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dc.creator.IDCOSTA, W. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5914552954221929pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, John Kennedy Guedes.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, J. K. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834302744515283pt_BR
dc.contributor.advisor2MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.-
dc.contributor.advisor2IDMENDONÇA, A. M. G. D.pt_BR
dc.contributor.referee1AZERÊDO, Aline Figueiredo Nóbrega de.-
dc.contributor.referee1IDAZERÊDO, A. F. N.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8590594256897056pt_BR
dc.contributor.referee2MELO NETO, Osires de Medeiros.-
dc.contributor.referee2IDMELO NETO, O. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5202211822198962pt_BR
dc.description.resumoA modificação de ligantes asfálticos tem por finalidade aumentar a resistência deste às deformações permanentes, trincas ocasionadas por fadiga ou por variações térmicas, além de, consequentemente, melhorar as condições de segurança e conforto das rodovias e reduzir custos com manutenções. Sendo a lignina um polímero natural, subproduto da indústria de papel e celulose, e que já demostrou grande potencial em algumas pesquisas a partir de sua associação com o ligante asfáltico, principalmente por apresentar propriedades antioxidantes, esta pesquisa teve como objetivo a verificação do efeito da adição de lignina nos teores de 3%, 6% e 9% nas propriedades físicas e reológicas do ligante asfáltico CAP 50/70, e como tipo de lignina selecionou-se a lignina retirada da madeira Pinus, Eucalipto e Eucalipto modificado, sendo essa última resultante de um cruzamento genético. O principal objetivo desta pesquisa é o estudo comparativo na forma de revisão bibliográfica do efeito da aplicação da lignina em ligante asfáltico, analisando suas propriedades físicas e reológicas, baseado em resultados das pesquisas realizadas por Santos (2017) e Luz (2019), possibilitando assim, verificar os efeitos que essa combinação conseguirá trazer e com isso analisar a viabilidade da combinação para aplicação em estudos mais avançados. Para a obtenção dos resultados realiza-se ensaios de Envelhecimento a curto prazo (RTFO), Ensaio de Penetração, Ponto de Amolecimento e Viscosidade Rotacional. Os resultados indicaram a viabilidade da incorporação da lignina ao CAP 50/70 já que aumentaram a vida de fadiga, a resistência às deformações permanentes e retardaram o processo de envelhecimento em todos os teores, com um destaque positivo para os teores de 3% da Pinus e Eucalipto, além da 9% de Eucalipto modificado que apresentaram os melhores rendimentos do ponto de vista reológico. Dessa maneira a utilização desse polímero natural é uma alternativa viável do ponto de vista técnico, podendo ser também favorável em relação ao meio ambiente por evitar um descarte inapropriado do material e a questões econômicas por agregar valor comercial a um resíduo industrial para a modificação de ligantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleComparativo das propriedades físicas e reológica empírica do ligante asfáltico modificado por adição de lignina.pt_BR
dc.date.issued2021-04-13-
dc.description.abstractThe modification of asphalt binders has the purpose of increasing its resistance to permanent deformations, cracks caused by fatigue or by thermal variations, in addition to, consequently, improving the safety and comfort conditions of the roads and reducing maintenance costs. As lignin is a natural polymer, a by-product of the paper and cellulose industry, and which has already shown great potential in some researches due to its association with the asphalt binder, mainly because it has antioxidant properties, this research aimed to verify the effect of addition of lignin in the contents of 3%, 6% and 9% in the physical and rheological properties of the asphalt binder CAP 50/70, and as a type of lignin, the lignin removed from the wood Pinus, Eucalyptus and modified Eucalyptus was selected, the latter being resulting from a genetic cross. The main objective of this research is the comparative study in the form of a bibliographic review of the effect of the application of lignin in asphalt binder, analyzing its physical and rheological properties, based on the results of research carried out by Santos (2017) and Luz (2019), thus enabling , to verify the effects that this combination will be able to bring and with that to analyze the feasibility of the combination for application in more advanced studies. To obtain the results, short-term Aging tests (RTFO), Penetration Test, Softening Point and Rotational Viscosity are performed. The results indicated the feasibility of incorporating lignin to CAP 50/70 since they increased the fatigue life, the resistance to permanent deformations and delayed the aging process in all levels, with a positive highlight for the contents of 3% of Pinus. and Eucalyptus, in addition to the 9% of modified Eucalyptus that presented the best yields from the rheological point of view. In this way, the use of this natural polymer is a viable alternative from a technical point of view, and it can also be favorable in relation to the environment because it avoids inappropriate material disposal and economic issues because it adds commercial value to an industrial waste for the modification of binders.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23711-
dc.date.accessioned2022-02-24T11:38:34Z-
dc.date.available2022-02-24-
dc.date.available2022-02-24T11:38:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLigninapt_BR
dc.subjectLigante asfáltico modificado com polímeropt_BR
dc.subjectPolímero - ligante asfáltico modificadopt_BR
dc.subjectLigantes asfálticospt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectGeotécnicapt_BR
dc.subjectReologia empíricapt_BR
dc.subjectReologia dos ligantes asfálticospt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectEnsaio de penetraçãopt_BR
dc.subjectViscosidade rotacionalpt_BR
dc.subjectLigninpt_BR
dc.subjectPolymer - modified asphalt binderpt_BR
dc.subjectAsphalt binderspt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectEmpirical rheologypt_BR
dc.subjectRheology of asphalt binderspt_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectPenetration testpt_BR
dc.subjectRotational viscositypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Wanderley Sousa da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComparison of the physical and empirical rheological properties of the asphalt binder modified by the addition of lignin.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Wanderley Sousa da. Comparativo das propriedades físicas e reológica empírica do ligante asfáltico modificado por adição de lignina. 2021. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23711pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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