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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23735
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | MOTA, A. L. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7849466099168708 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LUCENA, L. C. F. L. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2234702016679131 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | COSTA, Laiana Ferreira da. | - |
dc.contributor.advisor2ID | COSTA, L. F. | pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4147758573818185 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | DUARTE, Ana Maria Gonçalves. | - |
dc.contributor.referee1ID | DUARTE, A. M. G. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7613871386733779 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | COSTA, Daniel Beserra. | - |
dc.contributor.referee2ID | COSTA, D. B. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5017710235419854 | pt_BR |
dc.description.resumo | Em tempos de alterações climatológicas a nível mundial, torna-se importante a reflexão e a busca de materiais e técnicas menos agressivos e, quem sabe, mais eficientes. Apesar do uso do fresado (Reclaimed Asphalt Pavement – RAP) como uma nova matéria prima ser promissor observa-se a carência de informações e dúvidas em torno do comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas com este material. Neste sentido, o presente trabalho reuniu, por meio de uma revisão bibliográfica, dados de resultados de ensaios laboratoriais de misturas asfálticas recicladas com diferentes teores de RAP (0% a 100%) e analisou por meio de um estudo de tendências o comportamento mecânico dessas misturas asfálticas. Os resultados mostraram que o teor total de ligante, o tipo de compactação e o teor do RAP influenciam diretamente no desempenho mecânicos das misturas asfálticas recicladas. O incremento de RAP elevou os valores de estabilidade Marshall, módulo de resiliência, vida de fadiga e resistência à tração. Observou-se que estes valores foram fortemente influenciados pela composição granulométrica da mistura reciclada e pela presença de um agente rejuvenescedor. Nesse estudo não foi possível verificar uma tendência que refletisse a forma como o RAP influencia no comportamento reológico da mistura reciclada: os valores de módulo complexo/ dinâmico, fadiga e resistência mecânica a baixa temperatura encontrados foram semelhantes aos de misturas convencionais confeccionadas sem RAP. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.title | Levantamento bibliográfico sobre a influência do teor de RAP nas propriedades mecânicas de misturas asfálticas recicladas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.description.abstract | In times of climate change worldwide, it is important to reflect and search for less aggressive and, who knows, more efficient materials and techniques. Despite the use of the milled (Reclaimed Asphalt Pavement - RAP) as a promising new raw material, there is a lack of information and doubts about the mechanical behavior of asphalt mixtures recycled with this material. In this sense, the present work brought together, through a literature review, data from laboratory test results of recycled asphalt mixtures with different levels of RAP (0% to 100%) and analyzed through a trend study the mechanical behavior of these asphalt mixtures. The results showed that the total binder content, the type of compaction and the RAP content directly influence the mechanical performance of the recycled asphalt mixtures. The RAP increases increased marshall stability values, resilience modulus, fatigue life and tensile strength. It was observed that these values were strongly influenced by the granulometric composition of the recycled mixture and the presence of a rejuvenating agent. In this study, it was not possible to verify a trend that reflected how RAP influences the rheological behavior of the recycled mixture: the values of complex modulus, fatigue and mechanical resistance at low temperature found were similar to those of conventional mixtures made without RAP. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23735 | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T19:30:11Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24 | - |
dc.date.available | 2022-02-24T19:30:11Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Geotecnia | pt_BR |
dc.subject | Misturas asfálticas recicladas | pt_BR |
dc.subject | Misturas asfálticas - propriedades mecânicas | pt_BR |
dc.subject | Levantamento bibliográfico | pt_BR |
dc.subject | Reclaimed Asphalt Pavement - RAP | pt_BR |
dc.subject | RAP - Reclaimed Asphalt Pavement - RAP | pt_BR |
dc.subject | Pavimentação asfáltica | pt_BR |
dc.subject | Cimento asfáltico de petróleo | pt_BR |
dc.subject | Desgaste cântabro | pt_BR |
dc.subject | Vida de fadiga | pt_BR |
dc.subject | Módulo de resiliência | pt_BR |
dc.subject | Afundamento de trilha de roda | pt_BR |
dc.subject | Geotechnics | pt_BR |
dc.subject | Recycled asphalt mixes | pt_BR |
dc.subject | Asphalt mixtures - mechanical properties | pt_BR |
dc.subject | Bibliographic survey | pt_BR |
dc.subject | Asphalt paving | pt_BR |
dc.subject | Petroleum asphalt cement | pt_BR |
dc.subject | Cantabrian wear | pt_BR |
dc.subject | Fatigue life | pt_BR |
dc.subject | Resilience module | pt_BR |
dc.subject | Wheel track sinking | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MOTA, André Luís de Souza. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Bibliographic survey on the influence of RAP content on the mechanical properties of recycled asphalt mixtures. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MOTA, André Luís de Souza. Levantamento bibliográfico sobre a influência do teor de RAP nas propriedades mecânicas de misturas asfálticas recicladas. 2021. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23735 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias |
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