagem de estruturas é a necessidade das ligações entre os elementos com objetivo de garantir estabilidade e uma boa distribuição de esforços. O consolo é amplamente utilizado em estruturas pré- moldadas, pois serve como elemento de ligação entre dois componentes tais como viga- pilar. Apesar da eficiência na distribuição dos esforços, os consolos apresentam a dificuldade de concretagem no processo de pré-moldagem devido à grande taxa de armadura necessária em pouco espaço. Além da armadura do tirante principal, geralmente se utilizam estribos verticais e horizontais (Armadura de costura). Diante disto, esse trabalho surge com objetivo de estudar a influência da adição de fibras de aço ao concreto convencional utilizado na moldagem de consolos curtos visando a diminuição da armadura de costura e melhoria da característica frágil do concreto. A fase experimental foi dividida em duas (2) etapas: Ensaios de caracterização do material e ensaios mecânicos (Resistência à compressão simples, resistência à tração e ensaio destrutivo dos modelos). Foram ensaiados três modelos de consolos em que dois deles moldados sem incorporação de fibra sendo um com metade da armadura de costura (As,cost) e o outro com o As,cost total proposta pela NBR 9062/2006, e o terceiro com metade do armadura de costura e adição de 0,5% de fibra de aço. De modo geral essa pesquisa mostrou que a adição de fibras de aço ao concreto promoveu incrementos na capacidade de carga de consolos aumentando a carga última e a carga de início de fissuração do modelo ensaiado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAnálise experimental de consolos curtos de concreto reforçado com fibra de aço.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractOne of the recurring problems in the implementation of the pre-molding of the structures is the need of the connections between the elements with the aim of ensuring stability and a good distribution of efforts. The corbels is widely used in pre -molded, in that it serves as a connecting element between two components such as beam-pillar. In spite of the efficiency in the distribution of efforts, the consolation presents the difficulty of concreting in the process of pre-molding due to the large amount of armor required in little space. In addition to the main strut armature, generally if they use stirrups in vertical and horizontal (Armor of sewing). Consequently, this work arises with the aim to study the influence of addition of steel fiber to the concrete in the conventional used in the molding of corbels short, aiming at reducing the armor's seam and the improvement of the characteristic of a fragile concrete. The experimental phase was divided into two (2) steps: Tests for material characterization and mechanical tests (Resistance to compression simple tensile strength testing and destructive of the models). Have been tested three models of corbels being two of them molded without incorporation of fiber one with half the armor of the seam (As,cost) and the other with the As,cost total proposed by the NBR 9062/2006, and the third with half of the armor stitching and addition of 0.5% steel fibre.In general this research showed that the addition of steel fiber to the concrete promoted increments in the load c apacity of corbels increasing the load of break and the Beginning of cracking of the model tested.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23949-
dc.date.accessioned2022-03-21T13:03:08Z-
dc.date.available2022-03-21-
dc.date.available2022-03-21T13:03:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectConcreto com fibra de açopt_BR
dc.subjectFibra de açopt_BR
dc.subjectConsolos curtospt_BR
dc.subjectPré-moldadospt_BR
dc.subjectRupturas em consolospt_BR
dc.subjectEstruturaspt_BR
dc.subjectConstrução Civilpt_BR
dc.subjectConcrete with steel fiberpt_BR
dc.subjectSteel fiberpt_BR
dc.subjectShort dildospt_BR
dc.subjectPrecastpt_BR
dc.subjectBreaks in dildospt_BR
dc.subjectStructurept_BR
dc.subjectConstructionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Josyverton Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExperimental analysis of short steel fiber reinforced concrete corbels.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Josyverton Gomes. Análise experimental de consolos curtos de concreto reforçado com fibra de aço. 2017. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23949pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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