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dc.creator.IDOLIVEIRA, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1BEZERRA, Izabelle Marie Trindade.
dc.contributor.advisor1IDBEZERRA, I. M. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003009506775932pt_BR
dc.contributor.advisor2QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva.
dc.contributor.advisor2IDQUEIROZ JÚNIOR, H. S.
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1612814908242211
dc.contributor.referee1SANTA CRUZ, Walter.
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Marília Marcy Cabral de.
dc.contributor.referee3ALVES, Itiel Alexandre Rodrigues.
dc.description.resumoNo Brasil, os acidentes viários constituem uma das grandes problemáticas sociais e da saúde pública no país. Na Paraíba, em específico, não é diferente, o caminho que une a cidade de Campina Grande ao sertão do estado traz números expressivos. Uma das formas de mitigação que tem sido estudada é a aplicação de redes neurais para a previsão de acidentes, sendo o objetivo do presente projeto desenvolver modelo de rede neural artificial para prever a frequência de acidentes em rodovias de pista simples da BR-230 com trecho do município de Campina Grande ao município de Cachoeira dos Índios, no estado da Paraíba. Para fins comparativos, foram utilizadas três diferentes formas de análise dos dados a partir de uma rede neural escolhida com base nos resultados obtidos em testes, as quais correspondem a análise com margens de erros com faixas variando de 5 a 30 km, a análise dividindo a rodovia em trechos de 5 a 30 km e a terceira análise consistiu em dividir a rodovia em trechos entre municípios. Esse procedimento de análise por diferentes métodos permitiu concluir que a melhor forma de avaliar trechos onde é necessária intervenção com medidas de segurança é dividindo a rodovia entre seus municípios, resultando em extensões maiores com maior taxa de acerto para rede neural. Baseado nos resultados foi possível observar que o trecho onde mais ocorrem acidentes fica compreendido entre o município de Sousa e Cachoeira dos Índios, passando por Cajazeiras, onde há uma maior concentração de casos levando em conta a proporcionalidade da extensão do trecho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAplicação de redes neurais artificiais na previsão de acidentes rodoviários em pistas simples: estudo do trecho da BR-230 pertencente ao estado da Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2021-05-21
dc.description.abstractIn Brazil, road accidents are one of the major social and public health problems in the country. In Paraíba, in particular, it is no different, the path that connects the city of Campina Grande to the state's backlands brings expressive numbers. One of the forms of mitigation that has been studied is the application of neural networks for the prediction of accidents, the objective of this project being to develop an artificial neural network model to predict the frequency of accidents on single-lane highways on the BR-230 with stretch from the municipality of Campina Grande to the municipality of Cachoeira dos Índios, in the state of Paraíba. For comparative purposes, three different forms of data analysis were used from a neural network chosen based on the results obtained in tests, which correspond to the analysis with error margins with ranges ranging from 5 to 30 km, the analysis dividing the highway in stretches of 5 to 30 km and the third analysis consisted of dividing the highway into stretches between municipalities. This analysis procedure by different methods allowed us to conclude that the best way to assess stretches where intervention with safety measures is necessary is to divide the highway between its municipalities, resulting in larger extensions with a higher rate of correctness for the neural network. Based on the results it was possible to observe that the stretch where accidents occur most is between the municipality of Sousa and Cachoeira dos Índios, passing through Cajazeiras, where there is a greater concentration of cases taking into account the proportionality of the stretch.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23714
dc.date.accessioned2022-02-24T11:55:44Z
dc.date.available2022-02-24
dc.date.available2022-02-24T11:55:44Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRedes neurais artificiaispt_BR
dc.subjectPrevisão de acidentes em rodoviaspt_BR
dc.subjectAcidentes rodoviários - prevençãopt_BR
dc.subjectPista simples - previsão de acidentespt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subjectRodovias - previsão de acidentespt_BR
dc.subjectRodovia BR - 230 - Paraíbapt_BR
dc.subjectModelo de previsão de acidentespt_BR
dc.subjectRodovias federaispt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectAprendizagem de máquinapt_BR
dc.subjectMulti-Layer perceptionpt_BR
dc.subjectArtificial neural networkspt_BR
dc.subjectPrediction of road accidentspt_BR
dc.subjectRoad accidents - preventionpt_BR
dc.subjectSingle lane - accident predictionpt_BR
dc.subjectTraffic engineeringpt_BR
dc.subjectHighways - accident forecastpt_BR
dc.subjectHighway BR - 230 - Paraíbapt_BR
dc.subjectAccident prediction modelpt_BR
dc.subjectFederal highwayspt_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Mariana Alves.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApplication of artificial neural networks in the prediction of road accidents in single lanes: study of the stretch of the BR-230 belonging to the state of Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mariana Alves. Aplicação de redes neurais artificiais na previsão de acidentes rodoviários em pistas simples: estudo do trecho da BR-230 pertencente ao estado da Paraíba. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23714pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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