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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23734
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | FELIPE, A. C. A. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9024000987986024 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LUCENA, A. E. F. L. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | SOUSA, Talita Miranda de. | - |
dc.contributor.advisor2ID | SOUSA, T. M. | - |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4764328206136385 | - |
dc.description.resumo | As misturas asfálticas usinadas à quente passam por um processo de aquecimento com altas temperaturas, o que ocasiona gastos energéticos elevados e emissões de gases prejudiciais ao meio ambiente e aos trabalhadores expostos. Além disso, as altas temperaturas também influenciam na qualidade do ligante. Buscando amenizar esses problemas, foram desenvolvidos estudos para reduzir as temperaturas de usinagem e compactação das misturas, dando origem às misturas asfálticas mornas (MAMs), em que são desenvolvidas com uso de aditivos. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi avaliar as alterações nas propriedades mecânicas de uma mistura asfáltica quando utilizada suas temperaturas de usinagem e compactação aproximadas ao obtido para uma mistura asfáltica morna com uso de 5% de cera de abelha, buscando compará-las. Utilizando o método de dosagem SUPERPAVE e as temperaturas encontradas no ensaio de Viscosidade Rotacional, foram moldados os corpos de prova para realização dos ensaios de Resistência a Tração e Módulo Resiliência. Nesse contexto, com os resultados obtidos pode-se concluir que o uso da cera de abelha, no teor de 5%, para reduzir as temperaturas de usinagem e compactação não mostrou resultados significativos quando comparados a mistura asfáltica puro na mesma faixa e variação de temperatura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.title | Estudo de redução de temperatura de misturas asfálticas e a influência da adição de cera de abelha. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.description.abstract | Hot-machined asphalt mixtures undergo a heating process at high temperatures, which causes high energy costs and harmful gas emissions to the environment and to exposed workers. Furthermore, high temperatures also influence the quality of the binder. Seeking to alleviate these problems, studies were carried out to reduce the machining and compaction temperatures of the mixtures, giving rise to warm asphalt mixtures (WMAs), in which they are developed with the use of additives. Thus, the objective of this research was to evaluate the changes in the mechanical properties of an asphalt mixture when using its approximate machining and compaction temperatures to what was obtained for a warm asphalt mixture using 5% beeswax, seeking to compare them . Using the SUPERPAVE dosing method and the temperatures found in the Rotational Viscosity test, the specimens were molded to carry out the Tensile Strength and Modulus Resilience tests. In this context, with the results obtained, it can be concluded that the use of beeswax, at 5% content, to reduce machining and compaction temperatures did not show significant results when compared to pure asphalt mixture in the same range and temperature variation. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23734 | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T19:21:29Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24 | - |
dc.date.available | 2022-02-24T19:21:29Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Geotecnia | pt_BR |
dc.subject | Cera de abelha - misturas asfálticas | pt_BR |
dc.subject | Pavimentação asfáltica | pt_BR |
dc.subject | Ligantes asfálticos | pt_BR |
dc.subject | Temperatura em misturas asfálticas | pt_BR |
dc.subject | Redução de temperatura - misturas asfálticas | pt_BR |
dc.subject | Misturas asfálticas mornas | pt_BR |
dc.subject | Granulometria | pt_BR |
dc.subject | Abrasão Los Angeles | pt_BR |
dc.subject | Dosagem superpave | pt_BR |
dc.subject | Geotechnics | pt_BR |
dc.subject | Beeswax - asphalt mixes | pt_BR |
dc.subject | Asphalt paving | pt_BR |
dc.subject | Asphalt binders | pt_BR |
dc.subject | Temperature in asphalt mixtures | pt_BR |
dc.subject | Temperature reduction - asphalt mixtures | pt_BR |
dc.subject | Warm asphalt mixes | pt_BR |
dc.subject | Granulometry | pt_BR |
dc.subject | Abrasion Los Angeles | pt_BR |
dc.subject | Superpave dosage | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FELIPE, Ana Cecília de Araújo. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Study of temperature reduction of asphalt mixtures and the influence of the addition of beeswax. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FELIPE, Ana Cecília de Araújo. Estudo de redução de temperatura de misturas asfálticas e a influência da adição de cera de abelha. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23734 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias |
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