Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23735
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMOTA, A. L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7849466099168708pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.-
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, L. C. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2234702016679131pt_BR
dc.contributor.advisor2COSTA, Laiana Ferreira da.-
dc.contributor.advisor2IDCOSTA, L. F.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4147758573818185pt_BR
dc.contributor.referee1DUARTE, Ana Maria Gonçalves.-
dc.contributor.referee1IDDUARTE, A. M. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7613871386733779pt_BR
dc.contributor.referee2COSTA, Daniel Beserra.-
dc.contributor.referee2IDCOSTA, D. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5017710235419854pt_BR
dc.description.resumoEm tempos de alterações climatológicas a nível mundial, torna-se importante a reflexão e a busca de materiais e técnicas menos agressivos e, quem sabe, mais eficientes. Apesar do uso do fresado (Reclaimed Asphalt Pavement – RAP) como uma nova matéria prima ser promissor observa-se a carência de informações e dúvidas em torno do comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas com este material. Neste sentido, o presente trabalho reuniu, por meio de uma revisão bibliográfica, dados de resultados de ensaios laboratoriais de misturas asfálticas recicladas com diferentes teores de RAP (0% a 100%) e analisou por meio de um estudo de tendências o comportamento mecânico dessas misturas asfálticas. Os resultados mostraram que o teor total de ligante, o tipo de compactação e o teor do RAP influenciam diretamente no desempenho mecânicos das misturas asfálticas recicladas. O incremento de RAP elevou os valores de estabilidade Marshall, módulo de resiliência, vida de fadiga e resistência à tração. Observou-se que estes valores foram fortemente influenciados pela composição granulométrica da mistura reciclada e pela presença de um agente rejuvenescedor. Nesse estudo não foi possível verificar uma tendência que refletisse a forma como o RAP influencia no comportamento reológico da mistura reciclada: os valores de módulo complexo/ dinâmico, fadiga e resistência mecânica a baixa temperatura encontrados foram semelhantes aos de misturas convencionais confeccionadas sem RAP.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleLevantamento bibliográfico sobre a influência do teor de RAP nas propriedades mecânicas de misturas asfálticas recicladas.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.description.abstractIn times of climate change worldwide, it is important to reflect and search for less aggressive and, who knows, more efficient materials and techniques. Despite the use of the milled (Reclaimed Asphalt Pavement - RAP) as a promising new raw material, there is a lack of information and doubts about the mechanical behavior of asphalt mixtures recycled with this material. In this sense, the present work brought together, through a literature review, data from laboratory test results of recycled asphalt mixtures with different levels of RAP (0% to 100%) and analyzed through a trend study the mechanical behavior of these asphalt mixtures. The results showed that the total binder content, the type of compaction and the RAP content directly influence the mechanical performance of the recycled asphalt mixtures. The RAP increases increased marshall stability values, resilience modulus, fatigue life and tensile strength. It was observed that these values were strongly influenced by the granulometric composition of the recycled mixture and the presence of a rejuvenating agent. In this study, it was not possible to verify a trend that reflected how RAP influences the rheological behavior of the recycled mixture: the values of complex modulus, fatigue and mechanical resistance at low temperature found were similar to those of conventional mixtures made without RAP.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23735-
dc.date.accessioned2022-02-24T19:30:11Z-
dc.date.available2022-02-24-
dc.date.available2022-02-24T19:30:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectMisturas asfálticas recicladaspt_BR
dc.subjectMisturas asfálticas - propriedades mecânicaspt_BR
dc.subjectLevantamento bibliográficopt_BR
dc.subjectReclaimed Asphalt Pavement - RAPpt_BR
dc.subjectRAP - Reclaimed Asphalt Pavement - RAPpt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectCimento asfáltico de petróleopt_BR
dc.subjectDesgaste cântabropt_BR
dc.subjectVida de fadigapt_BR
dc.subjectMódulo de resiliênciapt_BR
dc.subjectAfundamento de trilha de rodapt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectRecycled asphalt mixespt_BR
dc.subjectAsphalt mixtures - mechanical propertiespt_BR
dc.subjectBibliographic surveypt_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectPetroleum asphalt cementpt_BR
dc.subjectCantabrian wearpt_BR
dc.subjectFatigue lifept_BR
dc.subjectResilience modulept_BR
dc.subjectWheel track sinkingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOTA, André Luís de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBibliographic survey on the influence of RAP content on the mechanical properties of recycled asphalt mixtures.pt_BR
dc.identifier.citationMOTA, André Luís de Souza. Levantamento bibliográfico sobre a influência do teor de RAP nas propriedades mecânicas de misturas asfálticas recicladas. 2021. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23735pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉ LUÍS DE SOUZA MOTA - TCC ENG. CIVIL CTRN 2021.pdfAndré Luís de Souza Mota - TCC Eng. Civil CTRN 20211.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.