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dc.creator.IDFELIPE, A. C. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9024000987986024pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.-
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, A. E. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4428634327768673pt_BR
dc.contributor.advisor2SOUSA, Talita Miranda de.-
dc.contributor.advisor2IDSOUSA, T. M.-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4764328206136385-
dc.description.resumoAs misturas asfálticas usinadas à quente passam por um processo de aquecimento com altas temperaturas, o que ocasiona gastos energéticos elevados e emissões de gases prejudiciais ao meio ambiente e aos trabalhadores expostos. Além disso, as altas temperaturas também influenciam na qualidade do ligante. Buscando amenizar esses problemas, foram desenvolvidos estudos para reduzir as temperaturas de usinagem e compactação das misturas, dando origem às misturas asfálticas mornas (MAMs), em que são desenvolvidas com uso de aditivos. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi avaliar as alterações nas propriedades mecânicas de uma mistura asfáltica quando utilizada suas temperaturas de usinagem e compactação aproximadas ao obtido para uma mistura asfáltica morna com uso de 5% de cera de abelha, buscando compará-las. Utilizando o método de dosagem SUPERPAVE e as temperaturas encontradas no ensaio de Viscosidade Rotacional, foram moldados os corpos de prova para realização dos ensaios de Resistência a Tração e Módulo Resiliência. Nesse contexto, com os resultados obtidos pode-se concluir que o uso da cera de abelha, no teor de 5%, para reduzir as temperaturas de usinagem e compactação não mostrou resultados significativos quando comparados a mistura asfáltica puro na mesma faixa e variação de temperatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleEstudo de redução de temperatura de misturas asfálticas e a influência da adição de cera de abelha.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.description.abstractHot-machined asphalt mixtures undergo a heating process at high temperatures, which causes high energy costs and harmful gas emissions to the environment and to exposed workers. Furthermore, high temperatures also influence the quality of the binder. Seeking to alleviate these problems, studies were carried out to reduce the machining and compaction temperatures of the mixtures, giving rise to warm asphalt mixtures (WMAs), in which they are developed with the use of additives. Thus, the objective of this research was to evaluate the changes in the mechanical properties of an asphalt mixture when using its approximate machining and compaction temperatures to what was obtained for a warm asphalt mixture using 5% beeswax, seeking to compare them . Using the SUPERPAVE dosing method and the temperatures found in the Rotational Viscosity test, the specimens were molded to carry out the Tensile Strength and Modulus Resilience tests. In this context, with the results obtained, it can be concluded that the use of beeswax, at 5% content, to reduce machining and compaction temperatures did not show significant results when compared to pure asphalt mixture in the same range and temperature variation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23734-
dc.date.accessioned2022-02-24T19:21:29Z-
dc.date.available2022-02-24-
dc.date.available2022-02-24T19:21:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectCera de abelha - misturas asfálticaspt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectLigantes asfálticospt_BR
dc.subjectTemperatura em misturas asfálticaspt_BR
dc.subjectRedução de temperatura - misturas asfálticaspt_BR
dc.subjectMisturas asfálticas mornaspt_BR
dc.subjectGranulometriapt_BR
dc.subjectAbrasão Los Angelespt_BR
dc.subjectDosagem superpavept_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectBeeswax - asphalt mixespt_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectAsphalt binderspt_BR
dc.subjectTemperature in asphalt mixturespt_BR
dc.subjectTemperature reduction - asphalt mixturespt_BR
dc.subjectWarm asphalt mixespt_BR
dc.subjectGranulometrypt_BR
dc.subjectAbrasion Los Angelespt_BR
dc.subjectSuperpave dosagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFELIPE, Ana Cecília de Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of temperature reduction of asphalt mixtures and the influence of the addition of beeswax.pt_BR
dc.identifier.citationFELIPE, Ana Cecília de Araújo. Estudo de redução de temperatura de misturas asfálticas e a influência da adição de cera de abelha. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23734pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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