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dc.creator.IDARRUDA, A. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0086964961356395pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVANI, Carina.
dc.contributor.advisor1IDSILVANI, C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898628325076026pt_BR
dc.contributor.advisor2MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor2LattesMENDONÇA, A. M. G. D.
dc.contributor.referee1AZERÊDO, Aline Figueiredo Nóbrega de.
dc.contributor.referee2MELO NETO, Osires de Medeiros.
dc.contributor.referee3ALBUQUERQUE, Tairone.
dc.description.resumoOs pavimentos são parte integrante do desenvolvimento das regiões, garantindo infraestrutura e conexões entre as áreas mais remotas. Sendo os mais utilizados, os pavimentos flexíveis possuem vida útil de até 10 anos, desde que sejam feitas manutenções períodicas. Na busca por manter a qualidade e durabilidade do pavimento, algumas técnicas, como a utilização de ligantes modificados, para adiar a ocorrência de defeitos, como as trincas por fadiga. Os principais fatores intervenientes à vida de fadiga do pavimento são o ligante asfáltico, as propriedades dos agregados e o foco deste estudo: as variações de frequência e temperatura. Para tal, foi realizada a caracterização mecânica da mistura seguida pelo ensaio de vida de fadiga, considerando a variação de temperatura e frequência. Após esta análise, foi possível observar que os pavimentos se comportam de maneiras distintas quando expostos a frequências ou temperaturas diferentes. Quando expostas a altos valores de frequência, da ordem de 30 Hz, as misturas apresentaram menor vida de fadiga. Observou-se também que o pavimento, quando submetido a maiores temperaturas, apresentou menor rigidez e maior deformação, necessitando de menor número de aplicações de carga para atingir a condição de ruptura. A menores temperaturas, da ordem de 10°C, observou-se que a rigidez influenciou no aumento do número de aplicações necessárias para atingir a ruptura, indicando maior resistência da mistura à fadiga. No entanto, a rigidez proveniente do ligante asfáltico e transmitida à mistura asfáltica completa causou diferentes tipos de ruptura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAnálise do fenômeno fadiga em diferentes condições de frequência e temperatura.pt_BR
dc.date.issued2021
dc.description.abstractThe pavements are an integral part of the development of the regions, ensuring infrastructure and connections between the most remote areas. Being the most used, flexible pavements have a useful life of up to 10 years, provided that periodic maintenance is carried out. In the search for maintaining the quality and durability of the pavement, there are some techniques, such as the use of modified binders, to delay the occurrence of defects, like fatigue cracks. The main factors intervening in the fatigue life of the pavement are the asphalt binder, the properties of the aggregates and the focus of this study: frequency and temperature variations. To this end, the mechanical characterization of the mixture was performed, followed by the fatigue life test, considering the variation in temperature and frequency. After this analysis, it was possible to observe that pavements behave in different ways when exposed to different frequencies or temperatures. When exposed to high frequency values (30 Hz), the mixtures had a shorter fatigue life. It was also observed that the pavement, when subjected to higher temperatures, presented lower stiffness and greater deformation, requiring fewer load applications to reach the failure condition. At lower temperatures (10ºC), it was observed that stiffness influenced the increase in the number of applications necessary to reach rupture, indicating greater resistance of the mixture to fatigue. However, the stiffness from the asphalt binder and transmitted to the complete asphalt mixture caused different types of rupture.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23726
dc.date.accessioned2022-02-24T17:19:46Z
dc.date.available2022-02-24
dc.date.available2022-02-24T17:19:46Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveispt_BR
dc.subjectFadiga - pavimentospt_BR
dc.subjectVida de fadigapt_BR
dc.subjectLigantes asfálticospt_BR
dc.subjectPavimentos asfálticospt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectTemperatura - pavimentos asfálticospt_BR
dc.subjectMisturas asfálticaspt_BR
dc.subjectPatologias das misturas asfálticaspt_BR
dc.subjectFadiga em revestimentos asfálticospt_BR
dc.subjectRevestimentos asfálticos - fadigapt_BR
dc.subjectDegradação por fadiga - pavimentos asfálticospt_BR
dc.subjectInfluência da temperatura - fadiga em pavimentospt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectFlexible floorspt_BR
dc.subjectFatigue - floorspt_BR
dc.subjectFatigue lifept_BR
dc.subjectAsphalt binderspt_BR
dc.subjectAsphalt pavementspt_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectTemperature - asphalt pavementspt_BR
dc.subjectAsphalt mixturespt_BR
dc.subjectPathologies of asphalt mixturespt_BR
dc.subjectFatigue in asphalt coatingspt_BR
dc.subjectAsphalt coatings - fatiguept_BR
dc.subjectFatigue degradation - asphalt pavementspt_BR
dc.subjectTemperature influence - pavement fatiguept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARRUDA, Amanda Mendes.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSuitability and modeling of sustainable urban drainage systems from the perspective of precarious settlements.pt_BR
dc.identifier.citationARRUDA, Amanda Mendes. Adequabilidade e modelagem de sistemas de drenagem urbana sustentável na perspectiva do assentamento precário. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23726pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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