Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23922
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9012514404336095 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Raoni Venâncio dos Santos. | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1144772512685166 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | RODRIGUES, Tatiana Moura. | - |
dc.contributor.referee2 | ROCHA, Lívia Almeida. | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2802070495950238 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho foi propor em nível de estudo preliminar, uma reforma e ampliação da Escola Senador Argemiro de Figueiredo, ou Polivalente. Para isso, é preciso entender as dinâmicas sociais pelas quais as escolas, no Brasil e no mundo passam. Ainda se constrói escolas como se constroem prisões, fechadas, ditadoras e que priorizam o crescimento individual e competitivo de crianças que apenas buscam lugares para se divertir e aprender. Este trabalho busca questionar a padronização de projetos como forma agilizar a produção de mais escolas, sem pensar na realidade a comunidade local, do terreno ou de qualquer outra condição importante para tal. As necessidades das escolas no país são muito evidentes e é preciso que todos os agentes que atuam nelas façam sua parte para criar um ambiente saudável e rico para o aprendizado, aliando pedagogia, didática e arquitetura. O projeto transformou as maiores necessidades da escola em mudanças no espaço, trazendo mais movimento e dinâmica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.title | A arquitetura do aprender: reforma e ampliação da Escola Polivalente. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-03-22 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work was to propose, at the preliminary study level, a reform and extension of the School Senador Argemiro de Figueiredo, or Polivalente. For this, it is necessary to understand the social dynamics that schools in Brazil and in the world go through. Schools are still being built as if they build prisons, closed, dictators, and that prioritize the individual and competitive growth of children who only seek places to have fun and learn. This work seeks to question the standardization of projects as a way to speed up the production of more schools, without thinking about the reality of the local community, the terrain or any other important condition for doing so. The needs of the schools in the country are very evident and it is necessary that all the agents that act in them do their part to create a healthy and rich environment for the learning, combining pedagogy, didactics and architecture. The project has transformed the school's greatest needs into changes in space, bringing more movement and dynamics. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23922 | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-18T14:38:21Z | - |
dc.date.available | 2022-03-18 | - |
dc.date.available | 2022-03-18T14:38:21Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura escolar | pt_BR |
dc.subject | Reforma e ampliação de escola | pt_BR |
dc.subject | Escola Senador Argemiro de Figueiredo - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Escola Polivalente - reforma e ampliação | pt_BR |
dc.subject | Projeto de reforma escolar | pt_BR |
dc.subject | Espaço escolar - reforma e ampliação | pt_BR |
dc.subject | School architecture | pt_BR |
dc.subject | School renovation and expansion | pt_BR |
dc.subject | Senador Argemiro de Figueiredo School - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Multipurpose School - renovation and expansion | pt_BR |
dc.subject | School renovation project | pt_BR |
dc.subject | School space - renovation and expansion | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Sanderson Cabral. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The architecture of learning: reform and expansion of the Polyvalent School. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Sanderson Cabral. A arquitetura do aprender: reforma e ampliação da Escola Polivalente. 2018. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23922 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - CTRN - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SANDERSON CABRAL OLIVEIRA - TCC ARQ. E URBANISMO CTRN 2018.pdf | Sanderson Cabral Oliveira - TCC Arquitetura e Urbanismo CTRN 2018 | 9.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.