Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23922
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9012514404336095pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Raoni Venâncio dos Santos.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1144772512685166pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Tatiana Moura.-
dc.contributor.referee2ROCHA, Lívia Almeida.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2802070495950238pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi propor em nível de estudo preliminar, uma reforma e ampliação da Escola Senador Argemiro de Figueiredo, ou Polivalente. Para isso, é preciso entender as dinâmicas sociais pelas quais as escolas, no Brasil e no mundo passam. Ainda se constrói escolas como se constroem prisões, fechadas, ditadoras e que priorizam o crescimento individual e competitivo de crianças que apenas buscam lugares para se divertir e aprender. Este trabalho busca questionar a padronização de projetos como forma agilizar a produção de mais escolas, sem pensar na realidade a comunidade local, do terreno ou de qualquer outra condição importante para tal. As necessidades das escolas no país são muito evidentes e é preciso que todos os agentes que atuam nelas façam sua parte para criar um ambiente saudável e rico para o aprendizado, aliando pedagogia, didática e arquitetura. O projeto transformou as maiores necessidades da escola em mudanças no espaço, trazendo mais movimento e dinâmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.titleA arquitetura do aprender: reforma e ampliação da Escola Polivalente.pt_BR
dc.date.issued2018-03-22-
dc.description.abstractThe objective of this work was to propose, at the preliminary study level, a reform and extension of the School Senador Argemiro de Figueiredo, or Polivalente. For this, it is necessary to understand the social dynamics that schools in Brazil and in the world go through. Schools are still being built as if they build prisons, closed, dictators, and that prioritize the individual and competitive growth of children who only seek places to have fun and learn. This work seeks to question the standardization of projects as a way to speed up the production of more schools, without thinking about the reality of the local community, the terrain or any other important condition for doing so. The needs of the schools in the country are very evident and it is necessary that all the agents that act in them do their part to create a healthy and rich environment for the learning, combining pedagogy, didactics and architecture. The project has transformed the school's greatest needs into changes in space, bringing more movement and dynamics.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23922-
dc.date.accessioned2022-03-18T14:38:21Z-
dc.date.available2022-03-18-
dc.date.available2022-03-18T14:38:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectArquitetura escolarpt_BR
dc.subjectReforma e ampliação de escolapt_BR
dc.subjectEscola Senador Argemiro de Figueiredo - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectEscola Polivalente - reforma e ampliaçãopt_BR
dc.subjectProjeto de reforma escolarpt_BR
dc.subjectEspaço escolar - reforma e ampliaçãopt_BR
dc.subjectSchool architecturept_BR
dc.subjectSchool renovation and expansionpt_BR
dc.subjectSenador Argemiro de Figueiredo School - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectMultipurpose School - renovation and expansionpt_BR
dc.subjectSchool renovation projectpt_BR
dc.subjectSchool space - renovation and expansionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Sanderson Cabral.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe architecture of learning: reform and expansion of the Polyvalent School.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sanderson Cabral. A arquitetura do aprender: reforma e ampliação da Escola Polivalente. 2018. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23922pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANDERSON CABRAL OLIVEIRA - TCC ARQ. E URBANISMO CTRN 2018.pdfSanderson Cabral Oliveira - TCC Arquitetura e Urbanismo CTRN 20189.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.