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dc.creator.IDSABINO, A. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, A. E. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4428634327768673pt_BR
dc.contributor.advisor-co1GUERRA, Thamires Dantas.
dc.contributor.advisor-co1IDGUERRA, T. D.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4924737835071651pt_BR
dc.contributor.referee1LUCENA, Lêda Christiane de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.referee1IDLUCENA, L. C. F. L.pt_BR
dc.contributor.referee2CARVALHO, Flávia do Socorro de Sousa.
dc.contributor.referee2IDCARVALHO, F. S. S.pt_BR
dc.description.resumoVisto que o transporte de cargas nacional é de grande dependência da malha rodoviária e que sua grande maioria está em condições ruins, existe uma necessidade de tecnologias que melhorem a qualidade e o custo das misturas asfálticas visando sua aplicação e manutenção, aliado a isso redução de poluentes e gasto energético durante o processo de compactação e usinagem. Dentro desse cenário, as misturas asfálticas mornas (MAMs) que se caracterizam por possuírem temperatura de fabricação entre 105 e 135°C e vem ganhando destaque no estudo de misturas asfálticas sendo motivo de estudo. Este trabalho de pesquisa é centrado na adição do teor de 1% do óleo de canola ao CAP puro e seus efeitos em temperaturas de compactação e usinagens mais baixas que a encontrada pelo ensaio de viscosidade rotacional (redução de 10°C e 20°C). Aplicando-se a metodologia de caracterização dos agregados, CAP e mistura de CAP puro com 1% do óleo de canola. A partir dos resultados foi possível concluir que o óleo de canola se torna promissor como aditivo para misturas asfálticas mornas para a redução da temperatura de compactação e usinagem, mantendo suas propriedades dentro dos limites estabelecidos pelos órgãos competentes. Pode-se afirmar assim que, a adição do óleo implica diretamente na redução de gastos energéticos em sua produção e dos efeitos poluentes ao meio ambiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleInterferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas.pt_BR
dc.date.issued2020-03-02
dc.description.abstractSince national cargo transportation is highly dependent on the road network and the vast majority are in poor condition, there is a need for technologies that improve the quality and cost of asphalt mixtures for their application and maintenance, coupled with this reduction of pollutants and energy expenditure during the compaction and machining process. Within this study, the warm asphalt mixtures (MAMs) that are characterized by having a manufacturing temperature between 105 and 135 ° C and have been gaining prominence in the scenario of asphalt mixtures being the subject of study. This research work focuses on adding the content of 1% of canola oil to pure CAP and its effects on compaction temperatures and machining lower than that found by the rotational viscosity test (reduction of 10 ° C and 20 ° C) . Applying the methodology of characterization of aggregates, CAP and mixture of pure CAP with 1% of canola oil. From the results, it was possible to conclude that canola oil becomes promising as an additive for warm asphalt mixtures to reduce the temperature of compaction and machining, keeping its properties within the limits established by the competent bodies. It can be said that adding oil directly reduces energy costs in its production and the pollutant effects on the environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23542
dc.date.accessioned2022-02-15T11:07:46Z
dc.date.available2022-02-15
dc.date.available2022-02-15T11:07:46Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMisturas asfálticaspt_BR
dc.subjectÓleo de canola - misturas asfálticaspt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectTemperatura de compactação - misturas asfálticaspt_BR
dc.subjectUsinagem de misturas asfálticaspt_BR
dc.subjectCimento asfáltico de petróleopt_BR
dc.subjectLigantes asfálticospt_BR
dc.subjectAgregadospt_BR
dc.subjectEnsaio de penetraçãopt_BR
dc.subjectEnsaio de ponto de amolecimentopt_BR
dc.subjectEnsaio de viscosidade rotacionalpt_BR
dc.subjectEstabilidade Marshall e fluênciapt_BR
dc.subjectDano por umidade induzidapt_BR
dc.subjectEnsaio de RTFOTpt_BR
dc.subjectAsphalt mixturespt_BR
dc.subjectCanola oil - asphalt mixespt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectCompaction temperature - asphalt mixturespt_BR
dc.subjectMachining of asphalt mixturespt_BR
dc.subjectPetroleum asphalt cementpt_BR
dc.subjectAsphalt binderspt_BR
dc.subjectAggregatespt_BR
dc.subjectPenetration testpt_BR
dc.subjectSoftening point testpt_BR
dc.subjectRotational Viscosity Testpt_BR
dc.subjectMarshall stability and fluencypt_BR
dc.subjectInduced moisture damagept_BR
dc.subjectRTFOT testpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSABINO, Anderson Diniz.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInterference of the addition of canola oil on the compaction temperature and machining of asphalt mixtures.pt_BR
dc.identifier.citationSABINO, Anderson Diniz. Interferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23542pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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