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dc.creator.IDNUNES, A. T. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, A. E. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4428634327768673pt_BR
dc.contributor.advisor-co1CARVALHO, Jeovanesa Régis.
dc.contributor.advisor-co1IDCARVALHO, J. R.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327628358298810pt_BR
dc.contributor.referee1SILVANI, Carina.
dc.contributor.referee1IDSILVANI, C.pt_BR
dc.contributor.referee2SOUSA, Talita Miranda de.
dc.contributor.referee2IDSOUSA, T. M.pt_BR
dc.description.resumoO meio ambiente se encontra cada vez mais desgastado pelas atividades humanas em todos os setores, não sendo diferente no setor da pavimentação que não apenas faz a retirada de materiais do meio para produção das misturas, como também, produz gases nocivos à saúde humana com as altas temperaturas de usinagem e compactação. Nesta perspectiva, observa-se que o ramo da construção civil, mais específicamente no setor da pavimentação, vem buscando meios de minimizar os desperdícios e danos causados a natureza, produzindo misturas asfálticas que se tornem mais sustentáveis e menos agressíveis, reaproveitando detritos provenientes de antigos revestimentos e misturas menos nocivas, à exemplo das MAMs (Misturas Asfálticas Mornas), objetos de estudo deste trabalho. Assim, objetiva-se reduzir a retirada de material virgem da natureza, sendo a intenção desta pesquisa utilizar o material reciclado de pavimentos antigos, denominado de RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), como fração da composição da nova mistura, de forma que altere propriedades reológicas, e, por consequência diminuir a temperatura de mistura e compactação do revestimento asfáltico, reduzindo a emissão de gasesestufa, mantendo as propriedades reológicas e físicas necessárias para a camada superior do pavimento. Buscando melhorar a trabalhabilidade do ligante asfáltico, CAP 50/70, adicionouse a mistura um aditivo redutor de viscosidade que modifique a mistura sem alterar características mecânicas. Com esta finalidade, optou-se pelo óleo de girassol, que é proveniente de uma oleaginosa bastante produzida e comercializada não só em território nacional, mas em todo o mundo. Este, foi adicionado ao ligante asfáltico em um teor de 2%, de acordo com estudos preliminares. No primeiro momento, efetuaram-se os ensaios de penetração, viscosidade rotacional e ponto de amolecimento, antes e depois do procedimento de RTFO (Rolling Thin-Film Oven) para caracterizar o ligante asfáltico com e sem aditivo. Adotou-se a metodologia SUPERPAVE (Super Performing Asphalt Pavements), na qual os ensaios mecânicos utilizados foram Resistência à Tração, Módulo de Resiliência e Lottman Modificado. Sendo assim, obtiveram-se resultados satisfatórios do uso do óleo de girassol como modificador de viscosidade, apresentando redução de temperatura, o que resulta no aumento da lubricidade do material que melhora a trabalhabilidade da mistura, contudo o valor obtido não configura uma MAM. No âmbito da incorporação do material reciclado, obteve-se resultados promissores de resistência a tração e módulo de resiliência, em que as misturas ensaiadas apresentam maior resistência as solicitações de tração e de deformação permanente, devido a maior rigidez ocasionada pelo material envelhecido do RAP, enquanto na análise do dano por umidade induzida, a presença dos teores de 50% e 70% de RAP dificultaram a aglutinação da mistura, não alcançando o valor regido por norma, porém a incorporação de valores menores alcançou o esperado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAvaliacão de óleo de girassol como aditivo de MAM visando a incorporação de elevadas quantidades de material fresado.pt_BR
dc.date.issued2021
dc.description.abstractThe environment is increasingly eroded by human activities in all sectors, being no different in the paving sector, which not only removes materials from the production environment for mixtures, but also produces gases harmful to human health with the high machining and compaction temperatures. In this perspective, it is observed that the civil construction industry, more specifically in the paving sector, has been seeking ways to minimize waste and damage to nature, producing asphalt mixtures that become more sustainable and less aggressive, reusing debris from old coatings and less harmful mixtures, such as MAMs (Warm Asphaltic Mixtures), objects of study in this work. Thus, the objective is to reduce the removal of virgin material from nature, and the intention of this research is to use recycled material from old pavements, called RAP, as a fraction of the composition of the new mixture, in order to change rheological properties, and, consequently, decrease the mixing temperature and compaction of the asphalt coating. the emission of greenhouse gases, maintaining as rheological properties and necessary for the upper layer of the pavement. Seeking to improve the workability of the asphalt binder, CAP 50/70, a viscosity reducing additive that modifies the mixture without altering mechanical characteristics was added to the mixture. For this purpose, we opted for sunflower oil, which comes from an oilseed that is widely produced and marketed not only in the national territory, but throughout the world. This was added to the asphalt binder at a content of 2%, according to preliminary studies. At first, penetration, rotational viscosity and softening point tests were performed, before and after the RTFO (Rolling Thin-Film Oven) procedure to characterize the asphalt binder with and without additive. The SUPERPAVE (Super Performing Asphalt Pavements) methodology was adopted, in which the mechanical tests used were Tensile Strength, Resilience Module and Modified Lottman. Therefore, satisfactory results were obtained from the use of sunflower oil as a viscosity modifier, with a reduction in temperature, which results in an increase in the lubricity of the material, which improves the workability of the mixture, however, the value obtained does not constitute a MAM. Within the scope of the incorporation of recycled material, promising results were obtained in terms of tensile strength and resilience modulus, in which the tested mixtures present greater resistance to traction and permanent deformation demands, due to the greater rigidity caused by the aged material of RAP, while in the analysis of damage caused by induced moisture, the presence of 50% and 70% RAP contents hindered the agglutination of the mixture, not reaching the value ruled by the norm, but the incorporation of lower values reached the expected value.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23729
dc.date.accessioned2022-02-24T17:42:55Z
dc.date.available2022-02-24
dc.date.available2022-02-24T17:42:55Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectMistura asfáltica mornapt_BR
dc.subjectMaterial fresado - misturas asfálticaspt_BR
dc.subjectLigantes asfálticospt_BR
dc.subjectÓleo de girassol - mistura asfálticapt_BR
dc.subjectAditivo redutor de viscosidadept_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectTipos de pavimentopt_BR
dc.subjectGranulometria dos agregadospt_BR
dc.subjectCimento asfáltico de petróleo 50/70pt_BR
dc.subjectEnsaios de caracterização mecânicapt_BR
dc.subjectEnsaio de módulo de resiliênciapt_BR
dc.subjectEnsaio de resistência à tração indireta por compressão diametralpt_BR
dc.subjectEnsaio de Lottman Modificadopt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectWarm asphalt mixpt_BR
dc.subjectMilled material - asphalt mixturespt_BR
dc.subjectAsphalt binderspt_BR
dc.subjectSunflower oil - asphalt mixpt_BR
dc.subjectViscosity reducing additivept_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectTypes of pavementpt_BR
dc.subjectAggregate granulometrypt_BR
dc.subjectPetroleum asphalt cement 50/70pt_BR
dc.subjectMechanical characterization testspt_BR
dc.subjectResilience module testpt_BR
dc.subjectIndirect tensile strength test by diametral compressionpt_BR
dc.subjectModified Lottman Assaypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNUNES, Aluska Thayuanne Rocha.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of sunflower oil as a MAM additive aiming at the incorporation of high amounts of milled material.pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, Aluska Thayuanne Rocha. Avaliacão de óleo de girassol como aditivo de MAM visando a incorporação de elevadas quantidades de material fresado. 2021. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23729pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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